segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

200 anos do nascimento de Frédéric Chopin em 2010 - 1

Retomando a minha promessa de postagens sobre Chopin no bicentenário de seu aniversário em 2010, gostaria de deixar o vídeo de uma das suas baladas, executada por Vladimir Horowitz.


A Balada nº 1, em Sol menor, Opus 23, é a primeira das quatro baladas compostas pelo compositor polonês Frédéric Chopin para piano. Foi composta entre 1835 e 1836, durante os primeiros dias do compositor em Paris, e foi dedicada ao "Monsieur le Baron de Stockhausen" embaixador de Hanover na França. De acordo com um comentário do compositor Robert Schumann, Chopin teria citado o poeta Adam Mickiewicz como influência para as suas baladas. Ele teria escrito em uma carta: "Recebi uma nova balada de Chopin. Parece um trabalho bastante próximo de seu gênio, embora não seja o mais genial e eu lhe disse que de todas as suas composições é a que mais gosto."

No filme O Pianista, esta balada é tocada duas vezes, na interpretação de Janusz Olejniczak, dirigido por Roman Polansky. Na primeira vez, são escutados apenas alguns compassos, quando Władysław Szpilman toca no ar, num hospital alemão abandonado. Na segunda vez, é ouvida numa cena de aproximadamente 4 minutos, quando um militar alemão é tocado pela beleza da música e do talento de Szpilman, desistindo de entregá-lo para os nazistas.

E de pensar que já toquei isso... desisiti pois nunca consegui fazer direito depois do 08:46, é muuuuuito difícil!

Visite este post para mais informações sobre Chopin: http://moradadevenus.blogspot.com/2009/12/200-anos-do-nascimento-de-frederic.html

6 comentários:

  1. Chopin foi um dos compositores que me fez gostar de música clássica. Se um dia chegar a tocar isto - mesmo que mal - seria uma felicidade :-)

    ResponderExcluir
  2. Realmente Chopin é muito bom e essa música é ótima. Lembro dela no filme O Pianista. Também adoro música classica.

    http://cineclube01.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. De erudito, sou muito seletivo, prefiro quase que exclusivamente aos belissimos trabalhos de Richard Wagner, mas nem por isso, deixo de ouvir outros gênios do gênero... não som que me tranquilize mais do que esse tipo de musica! Aliás, isso sim que é música! Não essas porcarias que teimam em tocar constantemente pelas rádios...

    ResponderExcluir
  4. nunca ouvi falar nesse cara, só to sabendo agora
    =)

    ResponderExcluir
  5. Nossa... muito bom!
    Deve ser muito dificil tocar mesmo... eu me contento só em ouvir...

    Abraços
    www.borarir.com

    ResponderExcluir
  6. muito legal o post!, eu sou pessima em tocar,
    eu me contento só em ouvir +1,
    lindo aqui!
    Beijos Lívia

    ResponderExcluir