
As origens da arte francesa são incertas. Sabe-se que no século XVII começaram a chegar na Europa móveis da China com imagens laqueadas. Os ebanistas franceses tomaram esta técnica, melhorando-a, utilizando gravuras com flores que cobriam com muitas camadas de verniz. É de lá que tem origem a palavra découpage, cujo significado é recortar. Inicialmente essas imagens eram planas e acredita-se que artistas empreendedores deram a elas volume utilizando pedaços de cortiça. Uma variante da técnica é chamada de arte holandesa: o processo de recorte e colagem é o mesmo, mas no final o acabamento é em verniz geral, dando um aspecto de porcelana.

Para quem gosta de artesanato, e sempre adorou recortar e colar nos tempos de escola, vale a pena aprender. Como a arte francesa está muito na moda no Brasil, aconselho a procurar uma escola com tradição, para que aprenda a técnica correta.
Eu fiz algumas aulas durante as minhas férias este ano, na escola Traços e Cores em Porto Alegre( http://www.tracosecores.com.br/index.php) . Esta foto que postei é do meu primeiro trabalho. Desculpe pela qualidade da foto; este tipo de trabalho é muito difícil de fotografar, pela necessidade justamente de mostrar o alto-relevo.