domingo, 13 de dezembro de 2009

A maestria colorida de Maxfield Parrish


Maxfield Parrish (EUA, 1870 -1966) foi um ilustrador e pintor do romantismo estadunidense, cujas obras chamavam atenção pelo mágico das cores e pelo intenso brilho. Tem a maioria delas focando temas ou figuras mitológicas, sendo as mais conhecidas são Amanhecer e Êcstase.
Seu pai, que também era artista, encorajou-o a seguir uma carreira em prol das artes, crendo que um dia se tornasse um proeminente e conhecido pintor nos EUA, o que de fato se sucedeu.




Começou a pintar quando se recuperava de uma febre tifóide, inspirado pelos grandes mestres e pelos pré-rafaelitas. Suas cenas românticas utilizavam uma técnica chamada de simetria dinâmica, mas ele ficou conhecido pelo uso das cores, inclusive um tom de azul, que é frequente em suas obras, e foi chamado de " Parrish blue" em sua homenagem.
Como tantos outros artistas, teve que lutar para obter êxito. Foi ficando conhecindo trabalhando como ilustrador em viagens à Europa e EUA.
No ano de 1900, contraiu tuberculose, sofrendo, posteriormente, de uma crise nervosa. Depois de diversos aconselhamentos médicos, rumou até às praias no Lago Saramac, onde iniciou um vasto percurso na pintura a óleo.
Este brilhante percurso culminou rapidamente com a excelente técnica do pintor, usando este cores brilhantes e vivas, não esquecendo os dourados e as ondulações, típicas da Art Nouveau. Muitas das tintas que usava tinham marca própria registrada.
Depois de sucumbir à doença novamente, rumou ao Arizona e completou a sua formação a nível do desenho. Viajou novamente à Europa, sendo lá amplamente reconhecido .
Em 1966, com 95 anos, Maxfield faleceu, deixando para trás uma carreira de muitos sucessos.
Usava muito bem o contraste entre as cores complementares: azul/laranja e amarelo/roxo. Adoro a escolha das cores que ele usa no nascer e no morrer do dia (brilho em tons alaranjados e sombras em tons arroxeados), o que cria uma aura incrível, torna a atmosfera do lugar palpável.


















O título das obras são, em ordem que aparecem:
1-Jardim de Allah
2- Êcstase
3- Amanhecer
4- Lua Nova
5- Príncipe Encantado
6- Contentamento
7 - Conferindo as Tortas
8- Carregadores de lanternas
9- Nascer do sol
10- Bela Adormecida

6 comentários:

  1. Lindas pinturas! As cores intensas realmente as deixam mais vivas e com mais dimensão, como se a gente olhando conseguisse se transportar para aquele cenário. Muito boas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. lindas pinturas mesmo!
    compra uma parecida pra bota aqui na minha parede! ;p

    ResponderExcluir
  3. O azul de "Lua Nova" realmente me chamou muito a atenção! Lindas pinturas, não conhecia esse artista ...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que lindas!!!
    Me encantei com essas pinturas!
    Lindo blog! =)

    ResponderExcluir
  5. belas obras, me ligo mto nesse lance de arte

    http://drehluvz.blogspot.com/

    ResponderExcluir