segunda-feira, 13 de julho de 2009

Os mistérios do pôr-do-sol

Umas das belezas mais deslumbrantes que a natureza nos proporciona é o pôr-do-sol. É o desaparecimento do sol no horizonte, e fascina o homem desde os primórdios, quando o sol era venerado como um deus por vários povos, e acreditava-se que ele girava em volta da Terra. Segundo sua definição astronômica, o pôr-do-sol se dá quando o sol começa a mergulhar no horizonte até 6 graus de inclinação abaixo deste; de 6 a 18 graus o período é conhecido como crepúsculo. Sua beleza inspirou diversos artistas da pintura, da literatura e do cinema. Inspira nas pessoas sentimentos dos mais controversos, desde felicidade até medo e melancolia. É a transição entre o dia e a noite, e pode representar metaforicamente a transição entre o consciente e o inconsciente, entre o aceito e o não aceito, entre a vida e a morte, como exemplificam as histórias de lobisomens e vampiros.
O pôr-do-sol me fascina pelas suas cores e pela cor das coisas quando iluminadas por ele. As cores nele se formam pela dispersão que sofrem os raios de luz devido à suspenção de partículas como poeira e aerossóis na atmosfera. Li sobre o assunto e achei a teoria um pouco complicada, mas como tudo, tem uma explicação matemática, relacionado aos comprimentos de onda das cores. Pela distância que a luz percorre no pôr-do-sol (maior que no horário do meio-dia) e pela maior presença de partículas no final do dia, a luz vermelha/laranja é a que menos se dispersa, por isso a sua coloração.
O interessante também de observar o pôr-do-sol é que a cada dia ele é de um jeito. Gosto muito de observar como as cores da coisas ficam alaranjadas (e como o que já é vermelho ou laranja fica com a cor mais intensa) e as sombras de coisas brancas ficam violetas. Se você ainda não observou, pare um dia para reparar, é muito lindo. Se você estiver na praia, verá como a espuma do mar fica muito branca e a sombra dela fica violeta. E quanto mais sedimentos houver no ar (por exemplo alguma fumaça no horizonte) mais bonito ficará o por-do-sol, com tons alaranjados e rosados, contrastando com as nuvens azuladas e violetas.
Aprenda " pôr-do-sol" em outras línguas: ocaso (espanhol), sunset (inglês), coucher du soleil (francês), tramonto (italiano), Sonnenuntergang (alemão) e sol occidens (latim).
Acima algumas figuras de pinturas relacionadas ao pôr-do-sol. São elas, na ordem:
1- Barcas en el llane Cadaques (Ramon Pujol)
2- Chateau des Papes Avignon (Paul Signac)
3- Le soleil des mes nuits (Denis Nolet)
4- Sheltering Skies (Linda Glover)
5- Yosemite Valley (Alfred Bierstadt)
6- Old Oak Glen (Maxfield Parrish)

4 comentários:

  1. O pôr-do-sol é realmente lindo e deslumbrante!
    Ótimo texto e ótimas imagens ilustrando!
    Parabéns.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Lindo, umas das coisas que eu mais acho bonito é o pôr-do-sol.

    ResponderExcluir
  3. Beautiful paintings.
    Thank you for your time to visit me.

    Gracias.
    Regina

    ResponderExcluir
  4. Puxa!!!!!
    Selecionada pelos melhores blogs do Brasil!!!!
    Só podia se assim, realmente estão excelentes!!!
    Vou enviar uma foto que tirei do pôr-do-sol que apreciei de minha casa, como prenúncio de um dia seguinte muito frio.

    ResponderExcluir