segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um presente de Deus


Estamos a cada dia inundados, pelos meios de comunicação, por informações relativas a exemplos de perversidade humana. Até mesmo quando pode-se " explorar" o lado bom do ser humano, apelam para o sensacionalismo, vide o caso de Michael Jackson. Estou aqui então para falar dos talentos humanos. Algo que me toca profundamente é perceber que uma pessoa, ao executar alguma tarefa qualquer, simplesmente nasceu para fazer aquilo que ela está fazendo. Às vezes, quando escuto uma música, me arrepio, pela perfeição da voz que canta, pela perfeição da letra, da melodia etc. Às vezes, quando olho uma pintura magnífica, ou vejo uma performance perfeita de um ator, tenho vontade de chorar, de emoção. Mesmo no meu dia-a-dia, vejo pessoas que nasceram para vender, ou para ser um enfermeiro, por exemplo. Tive um professor de yoga que, na minha opinião, nasceu para isso. Mas o talento é mesmo inato? Apesar de muitos estudos na área, continua sendo impossível explicar a origem dos talentos de Einstein, Mozart, Shakespeare, Michelangelo. O que os estudiosos falam é que há um dom (inato) que é influenciado pelas experiências daquela pessoa e também pelo treinamento e estudo do mesmo. Infelizmente a educação não está hoje voltada para o desenvolvimento dos talentos. E quando está, este desenvolvimento visa apenas o mercado de trabalho. O questionamento vem tarde, geralmente na execução de testes vocacionais.
No sistema de formação do homem na Grécia Antiga (a Paidéia), o desenvolvimento dos talentos tinha uma função libertadora e criadora; eles ajudavam o homem a descobrir quem era e o que viera fazer na Terra. Este usava seu talento para cumprir seu destino, estando portanto a serviço da criação. Eram vistos como dádivas (talento, em inglês, é gift, mesma palvra utilizada para dizer presente), tratava-se da construção do homem a partir dele mesmo, do que tinha de mais próprio e essencial: seja você do modo mais belo e pleno, cabe a você honrar esta dádiva. Era preparar o homem não apenas para trabalhar e ganhar dinheiro, mas para que se orgulhe de si e que sua existência seja plena de sentido. Infelizmente as escolas não estão preparadas para detectar os talentos e desenvolvê-los; a educação é transmitida em bloco, igual para todos. Às vezes nem os próprios pais tem mesmo tempo para observar os seus filhos, identificarem suas habilidades e investirem naquilo. Quantos oradores, pintores, esportistas, professores, músicos, líderes maravilhosos não podem estar escondidos no dia-a-dia conturbado de hoje? E você, já descobriu para quê veio?
Para homenagear alguns talentos dos nossos tempos, coloquei duas figuras de pinturas de artistas brasileiros: a primeira " Ipanema" de Romanelli, e a outra de Raphael Langowski , cujo nome não encontrei.
Também quero postar links de vídeos de alguns cantores que acho muito, mas muito talentosos, é tudo de bom ouvir a voz e a música deles:
* Bruce Dickinson (do Iron Maiden, no Rock in Rio III, que deve ter sido inesquecível para quem foi): http://www.youtube.com/watch?v=zgC3uyjgmn0
* Richie Sambora (guitarrista do Bon Jovi, também ótimo cantor e compositor, este clipe é da carreira solo, música perfeita com ótima letra): http://www.youtube.com/watch?v=Oeu7Y4SBsRA
* Mariah Carey (cantando Against all odds, do Phil Collins, em que ela dá um agudo inacreditável):http://www.youtube.com/watch?v=JqJSYjRERE8&feature=related

sugestão de leitura: Paidéia: para formar um homem "obra de arte, ético e criador no século XXI" de Viktor D. Salis

7 comentários:

  1. Bela postagem, sei somente que todos viemos com um propósito e que devemos comprir ele nessa vida ou sofreremos sérias complicações em outras reencarnações... Enfim, ainda não descobri o meu e vai demorar muito tempo para descobrir, ainda estou na fase de me divertir sem se preocupar com nada.. hehhe, beijos e continue arrasando com o seu blog :*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Como disse Milton Santos, ''sobram letrados, mas faltam intelectuais''; acho que agora entendo o que ele quis dizer: sobram pessoas que acham que sabe e que fazem por gosto e faltam pessoas que façam aquilo por que gostam e exponham o produto.
    Você, Paty, nasceu para escrver. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. às vezes, a reflexão vale mais que o ato em si. (: muito bom seu blog, de verdade (;
    parabéns, depois dê uma olhada no meu.
    estou te seguindo, parabéns mais uma vez. :*

    ResponderExcluir
  5. aah pati, deve ser porque tava em manutenção =/
    se puder, tenta lá denovo, só clicar no seguir na barra lateral, na parte dos seguidores, que já deve ter voltado o link.
    desculpa o transtorno, e agradeço beem sua atenção (; :*

    ResponderExcluir
  6. Muito legal mesmo sua observação... Deus dá a cada um de nós um dom, só basta descobrir qual é!

    ResponderExcluir