segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A cidade luz

Como havia prometido, este mês estarei publicando postagens sobre a França, país que tive a oportunidade de conhecer em setembro agora. Aproveito para divulgá-la (não que ela precise, é claro) no contexto da comemoração do ano da França no Brasil, contando um pouco da minha experiência (maravilhosa) por lá. Serão posts relacionados a Paris, Mont Saint Michel, Provence e Côte d´Azur, que foram os lugares por onde passei, começando por Paris.
Pode parecer manjado, pois muita gente já esteve lá, mas agora é a minha vez de dizer: Paris é tudo! Quero aqui registrar, resumidamente, alguns dos melhores momentos que tive por lá.
A experiência na cidade começou no bairro Montmartre, bairro famoso por reunir boêmios e artistas. Do nosso hotel pegamos duas linhas do metrô para chegar lá, já começando a aprender o esquema do metrô. Descemos na estação Abesses, e não sabendo que havia um elevador para levar até a superfície, subimos vários lances de escada, hehehe... valeu à pena pelas lindas pinturas naquelas paredes que passamos. No bairro tudo é charmoso, bonitinho, começando pela própria saída da estação em estilo Art Nouveau, passando pelas ruazinhas, pelas escadarias, pelas casinhas cheias de flores e trepadeiras, pelos restaurantezinhos mais do que simpáticos. Foi ótimo passear na place du Tertre, em meio aos artistas de rua e às diversas lojinhas de souvenirs nos arredores. Esse primeiro contato com Paris foi mágico, deu vontade de comprar toda a lembrancinha que eu vi pela frente. Sei que pode parecer meio " turista", mas a atmosfera era realmente mágica.
Antes do anoitecer, conhecemos a basílica de Sacre Coeur, lindíssima, muito esplendorosa no seu interior, pena que não se podia fotografar. Lá de cima, onde ela está localizada, pudemos ver toda Paris em tons rosa-alaranjado e dourado pelo pôr-do-sol.

Outra experiência bem parisiense e não menos marcante foi o piquenique que realizamos no Champ de Mars, um extenso gramado em frente à torre Eiffel. Passamos num mercadinho e nos abastecemos com queijos, baguete, pâtisserie (doces folhados) e um vinho bordeaux (AOC por apenas 3 euros e maravilhoso!). Fomos ao entardecer, com céu limpo e temperatura muito agradável, pois ainda era verão, acompanhados por um grupo de amigos que, coincidentemente, também estavam em Paris na mesma época. O gramado estava cheio de casais e grupos, todos muito animados, cantando e comemorando por estar ali. A cada hora cheia as luzinhas da torre começavam a piscar, e aí todo mundo começava a vibrar e aplaudir. Muito astral.



A noite seguinte não foi menos animada. Novamente talvez um clichê para alguns, mas para mim igualmente inesquecível: passeio de bateaux mouche pelo rio Sena. O horário que escolhemos foi ao entardecer, sendo que o barco saía às 20h (e o pôr-do-sol ocorria às 20h30, devido ao horário de verão), com 1h de duração, saindo do cais próximo à torre Eiffel (onde jantamos após), indo até a Ilha Saint-Louis (onde, junto com a Île de la Cité, Paris começou), contornando-a e retornando. Do Sena, pudemos enxergar a maioria do principais monumentos da cidade, que começaram a se iluminar conforme ia anoitecendo. Ao passarmos, recebíamos saudações das pessoas em terra e nos outros barcos. Fomos abençoados com um pôr-do-sol divino, com suas cores majestosas.
Em fim, para terminar este pequeno relato, uma promenade (passeio) pelas ilhas (Île de la Cité e Saint Louis) do Sena, as quais considerei um dos pontos mais belos da cidade. Ali, na antiguidade, começou esta cidade amada por tantos, em todo mundo. Resquícios deste começo observamos na Crypte Archeologique, que fica abaixo da Notre Dame (catedral) de Paris, na Île de la Cité. Na ilha também há um mercado de flores muito simpático, onde também pode-se comprar diversos objetos para jardins e varandas (e eu nem adoro estas coisas...). O prédio da Conciergerie, na outra quadra, tem arquitetura belíssima, e também tem muita importância histórica: lá Maria Antonieta ficou presa antes de ir para a guilhotina. Muito gostoso é caminhar em direção à outra ilha, St Louis, observando a Pont Neuf (a ponte mais antiga da cidade) e a extremidade da Île de la Cité, onde, nos dias quentes, os parisienses e os turistas se aglomeram, na beira do rio. Saint Louis é uma graça, com suas ruazinhas cheias de lojinhas e restaurantezinhos charmosos (desculpem-me o excesso de diminutivos, mas é inevitável, é tudo muito fofo). Terminei este passeio provando o maravilhoso e muito recomendado sorvete da Berthilon, ouvindo um músico de rua animar a todos com seu acordeon, e fotografando a parte de trás da Notre Dame.
Museus, igrejas e gastronomia serão temas de outros posts. Tentei enfim passar um pouquinho da atmosfera deste lugar, com seus monumentos majestosos, sua tonalidade alaranjada/dourada no ocaso, com a arte em cada pequena coisa, com a animação dos seus cafés espalhados pela cidade ... enfim uma cidade que é uma ode à beleza em todos os sentidos.

15 comentários:

  1. Espero um dia ainda conhece-la. Ótimo blog.

    Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Paty,
    Realmente Paris é maravilhosa!
    Conheci em 94 e pretendo retornar.
    A cidade é mágica, inspira romance e cultura. Não dá para explicar...

    ResponderExcluir
  3. Paris é uma cidade que com certeza eu moraria...passei uma semana em Paris em 2006 e foi fantástico...cidade lindíssima

    ResponderExcluir
  4. Nooossa, amei demais seu blog, esse post então? Maravilhoso!
    Sou uma eterna apaixonada pela França, inclusive pelas lindas paisagens de lá.
    Gostei muito das fotos que você tirou!
    Parabéns. :D

    .
    Beeeijão :*

    ResponderExcluir
  5. Lindo, lindo, lindo!!!!!
    As fotos estão maravilhosas.
    Espero em breve também conhecer Paris!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. A cidade dos sonhos.Ainda vou conhecer!

    ResponderExcluir
  7. Você tem mais é que contar tudo, tudo, tudo sobre sua viagem! Aventura como essa é um privilégio! Queremos mais fotos e histórias! Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Oi Paty!
    Muito legal o relato, reforça ainda mais a vontade de conhecer Paris! As fotos estão muito legais!
    Aguardo o próximo capítulo, hehe!
    Beijo,
    Enio Peretti

    ResponderExcluir
  10. Que chique! Um dia quero fazer uma viagem assim.

    http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Paris é linda! O Blog e as fotos são perfeitas.
    Te Cuida!Bom fim de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  12. Paris
    não conheço, mas tenho vontade!

    ResponderExcluir
  13. Uauu lá realmente é lindo!!! fui faz um tempo jah mas não esqueci como ela é linda!!! é muito romântica tbem !!!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, demais! Um dia espero ter a oportunidade de conhecer.. Aliás, ótimo blog, e obrigada pelo comentário no meu ! :)

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Estava pesquisando sobre a França para montar um roteiro para a minha lua-de-mel, quando acabei me deparando com o seu blog. Gostei muito das fotos e do que vc escreveu, fiquei ainda mais empolgada para a tão sonhada viagem. Vc ainda tem o seu roteiro? Se puder me enviar, facilitaria a montagem do meu. Obrigada!
    Ana Paula anapaulatg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir