sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Show de Beyoncé em Florianópolis: uma diva

Ontem, dia 04 de fevereiro de 2010, eu e mais cerca de 25 mil pessoas assistimos ao 1o. show no Brasil da cantora americana Beyoncé. Ignorando o fato da ilha não ter infra-estrutura para este tipo de evento (devido ao sistema viário), o show foi espetacular.
Ocorreu no Parque Planeta, onde são realizadas as edições anuais do festival de música Planeta Atlântida. Também não achei um bom local, pois muita gente ficou longe do palco; o ideal seria mesmo um estádio, mas as agendas dos mesmos estão lotadas com os campeonatos estaduais de futebol. Eu fiquei na pista VIP, que era mais próxima ao palco, então pude vê-la mais de perto.

Comecei a conhecer o trabalho dela na época do CD Dangerously in Love (2003), porém tinha um pouco de resistência a escutar o seu trabalho, pois gostava muito de Mariah Carey e parecia que a nova cantora estava ocupando seu lugar. Mas assiti o videoclipe de Baby Boy e me impressionei muito. Achei a música muito sensual, e o jeito que ela dançava, espetacular. A canção utilizava perfeitamente a sensualidade sem ser vulgar. Quando eu escutava a música só pensava em dançar como ela, em deixar a sensualidade aflorar- um poder que muitas mulheres têm e nem sabem. Na época pensei : meu deus, esta moça vai longe, o sucesso dela será muito maior do que é agora. E dito e feito. A mulher é uma DIVA. Além de linda, é muito talentosa, tem um vozeirão e muita sensualidade ao dançar, além do seu carisma. Nasceu para isso. No telão, durante o show, apareciam imagens dela quando criança, mostrando que já gostava de cantar e dançar. Fico feliz que este talento que ela já apresentava pôde ser desenvolvido; com certeza devem ter havido pessoas que acreditaram no seu potencial e lhe ajudaram, trilhando o caminho desta conquista. Falo disto (talentos) em um post antigo meu: http://moradadevenus.blogspot.com/2009/07/um-presente-de-deus.html . Fico sempre imaginando quantas pessoas poderiam chegar à perfeição que ela conquistou, mas não tiveram estímulos ou fizeram escolhas erradas.

Bom, os últimos sucessos dela não trazem apenas esta conotação sensual como no primeiro CD, mas também letras que traduzem e acolhem os sentimentos femininos, principalmente em relação aos relacionamentos afetivos, levantando auto-estima das mulheres. A letra de Irreplaceable fala de uma mulher que coloca o namorado para fora de casa após uma traição, deixando o rapaz literalmente "com uma mão na frente e outra atrás", pois tudo o que ele possuía foi ela que comprou (e não é que vemos isso por aí: a mulherada bancando os homens?...). Já na letra de If I were a boy, a cantora se coloca no lugar dos homens para mostrar como se comportam em relação às suas esposas ou namoradas: se uma amiga de trabalho "dá em cima" dele e ele" dá trela", é a namorada que é ciumenta; se vai a um happy hour com os amigos, não avisa e ainda desliga o celular; faz tudo do jeito dele pois é muito autoconfiante e sabe que ela vai ser fiel. Não é à toa que Beyoncé tem uma legião de fãs que vai desde adolescentes, principalmente, mas também mulheres mais velhas. Em Single Ladies, ela convida as solteiras à dançar e esnobar seus ex-pretendentes: " se você está gostando, então deveria ter posto um anel aqui (no meu dedo)".

Trechinho de Halo em Floripa pelo YouTube.
O show terminou com a belíssima Halo, num momento muito emocionante em que Beyoncé faz uma homenagem a Michael Jackson. A letra desta música é linda, fala de uma pessoa que está amando de verdade, sem amarras, pois consegue ver e sentir a aura (halo) daquele que ama. E não é assim, quando amamos alguém, seja nosso marido, seja Deus, pai, mãe, irmão, amigo, um ídolo que seja? Parece que por amá-los conseguimos nos conectar com a sua essência, enxergando esta pessoa com as suas qualidades e seus efeitos. Mas isso também depende de estarmos abertos para enxergar esta aura (ou auréola), a luz desta pessoa que nos conforta, mas que também nos deixa vulnerável pois a podemos perder. E neste clima ela agredece a Michael o que ele fez pela música pop. Foi muito tocante.
Gostaria de deixar a letra de Halo traduzida:
Remember those walls I built?
Lembra-se daquelas paredes que ergui?
Well baby they´re tumbling down
Bem amor ela estão desmoronando
And they didn´t even put up a fight
Elas nem resistiram à queda
They didn´t even make a sound
Elas nem fizeram barulho
I found a way to let you in
Eu encontrei um modo de deixar você entrar
But I´ve never really had a doubt
Mas eu na verdade nunca tive dúvida
Standing in the light of your halo
Em frente à luz da sua auréola
I got my angel now
Eu agora tenho o meu anjo

It´s like I´ve been awakened
É como se eu tivesse sido despertada
Every rule I had you breaking
Cada regra você quebrou
It´s the risk that I´m taking
É o risco que estou correndo
I´m never gonna shut you out
Eu nunca vou te deixar de lado
Everywhere i´m looking now, I´m surrounded by your embrace
Todo o lugar que olho agora, estou rodeada pelo seu abraço
Baby I can see your Halo, you know you´re my saving grace
Amor posso ver a sua auréola, você sabe que é a minha graça salvadora
You´re everything I need and more, it´s written all over your face
Você é tudo que preciso e mais, está escrito por todo o seu rosto
Baby I can feel your Halo, pray it won´t fade away
amor posso sentir a sua auréola, rezo para que não desapareça.
Can see your Halo (4x)
Hit me like a ray of sun
Me atingiu como um raio de sol
Burning through my darkest night
Queimando através da minha noite mais escura
You´re the only one that I want
Você é o único que eu desejo
Think I´m addicted to your light
Penso que estou viciada na sua luz
I swore I´d never fall again
Jurei que não me apaixonaria (cair em amor) de novo
But this don´t even feel like falling
Mas isso nem parece uma queda
Gravity can´t forget
A gravidade não pode esquecer
To put me back to the ground again
De colocar-me no chão novamente

9 comentários:

  1. Uauuuuuuuuuuuuuuu .. que sensacional..
    hOje é o dia dela..fazer show aqui em sp.. eu não irei.. mas o pessoal está empolgadissímOoO !!

    Bjo até mais.

    ResponderExcluir
  2. Não sou muito fã dela, mas gosto bastante de clipe que ela fez um tempo atrás em que tem um carro explodindo.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim ela é a melhor cantora hoje em dia...gostaria de ir no show dela em SP mas to sem money hehe

    abraços...
    www.relaxamane.com

    ResponderExcluir
  4. Sempre frequentei o se blog e nunca achei que gostasse de Beyoncé.Ela é boa nessa forma de espressão artistíca, mas eu não levo a sério as músicas dela.

    ResponderExcluir
  5. Então, não é muito meu gênero musical, mas comercialmente falando, conheço alguma coisa ou outra dela.
    Deve ter sido um showzaaaaaaaaaaaaço!!

    ResponderExcluir
  6. O show foi bárbaro, e serviu para confirmar o quão talentosa é esta moça!
    Uma verdadeira DIVA pop, voz maravilhosa, linda e excelente bailarina e a produção então????!!!!
    Uma pena é que a cidade não tem estrutura para comportar um evento como este, só sei que ela adorou Floripa, curtiu um belo passeio pela ILHA.

    ResponderExcluir
  7. A sua música toca os corações românticos, acho que não faz mal em ser romântico, né?

    ResponderExcluir
  8. Me da uma dor no coração :(
    Sou fã de carteirinha,bem que ela poderia fazer um show em Belo Horizonte hehe ficaria mais perto de mim rsrsrsrsrs com certeza iria!!!
    Diva....

    ResponderExcluir