quinta-feira, 16 de julho de 2009

Como resgatar a boa educação?



Como é bonito vermos o comportamento de pessoas educadas, não? Infelizmente isto é cada vez mais raro. Todos os dias me deparo com situações onde a grosseria e a falta de respeito predomina. Pesquisando o assunto na net, vi um artigo sobre uma pesquisa em que os ingleses acreditam ser a falta de polidez um dos grandes males atuais. E olha que são considerados por cidadãos de outras nacionalidades como o povo mais educado. Imagina se conviverem um pouquinho conosco. Vemos crianças sendo mal-educadas em público e seus pais parecem achar normal. Furar fila e fazer barulho noite a dentro para ninguém dormir, super normal. Donos levam seus cães para o " banheiro público" que são as nossas calçadas, e não estão nem aí. Sou médica, trabalho num posto de sáude. Todos os dias tenho alguma consulta interrompida por alguém que, sem marcar horário, bate na porta do meu consultório para " falar rapidinho comigo". Meu Deus! Não consigo me imaginar fazendo isso com a minha médica, por isso, não consigo entender. Chegar atrasado na consulta, no cinema, no espetáculo, na aula ... também parece a coisa mais comum. E que coisa desagradável receber baforadas de cigarro na sua cara quando tudo o que quer é respirar ar puro. E ter que ouvir toda a conversa de alguém que grita ao falar no celular. Estive nos EUA em 2008, e apesar de o povo lá não ser extrovertido como nós, eles são muito educados. É sempre "bom dia", "por favor", "obrigada", "tenha um bom dia", "com licença" ... eu acho lindo de se ver. É o mínimo, e não custa nada.

Não só nas relações impessoais a coisa tá feia ... nas famílias e nos casais também perdeu-se o respeito total. Já vi criança pequena dando tapa na cara da mãe porquê ia levar uma injeção, para citar um caso extremo. Mas em compensação um criança educada é a coisa mais linda. Atendo muitos idosos, e quantos, mas quantos, são explorados pelos próprios filhos ou netos, que esquecem rapidinho tudo o que aquele idoso já fez pela família. Homem já lida de "igual para igual" com a mulher, dão a desculpa do feminismo para serem grosseiros. Já as mulheres, com a mesma desculpa, falam alto, dão barraco, falam palavrões etc. Acho horrível. Que coisa linda (e rara) que é um homem cavalheiro, que abre a porta do carro, que deixa ela passar primeiro, que serve um vinho, que dá atenção para ela, que mostra-se preocupado com o seu bem estar. Mesma coisa serve para a mulher, como é belo quando sabe se portar, que fala num tom de voz adequado, que sabe usar o seu charme sem ser vulgar.

Não sei porquê as coisas foram ficando assim, se está faltando educação em casa já que os pais passam o dia inteiro fora trabalhando, se as professoras estão despreparadas, se é influência da televisão... não sei. Mas como eu gostaria que se fizesse um movimento pela boa eduação, que fosse contagiando cada um de nós. De repente se cada um fizer a sua parte as outras pessoas possam se espelhar. Quem sabe?

3 comentários:

  1. Isso é realmente verdade, as pessoas andam muito grossas e egoístas, não respeitam mais nada e nem ninguém (incluindo a si mesmas) é um absurdo!
    Essa coisa do cigarro, acredita que qnd viajei com meu pai e madrasta eles fecharam as janelas e começaram a fumar lá dentro? Meu Deus! Se nem mesmo os pais não têm mais consciência do que é educação, imagine os filhos!
    Bom post, parabéns! Escreve muito bem.
    Beijões

    ResponderExcluir
  2. Esse é realmente um grande problema da atualidade, me orgulho de ser um dos poucos cavalheiros e romanticos que ainda andam por ai. Por sinal o motivo de ter rompido o namoro com minha ex foi justamente a total falta de educação dela (ela amava armar um barraco na rua) e um dos grandes motivos de eu amar tanto a minha atual é que ela é extremamente educada e carinhosa. Deve-se levar em conta também que a falta de educação é uma das grandes causas do estresse, que torna as pessoas irritadiças e por consequencia mais mal-educadas =P

    ResponderExcluir
  3. Pois é dominiomarinho, não comentei, mas você tem toda razão, o estresse do dia-a-dia deixa todos mais individualistas e infelizes, e está aí a consequência,a falta de respeito total.

    ResponderExcluir