sábado, 24 de julho de 2010

150 anos do nascimento de Alphonse Mucha

F. Champenoise

Em 24 de julho passaram-se 150 anos da morte do artista tcheco Alphonse Mucha, um dos meus favoritos. Na minha opinião, ele é um dos artistas que mais soube observar e transmitir aos seus trabalhos a alma feminina, com a sua sensualidade, seus jeitos, seus olhares, sua delicadeza.

Frutas e Flores

Alphonse Maria Mucha (24 de julho de 1860 – 14 de julho de 1939), foi um pintor tcheco da Art Nouveau, conhecido pelo seu estilo próprio e imagens femininas. Como vários artistas da sua época, procurou um "lugar ao sol" em Paris, centro das artes no século XVIII. Próximo ao Natal de 1894, ocorreu de Mucha entrar em uma loja de impressões onde havia uma súbita e inespedada necessidade por um novo pôster de propaganda para uma peça a ser estrelada pela mais famosa atriz da França, Sarah Bernhardt. Mucha se voluntariou para produzir uma litografia em 2 semanas, e em 1o. de janeiro de 1895, o pôster da peça Gismonda apareceu nas ruas de Paris. A ilustração foi um sucesso, anunciando o novo estilo artístico e seu criador aos cidadãos parisienses. A atriz ficou tão satisfeita com o resultado que assinou um contrato com Mucha por 6 anos.


Gismonda
Mucha produziu, no estilo Art Nouveu, uma grande quantidade de pinturas, pôsteres, anúncios, ilustrações para livros, assim como desenhos para jóias, tapetes e papéis de parede. Seus trabalhos frequentemente apresentavam lindas jovens mulheres flutuando em vestidos neoclássicos, rodeadas por luxuosas flores e por auras desenhadas por seus cabelos.
Quando Mucha faleceu, seu estilo estava considerado ultrapassado. Porém, seu filho
Jiři Mucha devotou muito da sua vida para escrever sobre o pai e atrair atenção para sua arte. Um interesse no estilo próprio de Mucha experienciou um forte revival nos anos 60 (assim como o interesse em Art Nouveau em geral) por causa da onda psicodélica.

Perfumaria Violet

No seu próprio país, Tchecoslováquia, as autoridades não mostraram muito interesse em seu
trabalho naquela época. Apenas recentemente surgiu o Museu Mucha, em Praga, dirigido pelo seu neto John Mucha.http://mucha.tyden.cz/

As Estações (Primavera, Verão, Outono e Inverno)
" A arte existe apenas para comunicar a mensagem espiritual, e nada mais" Alphonse Mucha

7 comentários:

  1. Paty,

    Sempre é bom passar aqui e ver algo diferente. Mais um artista que não conhecia e vc me apresentou.

    Estou de férias, viajando, mas não deixei de visitar os amigos.

    Assim que puder estarei fazendo novas postagens.

    Boas energias!

    ResponderExcluir
  2. Paty que bom voltar ao teu blog, sempre cheio de informações novas e bem trabalahdas! sabia qeu voce me apresentou esse artista agora? não lembrava de ter ouvido falar dele antes. logicamente ja vi muita coisa art nouveau, mas nao sabia dessa historia.

    e nao me admira que ele seja Tcheco, Praga foi um berço de muitos artistas,e scritores, intelectuais, e não é a toa chamada de PARIS DO Leste europeu.

    queria tambem agradecer a sua visita ao meu blog, obrigado pelo comentario.

    depois eu venho ler os textos que ficaram pra traz, um beijo
    Ibere

    ResponderExcluir
  3. Oi Iberê, é verdade, impressionante como Praga foi berço de tantos gênios das artes. Gostaria muito de conhecer Praga.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Paty
    vou comentar algum dos posts abaixo, ok?
    de uma olhadinha:
    acho que voce vai gostar, tou com um texto que brinca um pouco com uma situação sobre mulheres, acho que ficou legal, creio que voce vai gostar...
    chama-se " diario de uma guerra feminina"
    tou comentando abaixo ok? beijo

    ResponderExcluir
  5. não tinha conhecimento sobre ele, interessante o post, mto bela as pinturas :D

    ResponderExcluir
  6. Eu não curto artes plásticas, mas essas telas até que são bonitas. Bacana essa sua sensibilidade e gosto por isso... Como sempre, muito bom passar aqui nessa morada.

    ResponderExcluir
  7. I like Mucha’s art very much and would enjoy seeing the museum in Prague. I hope this comment will go through because I just realized my last comment did not show. Hope you are doing fine.

    ResponderExcluir