quinta-feira, 23 de julho de 2009

Flores para cultuar Afrodite

Já conversamos em outros posts como trazer o culto de Afrodite, a deusa do amor e da beleza, para a sua vida. Também podemos atrair esta atmosfera de amor e beleza para a nossa casa, o nosso cantinho. Nada melhor do que fazer isso com flores, que são um dos símbolos da deusa. Afinal, não são as flores os mais belos órgãos sexuais do universo? São coloridas, perfumadas, exóticas, tudo isso com a finalidade de atrair pássaros e insetos para que possam perpetuar a sua espécie. Assim também fazemos, nos enfeitamos, nos perfumamos.

Adoro frequentar jardins e floriculturas, nem que seja só para admirar a beleza deste ser. E foi com a intenção de dar um colorido para a minha casa que fui aprendendo um pouco sobre flores e plantas em geral. Enfeitar a minha casa é, então, uma forma de honrar a deusa.
Vou dar algumas dicas de lindas flores que para mim deram certo e que sobreviveram melhor aos meus cuidados, já que sou leiga no assunto. Aprendi que cuidar de plantas é uma terapia, e se aplicar um pouco de carinho, todo mundo vai reparar e dizer que " você tem uma mão boa"! Todas estas fotos eu mesma bati, de flores da minha casa.
Descrevendo as plantas, na ordem em que aparecem:
1 - Orquídea Phalenopsis: muito exuberante, existe em vários tons. Gosta de ambientes com luz solar indireta. Rega frequente, mas bem pouca quantidade. Quando as flores morrerem, faça a poda a partir da 2a. inflorescência, e a floração se repetirá por bastante tempo. Aplicar um fertilizante para orquídeas a cada 2 semanas;
2 - Lavanda: esta lavanda foi plantada a partir de uma muda, mas você pode comprar em vaso. Ela gosta de solo bem drenado (mais arenoso) e em pleno sol, quando começar a crescer muito tem que podar para não ficar feia na parte inferior da planta. Faça isso depois que terminar a floração. Rega frequente em pequena quantidade. Esta planta é muito resistente e tem um cheiro maravilhoso;
3 - Begônias: flor muito bonita, parece um bouquet. Este tipo da foto você compra em vasos, ela continua bonita por até uns 4 meses. Coloque em um local com luz solar indireta; regue por baixo, quando notar que o solo está seco. O local tem que ser bem ventilado (mas não pode pegar ventos fortes pois as flores são muito delicadas), em cima de uma mesa por exemplo. Uma delas na minha foto (a branca) está encostada numa parede, mas isto pode ser perigoso pois pode atrair fungos tipo o míldio, que parece um pó branco. Se isso acontecer, você terá que se desfazer da planta. Retire também as flores mortas para evitar os fungos.;
4 - Brinco-de-princesa: linda para pendurar em cestos. Gosta de pegar um pouco de sol (pode ser de manhã ou final da tarde, mas evite sol forte direto). Regas devem ser frequentes, principalmente no verão. Faça a poda de vez em quando, quando ela ficar muito comprida, para não perder a beleza.
5 - Ciclame: flor exótica, com as pétalas invertidas, e também muito resistente. Regar por baixo, quando o solo estiver seco. Luz do sol filtrada ou indireta. Retire as flores mortas. Não é necessário fertilizante.

6 - Kalanchoe: flor miúda e dobrada, em várias cores. Vocêe compra em vasos, e tem o conveniente de ser baratinha e fica bonita por uns 4 meses. Rega pouco frequente, por baixo, quando o solo estiver seco. Luz solar indireta ou filtrada. Não deixar no solo o vaso, pode atrair lesmas que vão destruir a planta.

7 comentários:

  1. Olá Paty, vim aqui agradece-la pela visita ao meu blog. Adorei seu comentário: inteligente e consistente, ao contrário dos "Parabéns pelo blog!" que vemos por aí. Não sou muito ligado a flores mas admiro quem o seja. Vc estuda algo referente a isso? Pq dá para perceber que este post em tudo a ver com a ESSÊNCIA de seu blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. As flores são realmente lindas! Parabéns pelo blog!! eu já estou seguindo ;)
    Beijos
    http://meannina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ain, que bonitinhas as flores *-*
    confesso, apesar de achar bonitas, não vejo muita graça nelas! =S
    Obs: os temas dos seus posts são tão interessantes =D
    Até a proxima viu!?
    BjãoO!

    ResponderExcluir
  4. É uma idéia muito interessante essa que você usa de relacionar as flores com orgãos sexuais, que foi o que eu entendi, por causa do perfume atrativo. Apesar de também não conhecer muito sobre flores, eu gosto de mitologia e acho válido enxergar formas de utilizar elementos do mito no dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  5. Gostei =D
    Belas imagens.

    Abraço,
    www.pranaoficaratoa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. gostei do seu blog , parabéns!
    Qualquer hora passa lá no meu blog , beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Paty, cada vez mais parecida com a Dorô!!!!
    Que dentre seus hobbies como pintura e música adorava suas rosas!!!
    Cultivar flores não é para qualquer um, há que ter o dom!!!
    E tu minha querida filha tens este dentre tantos outros.
    Bjus

    ResponderExcluir