sábado, 5 de dezembro de 2009

Medicina e arte

Neste final de semana participei do 10o. Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, que é a minha especialidade médica, e para a minha surpresa havia havia uma palestra " Medicina e Arte", assunto que muito me interessa. A palestra, ministrada pelo cirurgião pediátrico Armando Bezerra, foi muito descontraída, pena que durou apenas uma horinha. Estimulou-me a postar no blog, de tempos em tempos, assuntos inter-relacionados sobre medicina e arte, coisa que tenho vontade de fazer já algum tempo.
A relação dessas duas áreas é íntima, vindo desde a antiguidade mitológica, passando pelo Renascimento de Da Vinci, pelo pós - impressionismo de Van Gogh e Munch que coincidiram com o início da psiquiatria no século XIX, até os dias de hoje.
Hoje deixarei registradas algumas obras de pintores famosos que estão relacionadas com a medicina, e algum comentário sobre as mesmas. Farei a tentativa de postar esse assunto pelo menos uma vez por mês, espero que gostem!
Norman Rockwell (1894-1978) foi um famoso pintor e ilustrador norte-americano. Em ilustrações carregadas de emoção, capturou o dia-a-dia da vida americana, incluindo aí diversas obras relacionadas à medicina. As duas pinturas que expus aqui são: (1) "Visitando o médico de família" e (2)"Médico e a boneca". Ele gostava de dar atenção especial às expressões faciais, capturando as expressões de uma maneira exata e caricaturada, assim como contrastes entre infância com a fase adulta.
Edward Munch (1863 - 1944) foi um famoso pintor norueguês que teve sua temática também muito relacionada à questão da doença e da morte, tendo ele mesmo vivido situações como a perda precoce da mãe e de uma irmã, e doença mental de outra irmã. As obras que coloquei aqui são (1) "O grito", a sua obra mais famosa, que retrata perfeitamente a depressão e o sentimento de angústia e (2) "A criança doente".












Luke Fildes (1843-1927) foi um popular pintor e ilustrador inglês, que atingiu fama após ter sido chamado para ilustrar histórias de Charles Dickens. O quadro que coloquei aqui, " O Doutor", foi inspirado pela morte do filho dele e a devoção profissional do médico Gustavus Murray, que cuidou da criança. O quadro transmite bem a dor dos pais e a impotência do médico diante da morte.
ps.: a 1a. obra do post é " Culto a Asclépio" de Robert Thom.

6 comentários:

  1. demoro
    teu blog é muito interessante

    to vendo mais!

    ResponderExcluir
  2. uma mistura bem diferente...a arte e a medicina...cada uma tem seu valor..de um modo diferente....interessante o blog...

    ResponderExcluir
  3. que interessante esse blog..
    voltarei mais vezes!
    informativo.. =)

    ResponderExcluir
  4. A arte e a medicina sempre andaram juntas, pois a medicina é a arte de curar as pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Bacana, vai ter muito material mesmo, vou ficar de olho.
    Achei o trabalho de Luke Fields muito bom!

    ResponderExcluir
  6. hola! Eu realmente gostei deste blog

    ResponderExcluir