Não é objetivo deste blog discutir assuntos desagradáveis ou polêmicos. O blog é um instrumento que utilizo para tentar, de certa forma, espalhar coisas e idéias belas, num mundo em que os meios de comunicação parecem dar mais importância a notícias ruins e tragédias, como se isso fosse a única coisa que acontecesse por aí. Chega de energia negativa.
Mas no caso que envolveu o atrito entre o Dunga, técnico da seleção brasileira, e a imprensa, na Copa do Mundo de 2010, não poderia deixar de me manifestar.
Desculpem-me aqueles que exercem a sua profissão com integridade, não quero generalizar; mas o meio jornalístico e a imprensa muitas vezes me incomodam . Me incomodam pois eles, com todo o seu poder (que acredito ser até maior que o dos políticos), ditam as regras, como as coisas devem ser, como as pessoas devem pensar, que coisas as pessoas devem saber. Não gosto disto. É uma ditadura disfarçada. E muitos ainda agem de má fé, atuando como se fossem um tribunal, expondo e colocando pessoas ao julgamento do povo, pessoas que muitas vezes são até inocentes em suas acusações.
Sou médica no SUS. A minha profissão muitas vezes é " tomada pra Cristo" nas mídias. Eles pegam um caso de erro médico ou de falta de ética na profissão e fazem a reportagem de um jeito que faz parecer que a classe inteira é assim. Eles mostram os hospitais caindo aos pedaços, abarrotados, as pessoas morrendo pelos corredores de hospital... e a culpa é de quem, de quem?? Dos médicos. Nem passa pela cabeça deles que os hospitais estão caindo aos pedaços pois não há investimento dos políticos, que há poucos médicos pois o salário e condições de trabalho são péssimas, etc. É que é legal falar mal dos médicos, dá notícia. A maioria deles não se dá nem ao trabalho de passar um dia acompanhando um médico trabalhando, vendo como é difícil seu trabalho. E para denegrir uma imagem basta apenas alguns segundo de palavras bem colocadas no Jornal Nacional. Ainda bem que as pessoas podem avaliar com suas próprias experiências, e na opinião das pessoas, a classe dos médicos está entre as 5 em que as pessoas mais confiam, (
http://www.netevida.com/internet/profissoes-mais-e-menos-confiaveis-no-brasil-e-no-mundo/), mesmo com tanta propaganda contra.

Por isso, me encho de orgulho ao ver o Dunga, um gaúcho como eu, enfrentar essa gente. Que fique claro aqui que não gosto de falta de educação. Ele falou palavrões, e eu não gosto. Mas compreendo totalmente a sua posição. Todo mundo tem um limite. Ele é o cidadão brasileiro que, neste momento de Copa do Mundo, está carregando o fardo mais pesado.
Imagine você no seu trabalho, seja lá qual ele for, e se a televisão, que não entende nada do que você faz, viesse e ficasse o dia inteiro fazendo pressão, dando pitaco de como você deve fazer o seu trabalho. Isso não é irritante??
Ora, já não chega eles no passado terem tachado a " Era Dunga" como fracassada, terem agora influenciado milhões de brasileiros a chamar o Dunga de burro e mal-amado, agora vão tomar as dores do jornalista em questão, sendo que nem foi uma briga tão feia assim (tanto que a FIFA nem fará nenhuma punição). Em vez de destacarem a vitória da seleção e os outros jogos da Copa, eles evidenciaram esta discussão como a coisa mais importante. Foi ridículo. Além da pressão que está sofrendo no momento, o treinador também está passando por problemas pessoais com o pai dele doente; é normal a pessoa ficar mais sensível e irritável. Mas isso a televisão não (quer) vê. Eles editam de uma forma a expor a pessoa e impor a opinião deles, como se fossem donos da razão.
De qualquer forma, não quero apenas criticar. Hoje, no Jornal do Almoço da RBS-SC (afiliada da Globo) apareceu uma reportagem do Cacau Menezes entrevistando 2 amigos de infância do Dunga. Foi excelente para mostrar esse outro lado, mostrar um outro entendimento do que aconteceu. Não apenas o chilique que o Tadeu Schmidt teve no Fantástico.
Para quem quiser saber mais da relação conflituosa entre Dunga e a imprensa, vale a pena ler esta entrevista publicada no Terra http://borgesluciano.blog.terra.com.br/2010/06/21/ha-dois-anos-dunga-anunciava-area-de-desconforto-com-a-globo/ Nela podemos ver como as coisas funcionam. Jornalistas de determinadas emissoras querem ter privilégios na concessão de entrevistas, no acesso à Seleção. Dunga recusou-se. Para ele todos teriam acesso de forma igual, e de forma que não atrapalhasse a concentração dos jogadores. Tudo muito diferente do oba-oba da Copa de 2006. Isso mexeu com os brios de algumas emissoras.
Não sei se o Brasil vai levar esta Copa. Também não sou fanática por futebol. Mas agora, depois de entender melhor o porquê de o Dunga agir desta maneira, estou torcendo muito para que o Brasil ganhe. Gosto do jeito que ele trabalha, com disciplina, organização, valorizando jogadores dedicados e não apenas as estrelinhas do momento . E jornalismo, só se for de qualidade. Não vou ficar dando ibope pra quem não merece.
ps.: se alguém achar que fui tendenciosa como a imprensa neste texto, não tenha dúvida que usei alguns de seus artifícios: coloquei apenas imagens do Dunga sorrindo, para mostrar que ele também sabe sorrir.