sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Traumerei ("a sonhar") - Franz Schubert

Schubert ao piano - Gustav Klimt
Kinderszenen, Opus 15, que em português se traduz por Cenas da Infância ou Cenas Infantis, é um conjunto de treze andamentos para piano solo, compostos em 1838 pelo compositor do romantismo alemão Robert Schumann.
Numa carta à sua futura mulher, Clara Josephine Wieck, Schumann diz que tinha composto uma nova obra como se fosse o eco de uma resposta que ela, Clara, lhe escrevera uma vez, dizendo-lhe que algumas vezes se dirigia a ele como se ele fosse uma criança. Schumman procurava exprimir as lembranças que um adulto tem da infância. Este que posto aqui, Traumerei, é o 7o. andamento, o qual foi tema amoroso de Robert e Clara Schumman no filme americano Song of Love (com Katherine Hepburn no papel de Clara).

2 comentários:

  1. É um dos mais belos textos musicais que conheço, apesar de eu ser leigo em música, mas, das músicas de Schumann, é a que mais me agrada o espírito. Digna de se colocar ao lado de uma das sonatas de Beethoven. Sou feliz por ter o privilégio de ouvir, ainda que mal, e poder apreciar uma obra dessas.

    ResponderExcluir
  2. olá! obrigada pela visita e comentário! volte sempre!

    ResponderExcluir