quinta-feira, 25 de março de 2010

Art Deco - Miami Beach

Art Deco foi um movimento internacional de design do início do século XX, que influenciou as artes decorativas, a arquitetura, as artes gráficas e visuais. Foi uma mistura de vários estilos que ocorreram naquela época, como o cubismo, o futurismo, o bauhaus e a art nouveau. Foi popular na Europa na década de 1920, mas continuou com toda força nos EUA após 1930. Foi um movimento sem intenções políticas ou filosóficos; a Art Deco foi meramente decorativa. Com a influência do cubismo, objetos como móveis, jóias, esculturas, luminárias, e também os edifícios, tinham formas geométricas e simples; não eram rebuscados como a Art Nouveau, mas sim modernos, utilitários, não perdendo é claro o seu requinte. O nome do estilo se deve a uma feira que ocorreu em Paris em 1925: Exposition Internationale des Arts Decóratifs et Industriels Modernes. Miami Beach tem a maior coleção viva de prédios em Art Deco do mundo, com centenas de prédios de hotéis e apartamentos que datam do período entre 1920 e 1940.

A avenida Ocean Drive é considerada agora o Distrito Art Déco; sua coleção de edifícios é tombada pelo Patrimônio Nacional. Caminhando por ela você vai poder admirar estas construções. Foi cenário de vários filmes, incluindo Scarface e Gaiola das Loucas . Nela também está a casa do estilista Versace, onde o mesmo foi assassinado. Você não terá erro em saber qual é: sempre haverá turista fotografando-a. Olhando estas construções, provavelmente muitos de nós em nossas cidades lembraremos de arquitetura parecida. O movimento ocorreu também no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro. Sou natural do Rio Grande do Sul e, nas praias de Xangri-lá e de Atlântida, os edifícios mais antigos são neste estilo.
Há uma lojinha bem interessante de souvenirs de Art Deco na Ocean Drive, a Art Deco Welcome Center (no. 1001), embora acho que eles poderiam oferecer mais produtos. Senti falta daquelas réplicas em miniatura de fachadas típicas para pendurar na parede, tão comuns aqui no Brasil ... é que eu coleciono...

Enfim, Miami Beach é destino imperdível em Miami. Além de frequentar a badalada SoBe (South Beach) e dar um mergulho em águas cristalinas, reserve tempo para passear pela Ocean Drive e admirar estas construções. Se quiser ver e ser visto, e observar os carrões e motões dos afortunados, tome um drink à noitinha num dos diversos cafés pela avenida.

10 comentários:

  1. Que vontade de conhecer tudo isso. Art Deco é muito moderno não? Gosto de coisas assim, modernas e cheias de beleza. Você deveria ter postado fotos de móveis também. Imagino que sejam lindos e interessantes.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Paty, não conhecia a Art Deco. Mas encontro construções mais antigas parecidas aqui em Santos... não tão juntas como as fotos que você colocou. Ainda existem poucos edifícios, mas existem.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Paty , apesar de não enteder de design , mas o prédio da segunda foto me impressionou , me senti num filme ... adorei os Arcos , zqui em Curitiba tem um Hotel com o visula muito parecido só que bem mais alto ... Bjus
    http://koisasdekali.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. I enjoyed looking at your posts and took some notes, as for example, the museum in Orlando. We are not far from Florida but I have never been to Disney World. In the fall we are planning to take a cruise which will stop in Key West, so I have taken notes of the places you mentioned. We were in West Palm Beach Florida in February; maybe we were close to you then. I saw your comment on my computer and pressed “publish” but I cannot find it on my blog, so I shall copy it and republish it on my blog. Thanks for visiting.

    ResponderExcluir
  5. oi paty,
    aqui na minha cidade
    tem muitas contruções
    em art deco.
    acho legal, e acho interessante
    preservar essas "obras de arte"

    ResponderExcluir
  6. De Miami, só conheço mesmo o aeroporto, devido a uma escala não programada quando voltava da América Central... mas quando lá for, este bairro vai ser o primeiro local que quero conhecer pois sou completamente fã do movimento Deco. Escusado será dizer que adorei este seu post! :-)

    ResponderExcluir
  7. Hehehe...curti o blog hein,bem informativo,e descontraido deve dar um trabalho fazer estes posts ne?

    parabenssss!

    vou seguir seu blog.

    http://contemporaneoeindiscreto.blogspot.com/2010/04/nova-escritora-camila-cadeu.html

    ResponderExcluir
  8. Taí uma das melhores coisas de Miami: a arquitetura Art Déco...superbe!

    ResponderExcluir