segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Classificação dos Perfumes

A criação de um perfume pode ser considerada uma arte. O nosso olfato é capaz de reconhecer 3000 cheiros. Como será então identificar cada um deles e fazer uma mistura quase ilimitada dos mesmos, perfeita e inesquecível? Esta arte pode ser comparada à composição de uma música, inclusive na linguagem utilizada pela parfumaria. Cada aroma em si é chamado de nota ou blend (mistura), de acorde ou harmonia da fragrância. Esta sinfonia aromática ocorre graças à harmonização e equilíbrio entre as suas notas: notas de saída, de corpo e de fundo. Explico.
As notas de saída, ou cabeça, são aqueles aromas que são primeiramente sentidos, são aqueles que logo despertam o nosso interesse. São também as notas mais leves, aquelas que escapam (evaporam) do frasco mis rapidamente. Geralmente são notas frescas como limão, laranja, bergamota, lavanda e eucalipto.
As notas de corpo (ou coração) significam o centro, a alma do perfume, expressando o tema principal da fragrância. São menos voláteis e evaporam mais vagarosamente. São mais encorpadas, sentidas assim que o perfume " desaparece" sobre a pele, como por exemplo os aromas de flores, folhas e especiarias.
As notas de fundo (ou base) são aquelas que garantem o poder de fixação da fragrância, definindo o cheiro que se difunde pela pele por serem pouco voláteis. è o último acorde a ser percebido e o que permanece por muito mis tempo. São exemplo as notas densas de resinas, madeiras e as de origem animal.
A força de um perfume depende basicamente da concentração das matérias primas; quanto mais se associa água nesta mistura de ingredientes voláteis e álcool, mais o " perfume" vai perdendo a força. Desta forma, podem ser classificados da seguinte maneira, de acordo com a concentração do extrato aromátio: (1) Parfum (15 a 35%), Eau de Parfum (10-18%), Eau de Toilette (5-10%), Água de Colônia (3-5%) e Deo Colônia (até 3%). Vale a pena prestar a atenção nisto quando comprar, pois o Eau de Parfum geralmente "dura" muito mais que Eau de Toilette.

Continue acompanhando... nos próximos posts falarei um pouco das matérias-primas ultilizadas e como escolher um perfume.

7 comentários:

  1. Sempre fui admirado pelas lembranças
    trazidas pelos aromas, mesmo akelas
    mais remotas de décadas passadass...
    E o cheiro de um perfume nos traz
    lembranças de pessoas inesqueciveis.

    Sou apaixonado por perfume
    e nao saio de casa sem me banhar
    de um...

    Adorei seu post e sua dedicaçao para
    escreve-lo.. Mto bom msm!

    Te desejo Sucessooo!!

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro que tinha um perfume na farmacia que eu trabalhava, que era de madeira, e nois brincava de passar um no outro, aquele cheiro ficava uns 2 dias no corpo!

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro perfumes, mas só usar. Não acho interessante me aprofundar no assunto hahaha mas, sua idéia é muito interessante! Perfume é muito legal ;)

    Estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga avassaladora... Acho que disse que sou apaixonada por perfumes, não? então repito!
    adorooooo perfumes!

    ResponderExcluir
  5. Adorei este blog!
    Muito bem feito, cheio de história e histórias!
    Detalhes e mais detalhes!
    Vou colocar na minha lista para poder voltar e ler tudo com mais calma!
    Parabéns!
    Um beijo
    liz

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o post! Sou um enófilo e para tal hobby, o olfato é primordial. POrtanto, pra mim saber essas peculiaridades das notas na detecção do aroma do perfume foi muito interessante! bjs
    João Guedes Pereira
    www.saborealquimia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. eu adoro perfumes.
    bellissimo blog tem estorias
    legas prbns.

    ResponderExcluir