terça-feira, 22 de junho de 2010

Cala a boca Tadeu Schmidt

Não é objetivo deste blog discutir assuntos desagradáveis ou polêmicos. O blog é um instrumento que utilizo para tentar, de certa forma, espalhar coisas e idéias belas, num mundo em que os meios de comunicação parecem dar mais importância a notícias ruins e tragédias, como se isso fosse a única coisa que acontecesse por aí. Chega de energia negativa.

Mas no caso que envolveu o atrito entre o Dunga, técnico da seleção brasileira, e a imprensa, na Copa do Mundo de 2010, não poderia deixar de me manifestar.

Desculpem-me aqueles que exercem a sua profissão com integridade, não quero generalizar; mas o meio jornalístico e a imprensa muitas vezes me incomodam . Me incomodam pois eles, com todo o seu poder (que acredito ser até maior que o dos políticos), ditam as regras, como as coisas devem ser, como as pessoas devem pensar, que coisas as pessoas devem saber. Não gosto disto. É uma ditadura disfarçada. E muitos ainda agem de má fé, atuando como se fossem um tribunal, expondo e colocando pessoas ao julgamento do povo, pessoas que muitas vezes são até inocentes em suas acusações.

Sou médica no SUS. A minha profissão muitas vezes é " tomada pra Cristo" nas mídias. Eles pegam um caso de erro médico ou de falta de ética na profissão e fazem a reportagem de um jeito que faz parecer que a classe inteira é assim. Eles mostram os hospitais caindo aos pedaços, abarrotados, as pessoas morrendo pelos corredores de hospital... e a culpa é de quem, de quem?? Dos médicos. Nem passa pela cabeça deles que os hospitais estão caindo aos pedaços pois não há investimento dos políticos, que há poucos médicos pois o salário e condições de trabalho são péssimas, etc. É que é legal falar mal dos médicos, dá notícia. A maioria deles não se dá nem ao trabalho de passar um dia acompanhando um médico trabalhando, vendo como é difícil seu trabalho. E para denegrir uma imagem basta apenas alguns segundo de palavras bem colocadas no Jornal Nacional. Ainda bem que as pessoas podem avaliar com suas próprias experiências, e na opinião das pessoas, a classe dos médicos está entre as 5 em que as pessoas mais confiam, (http://www.netevida.com/internet/profissoes-mais-e-menos-confiaveis-no-brasil-e-no-mundo/), mesmo com tanta propaganda contra.

Por isso, me encho de orgulho ao ver o Dunga, um gaúcho como eu, enfrentar essa gente. Que fique claro aqui que não gosto de falta de educação. Ele falou palavrões, e eu não gosto. Mas compreendo totalmente a sua posição. Todo mundo tem um limite. Ele é o cidadão brasileiro que, neste momento de Copa do Mundo, está carregando o fardo mais pesado.
Imagine você no seu trabalho, seja lá qual ele for, e se a televisão, que não entende nada do que você faz, viesse e ficasse o dia inteiro fazendo pressão, dando pitaco de como você deve fazer o seu trabalho. Isso não é irritante??

É natural explodir. Agora, o que a Globo fez no programa Fantástico, na reportagem daquele Tadeu Schmidt (um chato, por sinal), é lamentável. A reportagem não pegou bem na opinião pública; surgiram manifestações pró-Dunga por toda internet (http://www1.folha.uol.com.br/tec/754486-cala-boca-tadeu-schmidt-supera-cala-boca-galvao-no-twitter-mundial.shtml ). Tanto que no Jornal Nacional de ontem nada foi falado.

Ora, já não chega eles no passado terem tachado a " Era Dunga" como fracassada, terem agora influenciado milhões de brasileiros a chamar o Dunga de burro e mal-amado, agora vão tomar as dores do jornalista em questão, sendo que nem foi uma briga tão feia assim (tanto que a FIFA nem fará nenhuma punição). Em vez de destacarem a vitória da seleção e os outros jogos da Copa, eles evidenciaram esta discussão como a coisa mais importante. Foi ridículo. Além da pressão que está sofrendo no momento, o treinador também está passando por problemas pessoais com o pai dele doente; é normal a pessoa ficar mais sensível e irritável. Mas isso a televisão não (quer) vê. Eles editam de uma forma a expor a pessoa e impor a opinião deles, como se fossem donos da razão.

De qualquer forma, não quero apenas criticar. Hoje, no Jornal do Almoço da RBS-SC (afiliada da Globo) apareceu uma reportagem do Cacau Menezes entrevistando 2 amigos de infância do Dunga. Foi excelente para mostrar esse outro lado, mostrar um outro entendimento do que aconteceu. Não apenas o chilique que o Tadeu Schmidt teve no Fantástico.

Para quem quiser saber mais da relação conflituosa entre Dunga e a imprensa, vale a pena ler esta entrevista publicada no Terra http://borgesluciano.blog.terra.com.br/2010/06/21/ha-dois-anos-dunga-anunciava-area-de-desconforto-com-a-globo/ Nela podemos ver como as coisas funcionam. Jornalistas de determinadas emissoras querem ter privilégios na concessão de entrevistas, no acesso à Seleção. Dunga recusou-se. Para ele todos teriam acesso de forma igual, e de forma que não atrapalhasse a concentração dos jogadores. Tudo muito diferente do oba-oba da Copa de 2006. Isso mexeu com os brios de algumas emissoras.

Não sei se o Brasil vai levar esta Copa. Também não sou fanática por futebol. Mas agora, depois de entender melhor o porquê de o Dunga agir desta maneira, estou torcendo muito para que o Brasil ganhe. Gosto do jeito que ele trabalha, com disciplina, organização, valorizando jogadores dedicados e não apenas as estrelinhas do momento . E jornalismo, só se for de qualidade. Não vou ficar dando ibope pra quem não merece.
ps.: se alguém achar que fui tendenciosa como a imprensa neste texto, não tenha dúvida que usei alguns de seus artifícios: coloquei apenas imagens do Dunga sorrindo, para mostrar que ele também sabe sorrir.

15 comentários:

  1. Realmente, a Televisão enfia cada vez mais porcaria em nossas mentes como se tentassem nos controlar, espero que o Dunga não tenha se deixado levar pelos comentários! Vamo la Brasil Hexa!

    www.aioscaras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também não vejo a imprensa com bons olhos, mas há de considerar que a imprensa brasileira tem até um pouquinho de bom senso comparado a inglesa, espanhola ou americana.
    Mas o tal do quarto poder existe sim, e o Dunga está é muito certo de não ceder a pressão. Pois em 2006 a Globo teve grande parcela naquela zona que foi a preparação na Suiça. Depois da eliminação a Globo e a CBF tiraram o corpo fora, e hoje quem paga o pato são Ronaldo e Roberto Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, um absurdo!
    O Dunga está com o rei na barriga; uma atitude completamente inadequada para um tecnico de seleção, ainda mais no patamar da brasileira...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de Reuters, BBC e NHK. Outros canais não vejo para pegar notícia! Prefiro Fashion TV com I Want It e My City My Life, E!, History Channel e Nat Geo! =)
    Sinceramente fiquei mais feliz, faz mais de 2 anos que minha fonte de informações são podcast, programas de tv por assinatura e internet! ^^ Blogs também são ótimas fontes de leitura.

    Adorei sua postagem e eu também tenho esse costume de escolher bem as fotos das postagens e relacioná-las com alguma intensão. Essa de expressar felicidade é uma delas. =)

    Abraços! Sucesso. =D E conheça meus blogs! ^^ São 2! Basta trocar blogspot por wordpress! =P

    http://neowellblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. oi Jeh, vc não leu o post!? inadequada é a posição da Globo em valorizar tanto isto.

    ResponderExcluir
  6. vale a pena dar uma olhada neste vídeo, muito engraçado Dunga - um dia de fúria : http://www.youtube.com/watch?v=NKMbpLzldws&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu blog e da forma como escreve. Parabéns!

    Torço tb pelo Dunga e pela nossa seleção, apesar de não ser fanática por futebol. Mas durante a COPA, que é um evento mundial, fico bem ligada em cada partida.

    Concordo com vc sobre a forma como estão exibindo as atitudes do Dunga, tem tantos outros assuntos melhores sobre a COPA.

    Infelizmente existem péssimos profissionais em todos os lugares.

    O bom é que temos senso crítico para analisar todos os fatos ao nosso redor.

    Estou te seguindo, adorei aqui!

    Um lindo dia pra vc!

    ResponderExcluir
  8. http://www.youtube.com/watch?v=uqw2WyK62ww&feature=topvideos
    Dunga pegando no pé do Alex Escobar

    ResponderExcluir
  9. mais um texto legal " Dunga, um homem de verdade" em www.professorpizarro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Paty,

    Ontem a seleção fez bonito.

    Parece que a Globo sentiu a repercussão da pressão que fazia contra o Dunga e agora tá mais light.

    Brasil rumo ao Hexa!!! Vamos torcendo!

    Tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  11. A pressão da Globo, principalmente, contra o Dunga é porque ele não se curvou a ela.
    Eu acho que ele tá no caminho certo, foco no HEXA!!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu praticamente não assisto TV, baixo sériados e vejo no PC, a única coisa que vejo é CSI, pronto . Vi a copa do mundo, me decepcionei, mas acreditava no Dunga .

    Não vi essa discussão com o Tadeu, por isso não posso falar nada, mas concondo em tudo contigo . A mídia é mais forte que a política, e o que é piro elas se aliam .

    ResponderExcluir