sexta-feira, 3 de julho de 2009

Alimentos Afrodisíacos




A princípio, um afrodisíaco é qualquer substância ou atividade que desperte o desejo amoroso. Alguns deles tem fundamento científico, mas a maioria atua por impulso da imaginação. Alguns funcionam por analogia com órgãos sexuais, como as ostras ou os arpagos, outros são, desde a antiguidade, associados à fertilidade, como o trigo, e ao prazer, como a uva e o vinho... em geral qualquer coisa com nome francês parece afrodisíaca, afinal, não é a mesma coisa servir pão com ovas de peixe em vez de croque-monsier au caviar. Também existem atitudes afrodisíacas captadas pelo nossos sentidos, como ter um sorriso radiante, estar perfumado, boa conversa . Mas também não se pode resistir a quem cozinhe bem e saiba degustar um bom vinho. Para a mulher, o ato do amor já inicia antes, na preparação do jantar (ou durante ele, se for jantar fora), na degustação do vinho, nas conversas, nos olhares, nos carinhos ... por isso, para elas, não se pode apressar o cozimento de um bom prato .

Abaixo está listada uma seleção simplificada de alimentos considerados afrodisíacos, coletada no livro Afrodite, de Isabel Allende. Se você se interessou, vale a pena ler o livro, é muito divertido.
Estão em negrito aqueles que segundo ela não podem faltar na sua cozinha:

* Temperos: açafrão, alcaparra, azeite de oliva extra-virgem, baunilha, canela, cardamomo, cravo, curry (que é uma mistura de temperos), gengibre, louro, manjericão, uma boa mostarda, noz-moscada, orégano, pimenta, sálvia, vinagre balsâmico.

* Carnes: aves e outros animais de caça, filé bovino, carpaccio, cabra, testículos, fígado de gado.

* Pão (trigo é considerado afrodisíaco e é um símbolo de fertilidade), como exemplo a baguette, em formato fálico.

* Criaturas do Mar: o mar tem o cheiro que evoca os mais íntimos aromas do corpo. Aphros, que significa espuma do mar, originou o nome de Afrodite. Na famosa pintura de Boticelli ela nasce sobre uma concha de vieira. Desta forma, tudo o que é do mar é considerado afrodisíaco. A bouillabaisse, famosa sopa de peixes, que é tipicamente degustada em Marseille na França, foi imaginada por Vênus para induzir a novas proezas amorosas, segundo antigas lendas de pescadores.
Além dos peixes, também vieiras, mexilhões, lula, polvo, camarão, lagosta, caranguejo, ouriços do mar e ostras são considerados afrodisíacos.

* Ovos e ovas de peixe, por sua relação com a fertilidade, sempre foram os favoritos da cozinha erótica.

* Frutos: amêndoa (é o componente mais sensual da confeitaria erótica árabe), abacate (os astecas chamavam de ahuacatl, que quer dizer testículo), banana, côco, tâmara, ameixa, morangos, romã (também associada a rituais de fertilidade), figo, manga, maçã (o símbolo da tentação), pêra, uva (associada ao prazer, a fertilidade, a Dionisio) e o pêssego e o damasco, talvez as mais sensuais entre as frutas pois representam as partes íntimas da mulher.

* Café e chás (que são conhecidos estimulantes), chocolate (era a bebida sagrada dos astecas, relacionado à deusa da fertilidade Xoxhiquetzal), mel (néctar de Afrodite, resultado da alma das flores, levou os apaixonados à lua-de-mel... )

* vinho, néctar dos deuses, consolo dos mortais, uma bebida maravilhosa que tem o poder de afastar as preocupações e de nos dar - mesmo por um instante - a visão do paraíso. Vinho possui substâncias anti-oxidantes e aumentam o bom colesterol, impedindo a obstrução das artérias. Os franceses que o digam, pois têm uma das mais altas expectativas de vida. Mas não podemos esquecer também que eles comem sentados, com calma e desfrutam de cada bocado do prazer da refeição.
Os vinhos realçam o sabor da comida.

* outras bebidas: absinto (conhecido desde a Grécia antiga, vem da planta artemisia absinthyum, mas é muito tóxico), amaretto (de amêndoas), calvados (licor de maçã da Normandia), champagne, conhaque, vinho do porto, kirsch (licor de cereja).

* vegetais: alho, alcachofra, aipo, arroz (simbolo de fertilidade), beringela, cebola, cogumelos, aspargos, grão-de-bico, sopa de feijão, pepino, pimentão, alho-poró, tomate, trigo, cenoura, trufas.

Em outro momento vou colocar receitas...

Referência: Afrodite, contos, receitas e outros afrodisíacos - Isabel Allende.

2 comentários:

  1. Muito interessante, eu adoro usar estes temperos nos pratos que preparo, eles aguçam nossos sentidos....

    ResponderExcluir
  2. Shop locally in Seattle. Compare prices, find directions and buy online from businesses found in the Shop in Seattle Flowers category. Choose from stores and shops in your community.

    ResponderExcluir