terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vinho: a alma da terra


Recentemente olhando fotografias de paisagens toscanas (Tuscany Country- Wes Walker), me deparei com uma linda frase sobre o vinho: " wine is a look into the heart of a place" (Karen Macneil). Literalmente, vinho é um olhar dentro do coração de um lugar. Não é poético?
Há alguns anos, meu marido e eu temos nos aprofundado mais no assunto, apurando nosso olfato e paladar, desvendando os mistérios desta arte a cada nova garrafa. Gostei muito da frase, pois sabemos que apesar da espécie de uva utilizada ser a mesma, por exemplo, uma cabernet sauvignon, o sabor do vinho vai ser muito influenciado pelo terroir. Ora, terroir significa originalmente uma extensão limitada de terra considerada do ponto de vista de suas aptidões agrícolas (particularmente à produção vitícola). Logo, um cabernet sauvignon vindo de Bordeaux (França) ou Mendoza (Argentina) serão diferentes, terão suas características próprias, sua alma própria. Desta forma, entrando no espírito da frase, é como se você estivesse bebendo o sangue daquela terra, a alma, a essência do lugar. É o homem, com toda a sua habilidade e conhecimento, extraindo de determinada região o âmago da terra, aquilo que a faz ser especial. Os antigos tinham esta percepção, como podemos ver pela citação do cientista romano Plínio (24-79) "O vinho é o sangue da terra."

Os deixo com mais citações e belas imagens relativas ao vinho.
"O vinho é a expressão da natureza que o homem interpreta aprimorando seus sentidos e sentimentos" Monica Rossete (Enóloga)


"No vinho estão a verdade, a vida e a morte. No vinho estão a aurora e o crepúsculo, a juventude e a transitoriedade. No vinho está o movimento pendular do tempo. No vinho se espelha a vida"
Roland Betsch


"Os vinhos são como os homens: com o tempo, os maus azedam e os bons apuram"
Cicero
"O vinho dá força ao coração. Dá calor ao rosto. Tira a melancolia. Alivia o caminho. Dá coragem ao mais covarde. Faz esquecer todods os pesares"
Espiñel

"A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes "
Flemming

"O vinho é prova constante de que Deus nos ama e nos deseja ver felizes"
Benjamin Franklin


"O vinho é composto de humor líquido e luz." Galileu Galilei

"O Conhecimento e a educação sensorial apurada podem obter do vinho prazeres infinitos." Ernest Hemingway

Imagens: Aproximando do Paraíso - Brooks Anderson; Brisa do Anoitecer - Max Hayslette; Sombras dos Vinhedos - David Shot; Cafe de France - Ronald Lewis; Dois cálices de vinho num jardim de primavera - Christine Gillé (fotografia); Seleção de vinhos tintos - Louise Montillio ;
**Se beber não dirija!**

8 comentários:

  1. poxaaaaaa, a quanto tempo não venho aquiii!
    tav acom saudade!
    Sabe o que mais admiro?
    é que você fala de coisas que realmente gosta e entende. seus textos são SEMPRE maravilhosos!
    realmente ótima frase e otimas citações, como sempre adorei o post ;)

    Beijos meu beem ;*

    ResponderExcluir
  2. Muito bonito e dá vontade de beber um vinho lendo essas citações...

    ResponderExcluir
  3. Plantio, escolha do solo, vindima, envelhecimento, engarrafamento... poxa vida, são tantos os fatores que interferem e aguçam a qualidade dessa formidável bebida, que se formos parar para discutir, degustaremos boas safras e algumas garrafas e ainda sim, teremos assuntos que não abordaremos...

    Um brinde a essa formidável postagem! ; )

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonado por vinho, mas confeço, não entendo nada, sempre vou pela indicação ou por sorte mesmo. Gostaria de entender mais, já procurei na internet, mas é muito raro ter alguma coisa sobre esse asunto.

    ResponderExcluir
  5. O estudo do vinho pode nos levar muito longe....

    ResponderExcluir
  6. Ola Paty, sempre bom vir te ver, certeza de sermos recebidos com um texto delicioso...aos olhos e nesse caso ao paladar !

    parei de beber cerveja, bem nao sou tao ortodoxo assim ! mas para evitar a barriga e poder comer junto me bandeei para o vinho !

    ahh a bebida dos deuses ! bem nao sou nenhum expert... gosto do meu almaden cabernet... ou do meu concha y toro camenere !

    unido aos meus antepassados " caracamanos" por uma taça do bom vinho, sento-me ao computador e faço uma das mcoisas qeu mais gosto na vida : escrever !
    um beijo
    Ibere

    ResponderExcluir
  7. Beautiful post on the beverage of the gods! Bachus and Bachante are two of my favorite mythological characters in art!

    ResponderExcluir