domingo, 16 de agosto de 2009

Dicas para um casamento de sonho

Casei este ano e tive uma experiência maravilhosa. Foi tudo perfeito. Por isso gostaria de compartilhar as coisas que deram certo, para ajudar quem queira casar. Na fase de planejamento, a pesquisa é muito importante; é sempre bom ouvir a opinião de quem já passou pela experiência. Lá vai:




A escolha do local
Realizamos a cerimônia e a festa no mesmo local, então tome este conselho principalmente para o local da festa. Escolha um local que já seja bonito, assim você vai gastar menos com decoração, vai se procupar menos com isso. No meu caso o casamento ocorreu em um hotel, na beira da praia, com um visual espetacular. Aí foi só decorar com flores, sem exageros. O que também foi legal na escolha deste local é que, como era um hotel, e a nossa família mora em outras cidades, todos ficaram hospedados ali. Acabou que o casamento durou mais de um dia, todo o dia era uma festa! E eles também não tiveram que se preocupar em beber e não dirigir, em não ir embora tarde... já estavam ali, era só pegar o elevador e ir para a cama.

O número de convidados

Não acho legal festa gigantescas, com muito convidados, assim é impossível dar atenção para todos. Se você tiver menos convidados, apenas aqueles que realmente importam para você, sua festa ficará mais aconchegante, todos vão poder interagir entre si e com os noivos. Além disso, você poderá gastar mais com qualidade na escolha dos serviços, o de gastronomia principalmente. Acho interessante entre 120-200 convidados.
Gastronomia
Invista neste ítem. Não adianta você gastar uma fortuna com o seu vestido e economizar na comida. Quando vamos a um casamento, logo pensamos na comida, na bebida, nos docinhos. Não adianta, brasileiro é assim, e se não for bem servido, pode crer que vão falar mal. Por isso você tem que conhecer bem o buffet ou o restaurante que está contratando. Faça uma degustação do cardápio que escolheu, para fazer as alterações necessárias. É interessante conversar bem com o responsável por este serviço, para ele saber bem aquilo que você quer. Ofereça bebidas de qualidade, pesquise muito e procure achar a melhor marca pelo preço que pode pagar; deguste. Nós oferecemos espumante durante toda a festa, todos gostaram. Calculamos 1 garrafa a cada 2 pessoas (mas o clima estava ameno, se você fizer uma festa no verão talvez tenha que calcular 1 garrafa por pessoa). Vai a indicação da Vinícola Valmarino, de Bento Gonçalves, para a champagne brut (http://www.valmarino.com.br/). O mesmo serve para os docinhos, faça uma degustação antes, e pode exagerar na quantidade, é melhor sobrar do que faltar.


Música
Gaste tempo planejando sobre a trilha sonora do seu casamento. A música nos toca, dá emoção. Invista nisso. Nós contratamos um trio de músicos (cantora lírica, violino e piano) para a cerimônia. Como já tenho um conhecimento de música não tive muita dificuldade para fazer um repertório legal, que realmente tocou o público. Se você não conhece, pesquise. No youtube tem praticamente tudo o que você procurar. E antes de contratar os músicos, ouça-os tocando, para confirmar se era aquilo mesmo que queria. Se tiver que gastar um pouquinho mais, invista, isso é uma coisa que marca os noivos e os convidados. Abaixo vou colocar os links das músicas que escolhi para a cerimônia.
* entrada dos padrinhos/pai do noivo/mãe da noiva (Meditacion de Thais - Jules Massenet):http://www.youtube.com/watch?v=Y_nivNSBlLw
* entrada do noivo (The Phantom of the Opera):http://www.youtube.com/watch?v=os_y7jtUBZw
* entrada da noiva (Il Divo - Hasta mi final): http://www.youtube.com/watch?v=diawI_K8A9Y
* entrada de daminha e pajem (Somewhere in Time - John Barry): http://www.youtube.com/watch?v=6GY6BYD3s28
* benção das alianças (Ave Maria - Gounod): http://www.youtube.com/watch?v=75Z0Botms28
* assinaturas (Can you feel the love tonight - Elton John): http://www.youtube.com/watch?v=PkGDrV_2ehI
* saída dos noivos (Mattinata - Leoncavallo): http://www.youtube.com/watch?v=j38KExdeAeM


Decoração
Esta parte realmente é muito pessoal. Eu particularmente gosto do estilo rústico-romântico, tipo provençal. Mas o que vai criar uma atmosfera romântica mesmo são as flores, escolha bem as tonalidades conforme o seu gosto, e as velas, abuse delas. E nada de exageros, lembre-se que menos é mais.



Inove
Se você tem algum talento especial, como cantar, tocar um instrumento ou dançar, dê uma palhinha para os seus convidados, eles vão amar. O mesmo vale para a decoração, se for prendada, faça algo especial para decorar a sua festa. Inove também na dança dos noivos. Eu não vejo muita graça na tradicional valsa, mas gosto é gosto. Acho que vale a pena inovar com algum outro tipo de ritmo, como o tango por exemplo. Meu noivo não gosta de dançar, então aprendi a coreografia da música " Kajra re", que toca na novela Caminho da Índias, e dancei para ele. Foi ousado, mas no fim deu tudo certo e foi muito divertido! Se quiser ver: http://www.youtube.com/watch?v=R_kR-cu5tSM


Previna-se
Prepare-se para as intempéries. O dia do meu casamento estava lindo, o que foi uma benção, pois era na praia. Mas estava preparada com toldos e também contratei um aquecedor a gás para a área externa, depois de acompanhar a previsão do tempo e ver que faria um pouco de frio. O conforto dos seus convidados é fundamental.

Dia da noiva
Faça teste de maquiagem e de penteado. E de preferência, no dia, peça para o profissional arrumar você na sua suíte ou na sua casa. Soube de vários casos de noivas que fizeram o famoso " dia da noiva" e acabaram se atrasando, devido a quantidade de noivas no mesmo dia. Deixe um maquiador e cabeleireiro só para você, não divida-os com sua mãe, ssogra ou madrinhas, isso também pode atrasar a sua arrumação.


Boa Sorte!

9 comentários:

  1. iiih, ainda falta pra eu casar hein?!
    adorei essa coisa de casamento perto da praia, meu sonho é casar na praia xD~~
    Seu blog é mtu fofo *-*'
    BjOs, té a proxima ;*

    ResponderExcluir
  2. oi Caah, realmente casamento na praia e tudo de bom! eu recomendo!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente quero lhe parabenizar pelas materias e em especial sobre o seu casamento e as dicas, e em segundo quero dizer que desde já será muitissimo util para mim que pretendo casar em breve!!!

    Boa sorte e sucesso!!!

    Caso queira conhecer o meu: http://alesandrosiridakis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga avassaladora...
    Sucesso no seu casorio! parece que voce fez a principal escolha: o noivo! o resto é figuração kkkkk
    Quero ler sobre sua festa de boas de prata pelo menos...

    ResponderExcluir
  5. eh boa seguir essa digas se nao o casamento de um sonho pode vira um pesadelo rssrs

    ResponderExcluir
  6. Ain, casamento perto da praia... isso é bem coisa de sonho, né?! Assisti ao vídeo da dança e adorei!
    Essa última parte, do dia da noive me lembrou um casamento em que fui em que a noiva atrasou 2h por causa do salão... Eu mesma quase perdi minha formatura...
    Ai, amei essas dicas! Só eu falta arranjar um detalhezinho bem pequenininho: o noivo! hehehehe
    Visite meu blog:
    http://lasanhadeabobrinha.blogspot.com/2009/08/telminha-e-zeca.html

    ResponderExcluir
  7. Poh..legal essas dicas aew...vou seguir boa parte delas no meu casamento!!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente deu tudo certo, o dia, o lugar, os comes e bebes, a decoração, os convidados e vocês que estavam lindos e passavam muito amor a todos.
    E parabéns pelas dicas, curtas e diretas, podem ajudar bastante quem está pensando em casar

    ResponderExcluir
  9. muitos fatores que devem permanecer em um casamento, eu acho que é grande para ver tudo o que é possível com uma boa organização, pois é um momento especial na vida de duas pessoas

    ResponderExcluir