Em 24 de julho passaram-se 150 anos da morte do artista tcheco Alphonse Mucha, um dos meus favoritos. Na minha opinião, ele é um dos artistas que mais soube observar e transmitir aos seus trabalhos a alma feminina, com a sua sensualidade, seus jeitos, seus olhares, sua delicadeza.
Frutas e Flores
Alphonse Maria Mucha (24 de julho de 1860 – 14 de julho de 1939), foi um pintor tcheco da Art Nouveau, conhecido pelo seu estilo próprio e imagens femininas. Como vários artistas da sua época, procurou um "lugar ao sol" em Paris, centro das artes no século XVIII. Próximo ao Natal de 1894, ocorreu de Mucha entrar em uma loja de impressões onde havia uma súbita e inespedada necessidade por um novo pôster de propaganda para uma peça a ser estrelada pela mais famosa atriz da França, Sarah Bernhardt. Mucha se voluntariou para produzir uma litografia em 2 semanas, e em 1o. de janeiro de 1895, o pôster da peça Gismonda apareceu nas ruas de Paris. A ilustração foi um sucesso, anunciando o novo estilo artístico e seu criador aos cidadãos parisienses. A atriz ficou tão satisfeita com o resultado que assinou um contrato com Mucha por 6 anos.

Quando Mucha faleceu, seu estilo estava considerado ultrapassado. Porém, seu filho
Jiři Mucha devotou muito da sua vida para escrever sobre o pai e atrair atenção para sua arte. Um interesse no estilo próprio de Mucha experienciou um forte revival nos anos 60 (assim como o interesse em Art Nouveau em geral) por causa da onda psicodélica.
Perfumaria Violet
No seu próprio país, Tchecoslováquia, as autoridades não mostraram muito interesse em seu
trabalho naquela época. Apenas recentemente surgiu o Museu Mucha, em Praga, dirigido pelo seu neto John Mucha.http://mucha.tyden.cz/
As Estações (Primavera, Verão, Outono e Inverno)
" A arte existe apenas para comunicar a mensagem espiritual, e nada mais" Alphonse Mucha