terça-feira, 29 de junho de 2010

Toscana dos meus sonhos

Uma das coisas boas de algumas novelas são que elas podem nos transportar para alguns dos mais belos lugares do mundo. É o que acontece em Passione (nova novela das 20h). Não recomendo pelo alto nível de maldades, que como sempre acontecem .Mas em vários capítulos aparecem imagens belíssimas da região italiana da Toscana e seus simpáticos vilarejos.

Ainda não conheço este lugar, mas está na minha listinha de viagens, certamente! Imagino dirigir por aquelas colinas, repletas de campos de girassóis e vinhedos, campos estes quebrados por ciprestes longilíneos, campos estes emouldurados por um horizonte azul violeta. Imagino chegar nos pequenos vilarejos, absorvendo toda a história que carregam em suas pedras, em suas ruelas, em suas igrejinhas, em seu povo - foi lá que nasceu a língua italiana. Imagino visitar um dos berços da arte ocidental, Florenza, onde já reinaram os gênios do Renascimento e também gênios da ópera. Imagino visitar pequenas propriedades vinícolas e assim desgustar o famoso vinho tinto Chianti, assim como a culinária toscana rica em azeite de oliva, queijo de ovelha, pães, doces de amêndoas... Ai que delícia! Quem sabe um dia né?


As imagens são obras de diversos artistas tentando retratar a aria (atmosfera) toscana e a sua paisagem. (1) Tuscan Home II - D. Olgov , (2) Esplendor da Toscana - Leon Roulette, (4)Villa d´Umbria - Ruth Baderian, (5) Nascer da lua na Toscana - Roger Williams, (5) Paisagem de sonho na Toscana - Erin Dertner, (6) Mágico anoitecer na Toscana - Lealand Beaman, (7) Luz da tarde na Toscana - Carol Jessen e (8) Portas toscanas - Roger Duvall.

No próximo post, colocarei fotografias de cidades toscanas.





"Não importa o que aconteça, guarde sempre sua inocência. Isso é o que existe de mais importante". Sob o sol da Toscana (filme)

" Quando eu era pequena, ficava procurando por joaninhas no jardim ... até que finalmente adormecia. Quando acordava, elas estavam em cima de mim!" Sob o sol da Toscana (filme)



eu QUERO uma casinha assim!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cala a boca Tadeu Schmidt

Não é objetivo deste blog discutir assuntos desagradáveis ou polêmicos. O blog é um instrumento que utilizo para tentar, de certa forma, espalhar coisas e idéias belas, num mundo em que os meios de comunicação parecem dar mais importância a notícias ruins e tragédias, como se isso fosse a única coisa que acontecesse por aí. Chega de energia negativa.

Mas no caso que envolveu o atrito entre o Dunga, técnico da seleção brasileira, e a imprensa, na Copa do Mundo de 2010, não poderia deixar de me manifestar.

Desculpem-me aqueles que exercem a sua profissão com integridade, não quero generalizar; mas o meio jornalístico e a imprensa muitas vezes me incomodam . Me incomodam pois eles, com todo o seu poder (que acredito ser até maior que o dos políticos), ditam as regras, como as coisas devem ser, como as pessoas devem pensar, que coisas as pessoas devem saber. Não gosto disto. É uma ditadura disfarçada. E muitos ainda agem de má fé, atuando como se fossem um tribunal, expondo e colocando pessoas ao julgamento do povo, pessoas que muitas vezes são até inocentes em suas acusações.

Sou médica no SUS. A minha profissão muitas vezes é " tomada pra Cristo" nas mídias. Eles pegam um caso de erro médico ou de falta de ética na profissão e fazem a reportagem de um jeito que faz parecer que a classe inteira é assim. Eles mostram os hospitais caindo aos pedaços, abarrotados, as pessoas morrendo pelos corredores de hospital... e a culpa é de quem, de quem?? Dos médicos. Nem passa pela cabeça deles que os hospitais estão caindo aos pedaços pois não há investimento dos políticos, que há poucos médicos pois o salário e condições de trabalho são péssimas, etc. É que é legal falar mal dos médicos, dá notícia. A maioria deles não se dá nem ao trabalho de passar um dia acompanhando um médico trabalhando, vendo como é difícil seu trabalho. E para denegrir uma imagem basta apenas alguns segundo de palavras bem colocadas no Jornal Nacional. Ainda bem que as pessoas podem avaliar com suas próprias experiências, e na opinião das pessoas, a classe dos médicos está entre as 5 em que as pessoas mais confiam, (http://www.netevida.com/internet/profissoes-mais-e-menos-confiaveis-no-brasil-e-no-mundo/), mesmo com tanta propaganda contra.

Por isso, me encho de orgulho ao ver o Dunga, um gaúcho como eu, enfrentar essa gente. Que fique claro aqui que não gosto de falta de educação. Ele falou palavrões, e eu não gosto. Mas compreendo totalmente a sua posição. Todo mundo tem um limite. Ele é o cidadão brasileiro que, neste momento de Copa do Mundo, está carregando o fardo mais pesado.
Imagine você no seu trabalho, seja lá qual ele for, e se a televisão, que não entende nada do que você faz, viesse e ficasse o dia inteiro fazendo pressão, dando pitaco de como você deve fazer o seu trabalho. Isso não é irritante??

É natural explodir. Agora, o que a Globo fez no programa Fantástico, na reportagem daquele Tadeu Schmidt (um chato, por sinal), é lamentável. A reportagem não pegou bem na opinião pública; surgiram manifestações pró-Dunga por toda internet (http://www1.folha.uol.com.br/tec/754486-cala-boca-tadeu-schmidt-supera-cala-boca-galvao-no-twitter-mundial.shtml ). Tanto que no Jornal Nacional de ontem nada foi falado.

Ora, já não chega eles no passado terem tachado a " Era Dunga" como fracassada, terem agora influenciado milhões de brasileiros a chamar o Dunga de burro e mal-amado, agora vão tomar as dores do jornalista em questão, sendo que nem foi uma briga tão feia assim (tanto que a FIFA nem fará nenhuma punição). Em vez de destacarem a vitória da seleção e os outros jogos da Copa, eles evidenciaram esta discussão como a coisa mais importante. Foi ridículo. Além da pressão que está sofrendo no momento, o treinador também está passando por problemas pessoais com o pai dele doente; é normal a pessoa ficar mais sensível e irritável. Mas isso a televisão não (quer) vê. Eles editam de uma forma a expor a pessoa e impor a opinião deles, como se fossem donos da razão.

De qualquer forma, não quero apenas criticar. Hoje, no Jornal do Almoço da RBS-SC (afiliada da Globo) apareceu uma reportagem do Cacau Menezes entrevistando 2 amigos de infância do Dunga. Foi excelente para mostrar esse outro lado, mostrar um outro entendimento do que aconteceu. Não apenas o chilique que o Tadeu Schmidt teve no Fantástico.

Para quem quiser saber mais da relação conflituosa entre Dunga e a imprensa, vale a pena ler esta entrevista publicada no Terra http://borgesluciano.blog.terra.com.br/2010/06/21/ha-dois-anos-dunga-anunciava-area-de-desconforto-com-a-globo/ Nela podemos ver como as coisas funcionam. Jornalistas de determinadas emissoras querem ter privilégios na concessão de entrevistas, no acesso à Seleção. Dunga recusou-se. Para ele todos teriam acesso de forma igual, e de forma que não atrapalhasse a concentração dos jogadores. Tudo muito diferente do oba-oba da Copa de 2006. Isso mexeu com os brios de algumas emissoras.

Não sei se o Brasil vai levar esta Copa. Também não sou fanática por futebol. Mas agora, depois de entender melhor o porquê de o Dunga agir desta maneira, estou torcendo muito para que o Brasil ganhe. Gosto do jeito que ele trabalha, com disciplina, organização, valorizando jogadores dedicados e não apenas as estrelinhas do momento . E jornalismo, só se for de qualidade. Não vou ficar dando ibope pra quem não merece.
ps.: se alguém achar que fui tendenciosa como a imprensa neste texto, não tenha dúvida que usei alguns de seus artifícios: coloquei apenas imagens do Dunga sorrindo, para mostrar que ele também sabe sorrir.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Crianças

Platéia Encantada (Captive Audience) - Steve Hanks

"As crianças não tem passado, nem futuro, e, coisa que nunca nos acontece: gozam o presente." Jean de la Bruyère

"As pessoas crescidas têm sempre necessidade de explicações... nunca compreendem nada sozinhas, e é fatigante para as crianças estarem sempre a dar explicações." Antoine de Saint-Exupery

"Todas as grandes personagens começaram por ser crianças, mas poucas se recordam disso."
Antoine de Saint Exupery

"O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido ficar crianças por toda a vida." Albert Einstein

Nova Chegada (New Arrival) - Steve Hanks

"As crianças são o ornamento da vida neste mundo." Corão

"Criança é o amor feito visível"
Friederich Novalis

"Um grande artista é um grande homem numa grande criança"
Victor Hugo

"Somente a curiosidade não envelhece conosco e fica sempre criança."
Emanuel Wertheimer

Apreciação da música (Musical Appreciation) - Steve Hanks

terça-feira, 8 de junho de 2010

200 anos do nascimento de Frédéric Chopin em 2010- Fantasie-Impromptu

Viajante sobre o mar de neblina - Caspar David Friederich

Continuando a homenagem pelos 200 anos de nascimento de Chopin em 2010.
Esta fantasia em dó menor (vide vídeo abaixo), op.66 (póstuma), composta em 1834, é uma de suas obras mais conhecidas, e foi dedicada à Baronesa de L´Esté, e publicada pelo pianista Julian Fontana, amigo polonês de Chopin e intérprete de suas obras . Chopin pediu ao mesmo que não a publicasse enquanto ainda estivesse vivo, pois acreditava que a peça era muito parecida ao 3o. movimento da Sonata ao Luar (Beethoven) e por isso tinha vergonha. O pedido foi atendido pelo amigo.

Estudei esta peça enquanto estudante de piano. É uma obra muito difícil a meu ver, devido aos contratempos (p. exemplo, há trechos em que a mão esquerda faz 16 notas contra tercinas - 3 notas em 1 tempo- da mão direita, e nenhuma delas ocorre simultaneamente). Quando executada em velocidade, fica realmente difícil e se não for executada corretamente, pode dar um aspecto de som " sujo".

Embora seja uma das minhas música favoritas de todos os tempos, também é a que mais me trouxe decepção. Explico-me. Em 1995, fiz um intercâmbio para a Itália para estudo de piano. Ao apresentar esta peça ao professor italiano em uma aula com vários alunos, após meses de estudo, ele manda parar tudo e diz: " está tudo errado". E estava mesmo, eu não estava executando os contratempos corretamente. Mas é engraçado, há críticas que acabam com você, e esta foi uma delas. Nesse momento pensei que estava perdendo muito tempo com o piano, que para mim era apenas um hobbie e não era para se tornar algo estressante.

Mesmo assim, adoro ver alguém interpretando a obra, como recentemente fez uma menina pobre do interior nordestino que apareceu no Fantástico. Eu ainda continuo executando a parte do meio da música, que é lenta e tecnicamente mais fácil, e uma das melodias mais belas que existem, que remete a uma atmosfera delicada e sonhadora.

sábado, 5 de junho de 2010

Baladas do Rock: Blind Faith - Warrant


Continuando a série de posts sobre as baladas do rock, gostaria de registrar essa que é uma das minhas favoritas. Warrant é uma banda americana de glam metal, cujo hit mais conhecido internacionalmente é a balada Heaven. Embore adore esta última, a minha balada preferida deles ainda é Blind Faith, do álbum Cherry Pie (1990). Adoro a letra da música e também a interpretação (musicalidade) da banda no que diz respeito aos acordes de violão, solo de guitarra e vocais. É uma música muito romântica!

O Warrant ainda está na ativa, mas com o vocalista Robert Mason, após inúmeras idas e vindas do ex-vocalista e principal compositor da banda, Jani Lane, o qual tem estado lidando há anos com problemas relativos ao alcoolismo, o que é uma pena.

Blind Faith (Jani Lane) - Fé Cega

Darlin' I know you're sleepin' Querida eu sei que você está dormindo
But there's something I've just got to say Mas tem uma coisa que eu queria te dizer
Wonder if you'll hear me Imagino se consegue me ouvir
While you're dreamin' enquanto você está sonhando
You make a lifetime você faz toda uma existência
Out of every day por cada dia
Thanks to you now I know Graças a você agora eu sei
All my dreams can come Todos meus sonhos podem se tornar realidade
Blind Faith in you oh yeah Fé cega em você, sim
I got blind Faith in you oh yeah Eu tenho fé cega em você sim
Your eyes keep things well hidden Seus olhos mantém as coisas bem escondidas
Just a hint of what Apenas uma pista daquilo
You're holding inside que você guarda dentro de você
And the first day that I met you E o primeiro dia que te conheci
I consider that the first day of my life Considero o primeiro dia da minha vida
Thanks to you now I know Graças a você agora eu sei
All my dreams can come true Todos os meus sonhos podem se tornar realidade
Blind Faith in you, oh yeah Fé cega em você, sim
I've got blind faith in you Tenho fé cega em você
And I'm not sure I deserve E não tenho certeza se mereço
A women so true, but I love Uma mulher tão verdadeira, mas
That you think I do Amo que você pense que sim
With You and Faith, beside me Com Você e a Fé ao meu lado I'm feelin' stronger every day Fico mais forte a cada dia
Blind faith in you, oh yeah Fé cega em você, sim
I got blind faith in you Tenho fé cega em você
It's true oh yeah! É verdade, sim!
Blind faith in you Fé cega em você, sim
I got blind faith in you Tenho fé cega em você
And I'm not sure I deserve E não tenho certeza se mereço
A woman so true but I love Uma mulher tão verdadeira, mas
That you think I do. Amo que você pense que sim.

Feliz Aniversário Morada de Vênus

É verdade, este mês o blog completa 1 aninho!

De antemão, já peço desculpas por tão poucas postagens nas últimas semanas, mas há um motivo: estou grávida e com muitos enjôos ... meu raciocínio está bem prejudicado. Não consigo me concentrar direito para escrever novos textos. Mas enfim, já estou com 13 semanas e diz a lenda que os enjôos melhoram após o 3o. mês, então tenho que começar a me mexer! Prometo, desta maneira, muitíssimas novas postagens interessantes sobre artes, música e viagens.

Mãe e Filho - William Adolphe Bouguereau
Comemoro este aniversário relembrando um dos momentos mais legais para mim no blog, que foram as postagens relativas à minha lua de mel na França, em setembro de 2009. Se tiver curiosidade, visite o marcador " viagem à França", com postagens sobre Paris, Mont Saint Michel e Provence/Côte d´Azur. Convido-os também para visitar o blog Persa Brasileiro na Provence http://persabrasileironaprovence.blogspot.com/2010/05/luz-inspiradora-da-provence-e-os.html, onde a proprietária Anatê publica assuntos relativos a esta charmosa região da França, e muito simpaticamente está publicando posts com os textos que escrevi sobre a região.

foto: Saint-Remy de Provence