quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Denis Nolet: um poeta da pintura


Denis Nolet é um pintor canadense (1964-), que já demonstrou talento desde bastante jovem. Passou por diversas experiências na pintura, mas foi no final dos anos 90 que desenvolveu o estilo que o deixou mais conhecido no Canadá (Quebec) e no exterior, caracterizado por retratar cenas urbanas iluminadas à noite. Suas pinturas possuem brilhante iluminação (seja ela artificial ou pelo crepúsculo) contrastada com silhuetas de pessoas, animais, objetos e construções. O contraste de cores é perfeito, principalmente na oposição de alaranjados X azuis e amarelados X violetas. Utiliza muito o amarelo, parecendo haver inspiração em Van Gogh, principalmente quando quer retratar luminárias de rua - a luz amarela ao redor do objeto luminoso parece uma " aura", assim como Van Gogh fazia (embora este gostava mais da luz do dia, e Nolet, da noite).
A temática dos seus quadros é muito poética, com cenários animados por casais de namorados e músicos de rua. Dá vontade de estar lá, dentro dos seus quadros. Não sei a que cidade pertecem estes cenários, pois nunca estive em Quebec. Para mim interpreto como se fosse Paris. Consigo perfeitamente imaginar esta cena: andar nas ruas de Paris ao anoitecer, com o meu amado, na cor diferenciada da atmosfera da cidade, ouvindo os músicos de rua, dançando a celebração de estar vivo.









9 comentários:

  1. Belos e poéticos mesmo os quadros, maravilhosos.
    Parece que ele só pintava a noite, não?
    Parabéns pelo post e pelo blog.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interesante os quadros, sou leigo no asunto, mas olhando você percebe que o cara pintava muito bem pelos detalhes, as luzes.

    ResponderExcluir
  3. que pena.eu nunca ouvi falar desse pintor.parece até que é uma foto por causa das sombras das coisas nas ruas.ele tem talento

    ResponderExcluir
  4. muito interessante o jeito dele se expressar, a gente consegue sentir o clima.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada por me apresentar a Nolet. Não conhecia o seu trabalho, mesmo porque pouco conheço sobre os artistas plásticos contemporâneos.
    As obras dele são lindas! Transportam-nos para algum lugar onde acreditamos já ter vivedo. É a beleza da luz noturna que preenche o coração de nostalgia.

    ResponderExcluir
  6. Pois pronto!

    Não conhecia... ótimo artista! e Excelente post!

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Voce tem um talento incrivel pra fazer-nos mergulhar nas suas descobertas patty! um assunto , pintor, informação nova, em seu blog se torna um convite pra te acompanhar numa viagem a algum lugar, um encontro com uma personalidade... sempre otimo vir aqui!
    Quanto a aesse pintor, eu realmente nao conhecia e poso dizer qeu conheco algo da cultura quebecoise...
    achei a pincelada dele perto daquelas do pontilhista Seurat, toques pequenos na tela, com pontinhos ... esse tipo de imagem fica cada vez mais nitidos a medida que nos distanciamos da tela, pois os milhares de pontinhos coloridos vao se fundindo e à distancia vemos as imagens definidas pelas cores ja fundidas em nossos olhos... ao contrario se pudessemos nos aproximar dessas telas veriamos uma distorção cada vez mais, os pontos de cores se separariam e a imagem desapareceria em nossos olhos...
    lindo!
    Bom, tanto pode ser Montreal ou Quebec. embora se eu tivesse qeu apostar eu diria Montreal a cidade retratada. pelas mesinhas dos cafes, as luzes ao fundo, a poesia e o ar cosmopolita que essa cidade tem ! bem, posso estar errado, pois tudo isso pode ser apenas um saudosismo meu, e uma lembrança poetica dessa cidade que tanto amo ( MOntreal)
    um beijo
    parabens sempre
    Ibere

    ResponderExcluir
  8. Canada has some very talented painters and also some great masters in the past. Denis Nolet has a wonderful palette of colors – his style is very imaginative and still realistic. I had already planned to show one of his paintings in a future post where the characters are not painted in black. A great post.

    ResponderExcluir
  9. Valeu demais esse tempo que passei por aqui e pude contemplar sua pintura de alta qualidade. Parabéns pelo belíssimo trabalho! Gostaria muito que você pudesse visitar meu blog, pinto, mas não tão bem quanto você.Abração.
    valeriasouza-telas.blogspot.com

    ResponderExcluir