domingo, 4 de julho de 2010

O Brasil perde uma chance de aprender um pouco mais sobre caráter

A derrota da seleção de futebol nesta copa de 2010 trouxe muito tristeza aos brasileiros, claro, apaixonados por futebol. Também fiquei triste, embora não seja louca pelo esporte. Fiquei chateada pois é sempre triste quando alguém que batalha, que trabalha forte, que se dedica, não consegue atingir o seu objetivo. Fiquei triste pois se essa seleção ganhasse, acredito que o Brasil e os brasileiros também teriam muito a ganhar, que não apenas a taça do hexa.

Acompanho as copas desde 1994, quando eu tinha 15 anos. Das de 1982, 86 e 90, eu não me lembro. Lembro-me como o Dunga foi importante para aquela seleção de 94. Colocaram ele para ser companheiro de quarto do Romário, que era conhecido pela indisciplina. A parceria deu certo e até hoje são amigos. Aí veio a Copa de 1998, aquela decepção. Em 2002, apesar de gostar do Felipão, não acompanhei os jogos justamente pela decepção de 1998, e acabei não aproveitando tanto a conquista do penta. Mas deixei a descrença de lado e em 2006 voltei a acompanhar. O que vi? As maiores estrelas do mundial, o " quarteto fantástico", entre outros, sem nenhuma motivação, sem nenhum amor pelo seu trabalho, o que dirá pela sua camisa. Decepção total, e olha que nem imaginava o que ocorria nos bastidores.

Nesta Copa, depois que o Dunga resolveu " peitar" a toda poderosa rede Globo, resolvi acompanhar melhor, não apenas os jogos, mas as entrevistas, as matérias na internet. Comecei a prestar a atenção e ter a certeza daquilo que já sabia, mas parecia querer ignorar: esta emissora é maquiavelicamente manipuladora. Aquele editorial do Fantástico narrado pelo Tadeu Schmidt foi a gota d´água, tanto que escrevi um post sobre isso (http://moradadevenus.blogspot.com/2010/06/cala-boca-tadeu-schmidt.html). Após este episódio, comecei a torcer mais pela vitória da seleção. Isso porquê, a contrário do que a mídia quer colocar, o Dunga não fez a convocação que fez por " burrice". Ele a fez baseado na experiência que teve com os jogadores durante 4 anos do seu trabalho, o que faz dele uma pessoa coerente e responsável. Ele a fez também baseado em características pessoais dos jogadores, preferindo aqueles tinham família constituída e que não estavam propensos a gandaias e crises de estrelismo. O que faz dele uma pessoa que valoriza a família (tão em queda hoje em dia, né?) e a ética. Fechou os treinos, organizou a relação da equipe com a imprensa? Chamam-no de ditador por isso. Ora, esta Globo deve mesmo é gostar do oba-oba de todos os setores públicos do Brasil. Quem dera estes estivessem sob as mãos de alguém organizado como o Dunga. Ditadores são eles, ao manipular a informação e " enfiá-la guela abaixo", sem direito a resposta. Eles o chamam de arrogante, pois ele manteve firme a sua palavra e não foi comprado por ninguém, apenas defendeu os seus princípios. Isso não é arrogância, mas sim honradez.

Alguém pode dizer: ah, mas ele foi tudo isso e o Brasil perdeu de qualquer jeito. É verdade. A derrota do Brasil, como será de todas as outras seleções - exceto da única vencedora-, se deu por uma soma de fatores. Mas se o Brasil ganhasse, talvez o povo pudesse fazer uma associação entre a vitória e o trabalho dedicado, entre vencer e ser honrado nos seus princípios, entre vencer e ter o apoio de uma família por trás. Mas infelizmente não venceu, e os brasileiros vão perder esta mensagem. Vão continuar com a soberba de que só o Brasil tem talento, de que só talento basta para se conseguir as coisas. Vão continuar achando que para vencer podem tudo até difamar o nome de alguém. Vão continuar ouvindo e repetindo que nem papagaios o que os jornalistas da Globo falam. É uma pena.

O Dunga que a mídia não mostra:

24 comentários:

  1. Nossa sociedade está carente mesmo é de bons exemplos!
    De que pessoas íntegras, honestas e de caráter podem vencer, esta vitória seria uma ótima oportunidade de mostrarmos isto, é uma lástima muito grande!

    ResponderExcluir
  2. Paty, Concordo com o que vc disse... Além disso, fiquei indignada ontem ao ver o Fantástico, onde eles repetiram diversas vezes que "o Dunga foi demitido pela CBF..." - principalmente o idiota do Tadeu Schmit, com um sorrisinho irônico - quando poderiam ter frisado a homenagem que o jogador teve ao ser recepcionado no aeroporto de POA... Deram diversas alfinetadas no Dunga... chegaram a dizer que a falta do Felipe Melo no jogador da Holanda foi em função do "desequilíbrio do técnico"... Além disso, o Galvão Bueno - o maior idiota de todos!!! - ainda disse que estava com saudade do Ronaldinho gaúcho na seleção brasileira - alfinetando o técnico. Também gostaria que o Ronaldinho fosse pra Copa, mas ele não foi. Foram outros jogadores talentosos. A Globo é mesmo manipuladora e maquiavélica como vc falou, mas, pior que isso, ficar contra a seleção brasileira - ou contra o técnico - é ficar contra o Brasil... e eu vejo isso como só uma pontinha do iceberg... eles manipulam coisas q a gente nem imagina... e o pior é que o povo sempre compra essas idéias...É uma pena que gente tão inescrupulosa tenham tanto poder...
    O Dunga pode não ter ganho esta copa para nós, mas me orgulho de ele ter sido técnico... pois é um homem honrado, de princípios.

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty, já estou lhe seguindo :)

    Sem duvidas o Brasi perdeu a chance, mas fazer o que ne

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. oi Fernanda, depois que td isso começou eu já cortei a Globo da programação da minha casa. Por isso, não vi o que falaram ontem, mas pelo que acompanhei na internet, falaram mal dele no Globo Esporte, no Faustão e no Fantástico, dizendo que ele é desequilibrado e arrogante, entre outras coisas. Tava na cara que crucificariam ele se o Brasil perdesse. E como vc falou, é uma pena que tem gente que se deixa levar pelas coisas que eles falam. Mas as coisas estão mudando. Temos a internet e com ela podemos dicutir livremente os assuntos. Não somos troxas de aceitar qualquer coisa que eles nos falem.

    ResponderExcluir
  5. muito bom o seu blog, Paty. Acima de tudo um deleite visual.
    abraços
    Pedro - Anais Politicos

    ResponderExcluir
  6. Uma pena que essa seleção não levou o título. Ao contrário de outros anos não vi pessoas dizendo que os jogadores não passam de mercenários. Mas não deu.

    ResponderExcluir
  7. Temos de lembrar que existem outras seleções tão dedicadas quanto a nossa, que também têm o mesmo objetivo que o nosso: a Copa. E só uma vai ganhar. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  8. Solidão


    Ei-la, veemente, surge com seu manto
    de púrpura na noite toda escura.
    Ela, altiva, com cores de ternura;
    O relógio não marca seu encanto!

    O Astro Rei vem, volta, no entanto,
    surgem na fronte rugas de torturas,
    e, silente e surdo... Oh! Loucura:,
    é a lâmina da morte sem o pranto!...

    A mente desvairada obumbra,
    e a alma jaz obtusa, na penumbra:
    lembra da utopia como remédio.

    A TV mostra o globo cor-de-rosa;
    não existe o filme de outrora,
    e, todo comercial é o mesmo tédio.

    Machado de Carlos

    Publicado no Recanto das Letras
    Código do texto: T1345604

    ResponderExcluir
  9. Globo e mensagens subliminares:
    não sei se vcs repararam, mas enquanto o Brasil esteve na Copa (pelo menos aqui em SC), todas vez que aparecia a propaganda do Ronaldinho Gaucho pela Honda, em seguida vinha a propaganda do Ponto Frio, que mostrava o jogador Enganilson (personagem da propaganda) respondendo a uma reporter que injustiça que não foi convocado etc etc etc
    Eu prestei bem a atenção e esta propaganda SEMPRE passava depois da do Ronaldinho Gaúcho. Muito estranho né?
    Quer queira, quer não, isso vai martelando na nossa mente, reafirmando o " absurdo de não terem chamado o Ronaldinho Gaúcho".

    ResponderExcluir
  10. corroborando o que falei, trecho do blog do " Enganilson" que saiu em 21/06 (http://enganilson.blogspot.com/2010_06_01_archive.html):

    "Meu povo, infelizmente sou um craque mal compreendido. Não tive o merecido reconhecimento do técnico amigo da Branca de Neve.
    Tenho um amigo muito querido num país vizinho ao nosso. Ele sempre me liga, me elogia, diz que não entende como não fui convocado.
    Por isso, torcida maravilhosa, sei que vai ser duro receber essa notícia, mas aí vai: Esse ano nao vou torcer para o nosso time, vou torcer pro meu hermanito querido.
    Arriba, belo!"

    o que te parece??

    ResponderExcluir
  11. É a manipulação é uma porcaria. Gostei do seu texto, de verdade!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Pati

    Vim conhecer seu blog e gostei muito. Qto a copa eu deixei de levar a sério há mtu tempo atras, sabe, infelizmente a mídia, os patrocinadores, etc.. corromperam o futebol, e eu tenho muitas dúvidas como manipulação de resultados, por ex eu acredito que seja possível sim, mas soh a alegria de torcer ainda vale a pena, e não importa quem o Brasil mandou, eh nessas horas que temos orgulho da nossa pátria, poderia ser assim tb nas eleições.

    bjusssss

    ResponderExcluir
  13. otimo artigo, eu nao sou fanatico, patriota por seleção brasileira, p mim, perdeu, ja era, tenta de novo, nada de ficar chorando, sofrendo!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Paty!
    Nossa, parabéns pelo texto! Li e vejo que você pensa como eu!
    Muito bem colocado as partes que você faz referência à esses jornalistas!
    Continue assim e obrigada por visitar o meu blog!
    beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu que lhe agradeço pelo belíssimo comentário!
    Obrigado!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. Eu que lhe agradeço pelo belíssimo comentário em meu blog.
    Obrigado!
    Um Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Olá Paty!

    Concordo com seu texto.
    É fácil perceber os interesses da Emissora, mas há mais interesse que nem imaginamos dentro do futebol e fora dele, infelizmente.Como escrevi no meu post, o futebol brasileiro perdeu seu brilho faz tempo.

    Apostei no Dunga como técnico, justamente pela sua disciplina e garra, mas pra mim ele errou em escolher alguns jogadores, só isso.

    Tenha uma boa 5.feira!

    ResponderExcluir
  18. entrevista do Dunga p/ Estadão http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,vai-ficar-uma-ferida--diz-dunga,578589,0.htm

    ResponderExcluir
  19. UAU!!!!
    Parabéns eternamente pra vc!
    Primeiro post que vejo não criticar o Dunga e o melhor, de forma consistente,brilhante mesmo, vou divulgá-lo, abraço!!!

    ResponderExcluir
  20. Gostei TANTO do texto que pesq um encurtador de URL e o divulguei no meu twitter e facebook.
    Se me permite dar uma dica, coloque um botão de RT e um Curtir do Facebook pra que os leitores possam compartilhar seus textos ^^
    Bjs =**

    www.priscilainfashionland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. oi Priscila, obrigada pelas dicas, e obrigada por divulgar o post. vou estudar um pouquinho mais sobre as dicas que me passou, sou um pouco ignorante pra essas coisas...

    ResponderExcluir
  22. concordo em gênero, número e grau .
    a Globo manipula e corrompe o brasileiro sem que ele perceba . é uma vergonha uma emissora tão grande e com tanto poder, usar seu 'império' para difamar pessoas boas e dedicadas .

    eu odeio divulgar coisas assim, mas eu fiz um post sobre isso também . leia . ;D
    _
    http://enorah.blogspot.com/2010/07/brasil-e-holanda.html

    ResponderExcluir