segunda-feira, 3 de maio de 2010

Pré-rafaelitas

Os Pré-Rafaelitas foram um grupo artístico fundado na Inglaterra em 1848, dedicado principalmente à pintura. Este grupo, organizado ao modo de uma confraria medieval, surge como reação à arte acadêmica inglesa que seguia os moldes dos artistas clássicos do Renascimento. Inseridos no espírito romântico da época, os pré-rafaelitas desejavam devolver à arte a sua pureza e honestidade anteriores, que consideravam existir na arte medieval do Gótico final e Renascimento inicial . Ao se auto-denominarem pré-rafaelitas, realçam o fato de se inspirarem na arte anterior a Rafael, artista que tanto influencia a academia inglesa e que é consequentemente criticado pelos pré-rafaelitas.

Observa-se que seus trabalhos estão relacionados mais a temas medievais inspirados em Dante, na sua Divina Comédia, em lendas como a do Rei Artur, as cenas religiosas, carregando as suas composições de misticismo, numa versão mais visionária.
O artistas buscavam a beleza poética, representado-a além da realidade visível, trabalhando com a matéria da alma e a espiritualidade. Esta representação do “sonho” vai-se traduzir formalmente na busca da harmonia e equilíbrio entre os elementos. A pintura com base no desenho vai resultar em imagens quase ornamentais repletas de pormenores e detalhes fotográficos.

Este movimento será de extrema importância para a arte dos finais do século XIX , principalmente para a Art Nouveau e o Simbolismo.

É um estilo que me agrada muito. São obras que atraem a nossa observação, sempre com um ar de mistério, típico do romantismo. Gosto também pois muitos representam personagens, principalmente aqueles quadros pintados por John William Waterhouse, que representou, de forma muito romântica, personagens femininas da mitologia e da literatura.
Dentre os principais artistas do movimento, encotramos os seguintes pintores: William Holman Hunt, John Everett Millais, Dante Gabriel Rossetti, John William Waterhouse e Edward Burne-Jones.

6 comentários:

  1. Nossa, é verdade, lindos lindos!
    da pra ver o que ele buscava nessas pinturas !
    muito lindo a 4ª pintura!

    ResponderExcluir
  2. Ao criticarem Rafael o tornaram aina mais lembrado.
    O efeito de luz e a delicadeza dos traços é o que mais me encanta.

    ResponderExcluir
  3. Muio Bom. A primeira imagem me lembrou As Brumas de Avalon.

    Belo blog

    ResponderExcluir
  4. Adorei a pintura do Rei Arthur. Realmente lindo e são de uma inspiração magnífica.

    Adorei o blog, como sempre recheado de belas novidades.

    Sucesso!

    Vanda Ferreira: http://vanda-ferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. olá Camila, realmente, esta primeira pintura é de Waterhouse e se chama Lady of Shalot, inspirada em um poema arturiano.

    ResponderExcluir
  6. Do you know the Brocéliande'S forest in Francia????
    Have a good week-end
    See you soon....

    ResponderExcluir