Estarei de férias nas próximas 3 semanas, de modo que não haverá novas postagens no blog durante este período. Prometo, porém, muitas publicações interessantes no meu retorno, sempre com assuntos relacionados às artes, às viagens e ao amor!

" Todas as coisas possuem beleza, mas nem todos a vêem" Confucio
Deux arabesques (dois arabescos) é conjunto de 2 peças compostas pelo francês Claude Debussy, entre os anos de 1888 e 1891, sendo um dos seus trabalhos mais precoces, quando ele tinha cerca de 20 anos. Apesar disso, as arabesques contém dicas do estilo musical que ele viria a seguir. O conjunto pode ser classificado como música impressionista, acompanhando o impressionismo das artes visuais, pois parece evocar impressões da natureza.
Como seu precursor na arte visual, o impressionismo musical foca-se na sugestão e na atmosfera, e não em provocar emoções fortes ou contar uma história. Esse estilo ocorreu (também como nas artes visuais) como uma reação aos excessos da Era Romântica. Enquanto esta última era caracterizada pelo uso dramático das escalas maiores e menores, a música impressionista tende a fazer mais uso da dissonância e de escalas pentatônicas. Os românticos, como Beethoven e Tchaikowsky, usavam formas mais longas como sinfonias e concertos, enquanto que os impressionistas favoreciam formas mais curtas como noturnos, arabescos e prelúdios.
"Still Loving You" é uma intensa power ballad e a canção mais famosa da banda alemã Scorpions (que anunciou recentemente o fim de carreira na turnê do último album, que será lançado este ano). A canção de que falo pertence ao álbum Love at First Sting, de 1984. É conhecida no mundo inteiro, sendo um clássico do gênero. Foi composta pelo guitarrista da banda Rudolf Schenker, que caiu perfeitamente no timbre inesquecível e na interpretação perfeita do vocalista Klaus Meine (o qual compôs a letra). A música conta sobre o sofrimento de um homem arrependido que quer reconstruir a relação com a amada, e num crescendo, culmina com a declaração : "I´m still loving you" (eu ainda estou te amando).Em 2000, a banda fez uma gravação da música com a Orquestra Filarmônica de Berlim (para o álbum Moment of Glory) e uma versão acústica para o álbum Acoustica em 2001. São versões ótimas, mas prefiro a original, com suas guitarras poderosas.
Time, it needs time, to win back your love again, I will be there, I will be there Love, only love, can bring back your love someday I will be there, I will be there
I'll fight, babe, I'll fight, to win back your love again I will be there, I will be there Love, only love, can break down the wall someday I will be there, I will be there
If we'd go again all the way from the start I would try to change the things that killed our love
Your pride has built a wall so strong that I can't get through Is there really no chance to start once again, I'm loving you
Try, baby try, to trust in my love again I will be there, I will be there Love, our love, just shouldn't be thrown away I will be there, I will be there
If we'd go again all the way from the start I would try to change the things that killed our love
Yes, I've hurt your pride, and I know what you've been through You should give me a chance, this can't be the end
I'm still loving you (3x)I need your love I'm still loving you (I'm still loving you baby)
Carnaval é um período de festas regidos pelo ano lunar, criado pelo Cristianismo da Idade média (adeus à carne - ou carne levarium-, donde vem a palavra).
Aparentemente, o primeiro carnaval de que se tem registro ocorreu no Egito, com a festividade de Osíris, evento que marca o recúo das águas do Nilo. Na Grécia e na Roma Antiga também eram conhecidas festividades para o culto de Dionísio ou Baco (deus do vinho), onde todo o povo, de qualquer classe social, comemorava com música, muita comida, vinho e orgias. Muitos dizem que a instituição do carnaval foi uma maneira que a Igreja Católica encontrou de controlar os exageros cometidos por gregos e romanos, que ficariam então restritos a esta época do ano. A partir do século XI, ela instituiu a Semana Santa, que seria antecedida por 40 dias de jejum (a quaresma); então antes deste longo período, estariam livres para cometer seus exageros. Em vários países, o carnaval também é chamado de "terça-feira gorda" (mardi gras, em francês), uma alusão à liberdade de se pode comer e beber à vontade, em um crescendo que teria o auge neste dia.


Trata-se de uma peça muito difícil, que mesmo sendo usualmente apresentada em concertos, também destina-se ao estudo da técnica, da velocidade, sendo uma importante obra no aprendizado do piano. Aqui a velocidade é dada com uma escala harmônica feita com a mão esquerda, e a melodia com a direita. Toda esta velocidade imposta com a mão esquerda começa com rompantes em notas mais agudas que parecem escorregar para o lado grave do piano, sendo mesmo uma metáfora para a queda da Polônia ... ouvindo a música temos a sensação mesmo de algo que cai, que vai por terra como uma energia acumulada que se desfaz...
Vista de Krakóvia de Ulica Nowy Swiat, Varsóvia, 1778 - Bernardo Bellotto
Ontem, dia 04 de fevereiro de 2010, eu e mais cerca de 25 mil pessoas assistimos ao 1o. show no Brasil da cantora americana Beyoncé. Ignorando o fato da ilha não ter infra-estrutura para este tipo de evento (devido ao sistema viário), o show foi espetacular.
Ocorreu no Parque Planeta, onde são realizadas as edições anuais do festival de música Planeta Atlântida. Também não achei um bom local, pois muita gente ficou longe do palco; o ideal seria mesmo um estádio, mas as agendas dos mesmos estão lotadas com os campeonatos estaduais de futebol. Eu fiquei na pista VIP, que era mais próxima ao palco, então pude vê-la mais de perto.
Comecei a conhecer o trabalho dela na época do CD Dangerously in Love (2003), porém tinha um pouco de resistência a escutar o seu trabalho, pois gostava muito de Mariah Carey e parecia que a nova cantora estava ocupando seu lugar. Mas assiti o videoclipe de Baby Boy e me impressionei muito. Achei a música muito sensual, e o jeito que ela dançava, espetacular. A canção utilizava perfeitamente a sensualidade sem ser vulgar. Quando eu escutava a música só pensava em dançar como ela, em deixar a sensualidade aflorar- um poder que muitas mulheres têm e nem sabem. Na época pensei : meu deus, esta moça vai longe, o sucesso dela será muito maior do que é agora. E dito e feito. A mulher é uma DIVA. Além de linda, é muito talentosa, tem um vozeirão e muita sensualidade ao dançar, além do seu carisma. Nasceu para isso. No telão, durante o show, apareciam imagens dela quando criança, mostrando que já gostava de cantar e dançar. Fico feliz que este talento que ela já apresentava pôde ser desenvolvido; com certeza devem ter havido pessoas que acreditaram no seu potencial e lhe ajudaram, trilhando o caminho desta conquista. Falo disto (talentos) em um post antigo meu: http://moradadevenus.blogspot.com/2009/07/um-presente-de-deus.html . Fico sempre imaginando quantas pessoas poderiam chegar à perfeição que ela conquistou, mas não tiveram estímulos ou fizeram escolhas erradas.
Bom, os últimos sucessos dela não trazem apenas esta conotação sensual como no primeiro CD, mas também letras que traduzem e acolhem os sentimentos femininos, principalmente em relação aos relacionamentos afetivos, levantando auto-estima das mulheres. A letra de Irreplaceable fala de uma mulher que coloca o namorado para fora de casa após uma traição, deixando o rapaz literalmente "com uma mão na frente e outra atrás", pois tudo o que ele possuía foi ela que comprou (e não é que vemos isso por aí: a mulherada bancando os homens?...). Já na letra de If I were a boy, a cantora se coloca no lugar dos homens para mostrar como se comportam em relação às suas esposas ou namoradas: se uma amiga de trabalho "dá em cima" dele e ele" dá trela", é a namorada que é ciumenta; se vai a um happy hour com os amigos, não avisa e ainda desliga o celular; faz tudo do jeito dele pois é muito autoconfiante e sabe que ela vai ser fiel. Não é à toa que Beyoncé tem uma legião de fãs que vai desde adolescentes, principalmente, mas também mulheres mais velhas. Em Single Ladies, ela convida as solteiras à dançar e esnobar seus ex-pretendentes: " se você está gostando, então deveria ter posto um anel aqui (no meu dedo)". 
"O vinho é a expressão da natureza que o homem interpreta aprimorando seus sentidos e sentimentos" Monica Rossete (Enóloga)


Imagens: Aproximando do Paraíso - Brooks Anderson; Brisa do Anoitecer - Max Hayslette; Sombras dos Vinhedos - David Shot; Cafe de France - Ronald Lewis; Dois cálices de vinho num jardim de primavera - Christine Gillé (fotografia); Seleção de vinhos tintos - Louise Montillio ;
É interessante quando uma obra da música cita nomes de lugares, nos transportando para o cenário em que ocorre. É o caso aqui. A letra da música cita a belíssima Ponte Vecchio (ponte velha) de Florença, na Itália, de onde a moça diz que vai se jogar para morrer no rio Arno. Esta ponte em arcos medievais é famosa por abrigar uma grande quantidade de lojas (principalmente ourivesarias e joalherias). Acredita-se que existe desde a Roma antiga, quando era de madeira, mas foi destruída inúmeras vezes com as frequentes inundações do Arno. Em 1345 foi definitivamente reconstruída. Na segunda guerra mundial a ponte foi poupada. Ao longo dela há vários cadeados, devido a um ritual de namorados: ao trancar o cadeado e jogar a chave ao rio, os amantes estariam eternamente ligados. Isso levou a um acúmulo absurdo de cadeados, que tinham que ser removidos com frequência, de forma que o município estipulou uma multa de 50 euros para quem fosse pego em flagrante colocando cadeados.
Apesar do tom de ironia e hipocrisia em que a ária está inserida, como peça avulsa ela me remete à sensação de drama, em que o auge da fala, quando Lauretta ameaça suicidar-se (do 0:44 ao 1:02 no video), é também a parte melódica e harmônica mais bela da peça, pensada com perfeição por este gênio da ópera Giacomo Puccini.