sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Como escolher um perfume


Gosto é gosto, não se discute. Isso também vale para os perfumes, é claro. Mas vale à pena prestar a atenção a algumas peculiridades para que você possa usar uma essência que realmente te identifique. Isso porque os perfumes possuem características que variam de acordo com o tipo de pele, a hora e estação do ano em que é usado, e até com a personalidade de cada um.

Aí vão algumas dicas:

* não compre perfume apenas por ter sentido em outra pessoa, teste-o em você. A mistura da fragrância com os odores corporais resulta em diferentes cheiros. A genética, o hábito alimentar e o grau de transpiração interferem no odor natural da nossa pele;


* experimente no máximo 3 opções de perfume no mesmo dia;

* ao testar mais de um perfume, se possível, inale grãos de café para neutralizar o cheiro anterior;

* as notas de saída permanecem no máximo 15 minutos, e as notas de coração são liberadas a partir do aquecimento da pele e duram 40 minutos. As notas de fundo são as que aparecem mais tarde e permanecem por mais tempo, e é só aí que você descobre o real aroma do perfume (leia o post anterior para melhor esclarecimento);

* fuja de fragrâncias muito fortes, elas encomodam as outras pessoas e podem causar dor de cabeça e enjôo;

* use o perfume mais adequado de acordo com o seu tipo de pele: (1) normal: fixa de forma ideal, por várias horas; (2) oleosa: adere melhor e deixa a fragrância mais intensa, devendo-se dar preferência aos Eau de toilette; (3) seca: é mais difícil de "segurar" o aroma. uma estratégia é usar cremes da mesma marca ou família olfativa para melhorar a hidratação da pele para reter melhor o cheiro; preferir Eau de Parfum; (4) clara: retém menos o cheiro, devendo preferir aromas mais marcantes como os florais mais densos, amadeirados ou orientais; (5) morena: o perfume adere melhor à pele, podendo investir nos cítricos e florais mais leves.

* aplique o produto em áreas de maior pulsação, como o pulso, o pescoço, ao redor do umbigo e até atrás dos joelhos...

* não aplique diretamente sobre roupas, pois altera o aroma e pode provocar manchas;



* jamais aplique antes de se expor ao sol, pois pode agir como sensibilizante e provocar manchas;


* guarde os frascos ao abrigo da luz, umidade e calor, assim ele pode durar anos;

* se quiser se perfumar antes de fazer exercícios, prefira opções mais cítricas ou alavandadas; evite os mais doces (com baunilha ou musk por exemplo) que tornam-se muito enjoativos ao cotato com o suor.

* em entrevistas de emprego, a escolha do perfume certo pode ajudar a transmitir uma boa impressão; dispense os doces e aposte nos florais suaves ou nos cítricos.

Os meus favoritos (para uso pessoal)

Tenho uma preferência por perfumes florais e frutados, mais suaves. Não sou nenhuma expert, mas, modéstia a parte, as minhas escolhas sempre fizeram muito sucesso. São perfumes delicados mas também muito sensuais, e chamam a atenção. O meu favorito, há muitos anos, é J´adore de Christian Dior. De vez em quando eu " traio" o J´adore com Dior Addict no. 2, também da Dior, e com J.Lo Glow, fragrância da Jennifer Lopez. Se você gosta de aromas delicados e ao mesmo tempo insinuantes, que causem impacto sem serem agressivos, e se gosta de receber elogios, experimente estes e depois me avise.

Em termos de cremes, os da Victoria´s Secret são sempre imbatíveis. O meu favorito no momento é Sweet Temptation. Uma surpresa também foi um creme da perfumaria francesa Fragonard, o Lait Parfumé pour le Corps - Verveine, que é muito refrescante e tem um cheirinho de erva cidreira, nunca tinha visto igual.

Para aromatizar a casa, recomendo os difusores de aromas da Antik (Flor de Algodão e Lavanda) e os sachets e velas aromáticas da marca Greenleaf (importada, mas maravilhosa). Ambas as marcas você encontra nas principais lojas de cama, mesa e banho.

3 comentários:

  1. Meu problema com perfumes é que com o tempo acabam me causando alergia. Mas adoro perfume.
    Um homem perfumado é tudo de bom...rs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Perfume é uma coisa muito pessoal, confesso que tenho dificuldade de escolher. Muito boas as suas dicas.

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!! Me identifiquei muito com você! Também adoro perfumes florais e frutados... também uso o Glow... e também estou numa fase apaixonada pelo hidratante sweet temptation! hahahaha que coisa.
    também estou usando o sweet daydream, é bem mais doce, mas eu acho bem gostoso.
    Beijos!

    ResponderExcluir