domingo, 25 de abril de 2010

Un Sospiro - delicadeza e virtuosismo de Liszt

Franz Liszt (22 de Outubro de 1811 – 31 de Julho de 1886) foi um compositor húngaro, pianista virtuoso e professor. Ficou conhecido por toda a Europa por suas grandes habilidades no piano, que adquiriu avançadas técnicas precocemente, dito por seus contemporâneos que teria sido talvez o melhor pianista de todos os tempos. Como compositor influenciou artistas como Richard Wagner, Hector Berlioz, Edvard Grieg entre outros.
Un sospiro (um suspiro, em italiano) é o terceiro do conjunto " Três Estudos de Concerto" de Lizst, algumas vezes referido como Estudo no. 39 (segundo a literatura, talvez não tenha sido Liszt que nomeou o estudo como Un Sospiro). Não sei quem então o fez, mas foi muito feliz na escolha. A melodia simples, quase impressionista, nos remete a alguma lembrança... àquele suspiro rápido que damos quando lembramos de algo bom, quando a nostalgia nos preenche.
Este estudo se dá com o cruzamento frequente das mãos, onde a simples melodia se alterna, e arpeggios.

Trata-se de uma peça bastante difícil de executar. Apesar da contagem de tempo aparentemente fácil (4/4), a melodia que está por baixo é difícil de desenvolver pela imensa quantidade de notas por estrofe, o que se torna mais difícil perto do clímax da composição, no final, quando as mãos têm que se cruzar múltiplas vezes.

A obra foi dedicada ao tio de Liszt, Eduard Liszt.


**obras de arte do artista inglês Marcus Stone**

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Paty..
    I love Franz Liszt Thank you for this post.
    Costas

    ResponderExcluir
  3. Pelo que li do post executar essa música não é um tarefa para muitos. Eu gostaria de tocar piano, admiro quem sabe.

    ResponderExcluir
  4. Ja ouvi bastante Liszt, mas prefiro Tchaikovsky, hehehe!!
    Obrigado pela visita e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog e pelo conteúdo concerteza. Um conteúdo raro em blog. É importante ressaltar as belas obras acima. Muito bom mesmo
    Visite o nosso blog
    www.blog.maisestudo.com.br
    Abs
    MaisEstudo

    ResponderExcluir
  6. Influenciou Richard Wagner? Sou fascinado por Wagner... tenho inúmeros vinis com sua maravilhosa música. Mas desconhecia por completo Franz Liszt. E se ele serviu como referencia para Wargenr desenvolver sua obra, nada mais sensato que eu passe a conhecer seu trabalho.
    Obrigado por essa rica indicação carissima! ; )

    ResponderExcluir
  7. Franz Listz was a friend of Chopin but was better known because he was tall and good looking and more flamboyant. Although I read his music was not considered as good and intricate as Chopin’s. Still I like it very much. The paintings go very well with the music.

    ResponderExcluir