sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Traumerei ("a sonhar") - Franz Schubert

Schubert ao piano - Gustav Klimt
Kinderszenen, Opus 15, que em português se traduz por Cenas da Infância ou Cenas Infantis, é um conjunto de treze andamentos para piano solo, compostos em 1838 pelo compositor do romantismo alemão Robert Schumann.
Numa carta à sua futura mulher, Clara Josephine Wieck, Schumann diz que tinha composto uma nova obra como se fosse o eco de uma resposta que ela, Clara, lhe escrevera uma vez, dizendo-lhe que algumas vezes se dirigia a ele como se ele fosse uma criança. Schumman procurava exprimir as lembranças que um adulto tem da infância. Este que posto aqui, Traumerei, é o 7o. andamento, o qual foi tema amoroso de Robert e Clara Schumman no filme americano Song of Love (com Katherine Hepburn no papel de Clara).

terça-feira, 24 de agosto de 2010

200 anos do nascimento de Frédéric Chopin- Estudo op.25 no. 5

Continuando as minhas homenagens ao compositor Chopin e os 200 anos de seu nascimento em 2010, hoje falarei de outro estudo.
Um estudo é uma composição musical para exercitar uma habilidade técnica específica na execução de um instrumento solo. Os estudos de Frédéric Chopin (Op. 10 -1833 e Op. 25 -1837) foram os primeiros a serem vistos como repertório de concerto (pois geralmente serviam mesmo somente para estudo), e hoje em dia são vistos antre os melhores estudos já compostos. Por exemplo, o estudo Op. 25 No. 6 enfatiza a execução de terças na mão direita, o Op. 25 No. 7 se concentra na qualidade cantante das melodias em uma textura polifônica, e Op. 25 No. 10 abrange oitavas paralelas.

Porém, os estudos que mais amplamente admirados são aqueles que transcendem sua função prática e passam a ser apreciados simplesmente pela sua musicalidade. Desta forma, os estudos de Chopin são considerados não somente tecnicamente difíceis, mas também musicalmente expressivos. Em contraste, os estudos de Czerny são geralmente vistos simplesmente como tecnicamente difíceis. Assim, os estudos de Chopin são frequentemente executados em público, enquanto os de Czerny permanecem confinados à sala de estudo.

Este estudo que postei aqui, o Op.25 no. 5, tem uma introdução em que se produz curtos e repetidos acordes dissonantes, por isso ela é conhecido pelo nome de " Nota Errada". Mas o que me impressiona nele é a parte central (ou um segundo tema), que reproduz uma melodia penetrante com a mão esquerda. Esta forma de reproduzir o estudo com " temas" também difere Chopin dos outros compositores de estudos. Provavelmente, são inspirados na estrutra das sonatas de Beethoven, que são divididas em movimentos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Inter Bicampeão da América!


Parabéns meu Inter por mais esta conquista!

No final do ano chega mais um coloradinho feliz e, quem sabe, bicampeão mundial?!?!
"Glória do desporto nacional, ó Internacional que eu vivo a exaltar
Levas a plagas distantes feitos relevantes, vives a brilhar
Correm os anos, surge o amanhã radioso de luz, varonil
Segue tua senda de vitórias, colorado das glórias, orgulho do Brasil!
É teu passado alvi-rubro, motivo de festa em nossos corações
O teu presente diz tudo, trazendo à torcida alegres emoções
Colorado de ases celeiro teus astros cintilam num céu sempre azul
Vibra o Brasil inteiro com o clube do povo do Rio Grande do Sul!"

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bento Gonçalves (RS) - Uma boa pedida para o inverno

Pórtico de entrada de Bento Gonçalves

Sei que as férias de inverno já passaram para muita gente, e esta dica pode estar um pouco atrasada...
Enfim, mas ainda está fazendo friozinho e quem tiver a oportunidade de conhecer esta cidade na serra gaúcha com certeza não vai se arrepender.
Morei por muitos anos em Porto Alegre e apesar de adorar a serra e um vinhozinho, nunca tinha visitado o lugar. Mas finalmente em 2009, a convite de um casal de amigos, me desloquei aqui do litoral catarinense para visitar esta cidade.

Cantina no Vale dos Vinhedos

O turismo em Bento está intimamente ligado à produção do vinho, e a grande maioria das vinícolas tem as portas abertas para visitação. Fica a dica do Vale dos Vinhedos (onde você encontrará as cantinas de vinícolas como a Miolo, Casa Valduga, Don Laurindo, entre outras). Inclusive na Miolo há o Spa do Vinho (não fui, mas parece bem interessante www.spadovinho.com.br ). No distrito de Pinto Bandeira, fica a dica de visitação da cantina da vinícola Valmarino, que na minha opinião produz a melhor espumante, e alguns de seus tintos, como o Cabernet Franc e o assemblage Reserva da Família, são vinhos premiados em concursos (www.valmarino.com.br) . Se puder (e encontrar), procure tintos da safra 2005, que foi a melhor nos últimos anos na região.
Caminhos de Pedra
Outros caminhos para passeio no município são os Caminhos de Pedra (onde encontrará diversos restaurantes, como a cantina Nona Lucia, e casinhas típicas italianas), o Vale do Rio das Antas (visitando a Ponte Ernesto Dornelles, que é a maior do mundo com arcos paralelos e liga Bento à cidade de Veranópolis, onde há um restaurante panorâmico-giratório) e o passeio de Maria Fumaça, que vai de Bento à Carlos Barbosa.
Restaurante Primo Camilo em Garibaldi
Falando em restaurantes, não deixe de jantar no restaurante Primo Camilo em Garibaldi, e experimentar algumas de suas massas como molho ao funghi ou gorgonzola com nozes (são imperdíveis!) www.trattoriaprimocamilo.com.br/home.php
Outras atrações que não conheci, mas você poderia visitar:
* Rafting - Descida de 12 km no Rio das Antas, com cerca de duas horas de duração.
* Museu Histórico Casa do Imigrante - Museu com um acervo com 3000 fotos e quase 1400 peças sobre a imigração italiana.
http://bentogoncalves.com.br/

Hotel/Spa da vinícola Miolo

Casa de madeira típica italiana (Caminhos de Pedra)

Passeio de Maria-Fumaça