A criação de um perfume pode ser considerada uma arte. O nosso olfato é capaz de reconhecer 3000 cheiros. Como será então identificar cada um deles e fazer uma mistura quase ilimitada dos mesmos, perfeita e inesquecível? Esta arte pode ser comparada à composição de uma música, inclusive na linguagem utilizada pela parfumaria. Cada aroma em si é chamado de nota ou blend (mistura), de acorde ou harmonia da fragrância. Esta sinfonia aromática ocorre graças à harmonização e equilíbrio entre as suas notas: notas de saída, de corpo e de fundo. Explico.
As notas de saída, ou cabeça, são aqueles aromas que são primeiramente sentidos, são aqueles que logo despertam o nosso interesse. São também as notas mais leves, aquelas que escapam (evaporam) do frasco mis rapidamente. Geralmente são notas frescas como limão, laranja, bergamota, lavanda e eucalipto.
As notas de corpo (ou coração) significam o centro, a alma do perfume, expressando o tema principal da fragrância. São menos voláteis e evaporam mais vagarosamente. São mais encorpadas, sentidas assim que o perfume " desaparece" sobre a pele, como por exemplo os aromas de flores, folhas e especiarias.
As notas de fundo (ou base) são aquelas que garantem o poder de fixação da fragrância, definindo o cheiro que se difunde pela pele por serem pouco voláteis. è o último acorde a ser percebido e o que permanece por muito mis tempo. São exemplo as notas densas de resinas, madeiras e as de origem animal.
A força de um perfume depende basicamente da concentração das matérias primas; quanto mais se associa água nesta mistura de ingredientes voláteis e álcool, mais o " perfume" vai perdendo a força. Desta forma, podem ser classificados da seguinte maneira, de acordo com a concentração do extrato aromátio: (1) Parfum (15 a 35%), Eau de Parfum (10-18%), Eau de Toilette (5-10%), Água de Colônia (3-5%) e Deo Colônia (até 3%). Vale a pena prestar a atenção nisto quando comprar, pois o Eau de Parfum geralmente "dura" muito mais que Eau de Toilette.
Continue acompanhando... nos próximos posts falarei um pouco das matérias-primas ultilizadas e como escolher um perfume.
Sempre fui admirado pelas lembranças
ResponderExcluirtrazidas pelos aromas, mesmo akelas
mais remotas de décadas passadass...
E o cheiro de um perfume nos traz
lembranças de pessoas inesqueciveis.
Sou apaixonado por perfume
e nao saio de casa sem me banhar
de um...
Adorei seu post e sua dedicaçao para
escreve-lo.. Mto bom msm!
Te desejo Sucessooo!!
Eu lembro que tinha um perfume na farmacia que eu trabalhava, que era de madeira, e nois brincava de passar um no outro, aquele cheiro ficava uns 2 dias no corpo!
ResponderExcluirEu adoro perfumes, mas só usar. Não acho interessante me aprofundar no assunto hahaha mas, sua idéia é muito interessante! Perfume é muito legal ;)
ResponderExcluirEstou te seguindo.
Querida amiga avassaladora... Acho que disse que sou apaixonada por perfumes, não? então repito!
ResponderExcluiradorooooo perfumes!
Adorei este blog!
ResponderExcluirMuito bem feito, cheio de história e histórias!
Detalhes e mais detalhes!
Vou colocar na minha lista para poder voltar e ler tudo com mais calma!
Parabéns!
Um beijo
liz
Muito legal o post! Sou um enófilo e para tal hobby, o olfato é primordial. POrtanto, pra mim saber essas peculiaridades das notas na detecção do aroma do perfume foi muito interessante! bjs
ResponderExcluirJoão Guedes Pereira
www.saborealquimia.blogspot.com
eu adoro perfumes.
ResponderExcluirbellissimo blog tem estorias
legas prbns.