sábado, 18 de julho de 2009

Um lugar para sonhar

Sendo este blog dedicado a cultuar tudo o que há de belo, não poderia deixar de postar textos sobre lugares belos e românticos. As fotos acima são do Schloss Neuschwanstein , um castelo alemão construído na segunda metade do século XIX, no sudoeste da Baviera, muito próximo da fronteira com a Áustria.
Foi construído por Luís II da Baviera (o rei " louco"), inspirado na obra de seu amigo e protegido, o grande compositor Richard Wagner. O nome Neuschwanstein significa "novo cisne de pedra", uma referência ao "cavaleiro do Cisne", Lohengrin, da ópera de Wagner com o mesmo nome. A arquitetura do castelo possui um estilo fantástico, o qual serviu de inspiração ao "castelo da Cinderela", símbolo dos estúdios Disney. Neuschwanstein foi desenhado por Christian Jank, um desenhador de cenários teatrais, em vez de um arquitecto, o que mostra muito das intenções de Luís II, e explica grande parte da natureza fantástica do edifício resultante. Por todo o lado, o desenho presta homenagem às lendas alemãs de Lohengrin. Há também um mural que retrata a lenda de Tristão e Isolda, outro mito que inspirou Wagner. A extravagância romântica de Ludwig é visível em todos os lugares: colunas esculpidas de forma a lembrar palmeiras, um estúdio real onde o único tecido usado é a seda bordada a mão, o chão feito de 2,5 milhões de peças de mármore e um candelabro de ouro gigante - isso sem falar da gruta artifical com estalactites e uma grande cascata. Quatorze trabalhadores levaram aproximadamente cinco anos só para esculpir o trabalho em madeira do quarto do rei, incluindo uma elaborada cobertura para a cama e painéis que lembravam janelas góticas.O rei queria tudo com o máximo conforto, tendo para isso recorrido a algumas inovações para a época como telefone, elevador e aquecimento central, um conceito moderno para uma construção do século XIX. As janelas do castelo enquadram paisagens como as das páginas de um livro de histórias completo, com florestas, lagos cobertos por névoa e picos maravilhosos.

É um dos edifícios mais fotografados da Alemanha e um dos mais populares destinos turísticos europeus, além de também ser considerado o "cartão postal" daquele país, contando com uma média de 1,3 milhões de visitantes anuais. Quero um dia ser uma dessas visitantes...

2 comentários:

  1. É REALMENTE MUITO BONITO O CASTELO
    QUEM DERA PODER IR LÁ ...

    QUANDO PUER PASSA NO MEU BLOG
    http://dalelerodrigues.blogspot.com

    ResponderExcluir