sábado, 22 de maio de 2010

Arte Francesa

A Arte Francesa é criada com sobreposição de gravuras de papel, cujo objetivo é em transformar a imagem plana em outra com relevo e profundidade. Para isso, você escolhe uma figura que você goste, e vai recortando-a, começando por aqueles detalhes que estão em primeiro plano e deixando para o final aqueles que estão mais próximas do espectador. Quanto mais detalhes houver na figura, mais cópias da mesma você vai necessitar (geralmente um mínimo de 6 imagens iguais). Na verdade, o trabalho pode ser resumido da seguinte forma: primeiro, usa-se o motivo de forma integral; em seguida, novas camadas são sobrepostas à folha inicial, coladas com cola de silicone, sendo retirados detalhes por detalhes do motivo até que o desenho salte aos olhos, dando um aspecto tridimensional à imagem.

As origens da arte francesa são incertas. Sabe-se que no século XVII começaram a chegar na Europa móveis da China com imagens laqueadas. Os ebanistas franceses tomaram esta técnica, melhorando-a, utilizando gravuras com flores que cobriam com muitas camadas de verniz. É de lá que tem origem a palavra découpage, cujo significado é recortar. Inicialmente essas imagens eram planas e acredita-se que artistas empreendedores deram a elas volume utilizando pedaços de cortiça. Uma variante da técnica é chamada de arte holandesa: o processo de recorte e colagem é o mesmo, mas no final o acabamento é em verniz geral, dando um aspecto de porcelana.

Para quem gosta de artesanato, e sempre adorou recortar e colar nos tempos de escola, vale a pena aprender. Como a arte francesa está muito na moda no Brasil, aconselho a procurar uma escola com tradição, para que aprenda a técnica correta.
Eu fiz algumas aulas durante as minhas férias este ano, na escola Traços e Cores em Porto Alegre( http://www.tracosecores.com.br/index.php) . Esta foto que postei é do meu primeiro trabalho. Desculpe pela qualidade da foto; este tipo de trabalho é muito difícil de fotografar, pela necessidade justamente de mostrar o alto-relevo.

13 comentários:

  1. Hey,

    fica bem bonito, dá ma impressão de relevo.

    =)

    LEGAL

    ResponderExcluir
  2. muito bom post, arte é muito bom e faz bem para a alma !
    belo blog parabens !
    visita o meu
    http://amansim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. adimiro quem consegue fazer arte dessa forma, deve ser dificil deixar com esse relevo. Parabéns pelo trabalho..

    ResponderExcluir
  4. super interessante seu post! E gostei do seu trabalho... antes de ler as últimas linhas do seu post, pensei que essas obras de arte tivessem sido feitas por algum francês... gostei mesmo do seu trabalho e me interessei pelas técnicas que você comentou aqui =)

    beijooos

    ResponderExcluir
  5. Concordo com todos os copmetários ai em cima...

    Primeiro belo blo... Parabéns... realmente sensacional esse conteúdo....

    Segundo... Realmente a arte é muito bom e faz bem para a alma!

    Terceiro... Realmente dá ma impressão relevo...

    Muito legal,, gostei demais e tbm dos cachorrinhus....

    Obrigado pela visita em meu blog.

    Saiba que sempre será bem vindo ao Publicidade Esportiva!

    Passando pra desejar aquela semana bem legal, cheio de alegria, fica na paz!

    Valeu ee abraçossssss.

    ResponderExcluir
  6. Que lindinhos esses pets!!
    Quero ver pessoalmente, está muito bonito!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. I did not know about French Art. I do not know if this is what they call it in France? It is certainly eye catching and quite pretty.

    ResponderExcluir
  8. Hi Vagabonde, I don´t know either, but I don´t think they call it french art, because when I search in the internet " french art" or " art française" it is always related to fine art, and this is handicraft. Maybe there they just call it découpage, but I´m not realy sure. But here in Brazil it´s called french art and it´s very popular among artisans.

    ResponderExcluir
  9. Assim pelo blog já é bonito, mas olhando ao vivo e a cores é mais lindo ainda, eu vi!!!!
    Ficou um trabalho perfeito para decorar o quarto bebê.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Também me apaixonei pela técnica de arte francesa. Já estou conseguindo dar os primeiros passos.
    A proposito seus trabalhos também estão lindos... parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, parabens pelo trabalho, gostaria de saber se vc tem essa folha para vender. eu tenho interesse.
    aguardo retorno
    Cynthia

    ResponderExcluir
  12. Oi Cynthia, não consegui acessar o seu perfil. Eu não tenho a folha p/ vender. Onde vc mora? Eu comprei esta folha na loja Traços e Cores, em Porto Alegre. De repente dá uma olhada no site deles (www.tracosecores.com.br), não sei se vendem folhas pela internet, mas entra em contato c/ eles, com certeza terão pois esta folha dos cachorrinhos é bem conhecida. Outra opção seria encomendar pela allposters (www.allposters.com.br), procura em " cachorros", o nome do trabalho é Puppies II e a artista é Jenny Newland. Eu dei uma olhada e eles vendem no tamanho 20x25 e custa R$15,00 (aí vai ser um pouco mais caro e vc terá que fzer cópias).

    ResponderExcluir