sábado, 11 de julho de 2009

Fondue de Chocolate dos deuses


A fondue de chocolate é uma sobremesa divina, fácil de fazer, perfeita para um jantar romântico neste friozinho do inverno. E tem todos os atributos para aguçar os nossos sentidos, é lindo de se ver, perfumado e saboroso... e ainda participa da brincadeira.
Tá bom, tem muitas calorias também, mas e daí? De vez em quando não tem problema...
A receita é muito simples e muito conhecida, por isso estou colocando aqui o meu jeito de fazer, que modéstia a parte, fica muito bom ou melhor do que tem por aí.
Ingredientes:
* 1 barra de chocolate meio amargo;
* 1 lata de creme de leite (retirar o soro e utilizar cerca de 3/4 do conteúdo da lata);
* 1 colher de sopa de conhaque (ou algum licor da sua preferência);
* 3 colheres de sopa de leite condensado;
* sugestões de frutas (as minhas favoritas): morango, banana, uva thompson, damasco e ameixa seca;
Preparo:
Pique o chocolate e coloque para derreter em um recipiente de cerâmica, em banho-maria. Quando já estiver quase totalmente derretido, acrescente o creme de leite (3/4 de lata, sem soro). Misture até adquirir uma consistência homogênea. Acrescente o conhaque e misture. Acrescente as 3 colheres de leite condensado, misturando aos poucos cada uma que acrescenta, para não coalhar. Agora é só degustar!
Esta receita difere da tradicional pois com menos creme de leite ele não fica tão líquido, e com um pouquinho de leite condensado ele quebra o amargo do chocolate mas sem ficar muito doce.

Um comentário: