quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

As interfaces do Carnaval

Carnaval é um período de festas regidos pelo ano lunar, criado pelo Cristianismo da Idade média (adeus à carne - ou carne levarium-, donde vem a palavra).

Porém, como sabe-se, esta festa já era realizada na Antiguidade; provavelmente originário dos ritos de fertilidade da primavera pagã que já eram comemorados desde os povos celtas. Isso para os povos antigos (no continente europeu) era um evento importantíssimo, pois permitia celebrar o renascimento da natureza após o inverno. Para eles era uma enorme alegria ver que, depois da aridez do inverno, a vida voltava a aparecer . Aparentemente, o primeiro carnaval de que se tem registro ocorreu no Egito, com a festividade de Osíris, evento que marca o recúo das águas do Nilo. Na Grécia e na Roma Antiga também eram conhecidas festividades para o culto de Dionísio ou Baco (deus do vinho), onde todo o povo, de qualquer classe social, comemorava com música, muita comida, vinho e orgias. Muitos dizem que a instituição do carnaval foi uma maneira que a Igreja Católica encontrou de controlar os exageros cometidos por gregos e romanos, que ficariam então restritos a esta época do ano. A partir do século XI, ela instituiu a Semana Santa, que seria antecedida por 40 dias de jejum (a quaresma); então antes deste longo período, estariam livres para cometer seus exageros. Em vários países, o carnaval também é chamado de "terça-feira gorda" (mardi gras, em francês), uma alusão à liberdade de se pode comer e beber à vontade, em um crescendo que teria o auge neste dia.

Desta forma, há uma grande quantidade de festejos populares, cada cidade brincando ao seu modo. O carnaval moderno, com desfiles e fantasias, surgiu na sociedade vitoriana do século XIX, sendo Paris o principal modelo exportador da festa para o mundo. Cidades como Nice, New Orleans, Rio de Janeiro e Toronto se inspiraram no carnaval parisiense para organizar as suas festas. Outra festa que parece ser muito charmosa é o carnaval de Veneza, o qual tem seu primeiro registro em 1268, sendo caracterizado pelo uso das máscaras. O objetivo do uso de máscaras é que com ela a nobreza saía às ruas e se misturava com o povo. Hoje em dia esta festa dura 10 dias, com bailes em salões e desfiles pela cidade. Além das máscaras, utilizam trajes típicos do século XVIII. Se quiser saber mais sobre esta festa, há um artigo interessante neste site de viagens: www.janelanaweb.com/viagens/veneza.html.
Sinceramente, não sou muito do carnaval em si. Gostaria de um dia talvez participar deste de Veneza. Mas não vejo a necessidade de uma época específica para extravagar ou desestressar. Isto talvez porque me permita com frequência momentos de lazer e descanso, não fico apenas no trabalho do dia-a-dia. Para falar a verdade, penso ser um pouco de exagero isto tudo. Acho bonita, porém, a arte que é feita, as fantasias, as marchinhas; a alegria que as pessoas assumem nesta época. Gostaria que esta alegria que contagia tantos no carnaval pudesse ocorrer também em outros momentos.
As primeiras 4 imagens são do Carnaval de Veneza; a última é do Carnaval em New Orleans.

5 comentários:

  1. Adoro o seu blog. Eu adicionei-lo ao meu blog roll. Beijo. Travelling

    ResponderExcluir
  2. Uau,uma verdadeira aula.Curti tanto pelas imagens,mas como tambem pelo layout e postagem.Parabens1

    ResponderExcluir
  3. O carnaval de antigamente tinha uma magia que se perdeu nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Paty, concordo com tudo o que você disse. Até acho que um carnaval pelo qual me interessaria seria o de veneza e realmente uma das poucas coisas que acho interessante hoje é a arte envolvida, principalmente a dos carros alegóricos.

    Mas acho lamentável que, acima de todos os significados que você citou para o carnaval, aquele que impera hoje é o comercial, com muita gente esperta arrancando o couro de turistas e gente querendo usar a festa para se promover. Apesar disso, o espetáculo do carnaval carioca é algo de que temos que nos orgulhar.

    Abraços
    Rodrigo Andolfato

    ResponderExcluir