quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Siri na Manga

Este prato maravilhoso eu experimentei pela primeira vez no restaurante do Hotel Costa Norte, em Ponta das Canas em Florianópolis. Não resisti e tentei fazer eu mesma, após ter pesquisado algumas receitas na internet. E não é que ficou bem bom? Se você quiser tentar este prato exótico e muito saboroso, vai aí a receita! É uma ótima idéia de entrada para um jantar com frutos do mar.
Ingredientes (para 4 porções)
* 400g de carne de siri;
* 2 mangas " no ponto" (não podem estar muito duras);
* 2 tomates tipo italiano (médios);
* meia cebola pequena;
* 3/4 de um frasco de requeijão;
* 1 dose (copinho de cachaça) de cognac (brandy);
* 1 talo de aipo (salsão);
* queijo parmesão ralado;
* sal, pimenta preta e noz moscada a gosto;
Modo de Preparo
Corte a cebola e o tomate picadinhos e reserve. Rale o talo de aipo em um ralador e reserve. Corte as mangas ao meio, longitudinalmente, em 2 metades. Faça isso com cuidado para não destruir a casca. Do pedaço que ficou com o caroço, você retira-o com a faca delicadamente. Remova boa parte da polpa das duas metades e do caroço e separe-a. A idéia é que as duas metades da manga fiquem como fossem duas conchas.

Ligue o forno em temperatura elevada.

Frite a cebola picadinha em azeite de oliva. Quando estiver dourando e grudando na panela, coloque um pouquinho do cognac para desgrudar. Acrescente o tomate e refogue um pouco mais. Depois acrescente o aipo ralado e a carne de siri desfiada. Deixe o fogo alto, e quando o siri estiver grudando no fundo da panela, acrescente o resto do cognac. Depois, acrescente o requeijão e dissolva-o, formando um creme. Tempere com pimenta do reino, sal e noz-moscada, vá aos poucos conferindo o sabor e acrescentando mais se necessário. Por fim, acrescente a esta mistura a polpa da manga cortada em quadradinhos. Prove de novo e veja se precisa de mais sal. Quando o sabor estiver legal, coloque este recheio dentro das conhcas de manga que você fabricou. Por cima, coloque queijo ralado e leve ao forno, até dourar o queijo.
Bon appetit!

4 comentários:

  1. Para ser sincera, não gosto de frutos do mar. Mas, sou amante da culinária e adoro receitas, (embora eu sempre dê meus pitacos).

    P.S: Ser catarinense é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Exotico não...essa mistura entre doce e salgado... diria até que ousado! Deve ser uma delicia!!

    ResponderExcluir
  3. Huuuummm!!!!!
    Parece que tá muito bom!
    Quando for aí quero comer!!!!

    ResponderExcluir
  4. Também provei o siri na manga do Costa Norte Hotel e amei...procurei a receita na internet e aqui estou..é uma delicia esse prato. bjos

    ResponderExcluir