segunda-feira, 19 de abril de 2010

Um estaleiro ameaça a paradisíaca Florianópolis

***
Este post é longo, mas peço de coração que o leiam até o final.
***
Um pedacinho de terra,
perdido no mar...
Num pedacinho de terra,
beleza sem par...
Jamais a natureza,
reuniu tanta beleza
jamais algum poeta
teve tanto pra contar..."


Assim foi cantada a Ilha de Santa Catarina pelo autor do hino de Florianópolis. Quem já esteve na Ilha com certeza ficou emocionado ao ver este pedaço de terra deslumbrante rodeado por um mar verde esmeralda e por outras ilhas, que atraem brasileiros do país inteiro e estrangeiros, principalmente da América do Sul e da Europa. Todos atraídos pela beleza natural praticamente intacta, e pelo contato com a cultura local, de uma culinária baseada em peixes e frutos do mar ali mesmo cultivados, de uma vida que segue o ritmo da natureza, sem os atropelos do dia-a-dia moderno. Coisa rara hoje em dia. Porém, o crescimento sem planejamento da cidade e da região, obviamente, já está trazendo prejuízos na questão da segurança pública e na dos impactos negativos ao meio ambiente.

Praia de Ganchos - Governador Celso Ramos

Para destruir de vez este ideal, um megainvestimento ameaça transformar a Ilha (e municípios vizinhos, não menos belos) em mais um local insalubre para os seres vivos da região. Qual seria ele?? A construção de um estaleiro no município de Biguaçu (17km de Florianópolis), pela OSX, empresa do multibilionário Eike Batista. Este estaleiro tem por objetivo construir e reparar navios petroleiros, para atuar em outras empresas do empresário ligadas à produção de petróleo. Isso significa que seres marinhos, do molusco ao cetáceo, terão de conviver com tintas, graxas, arsênico, óleo e demais resíduos que um estaleiro de grandes embarcações e plataformas petrolíferas pode gerar. Com tantas águas já poluídas no imenso litoral brasileiro que poderiam ser utilizadas para este fim, Eike Batista (que já tem patrimônio de 27 bilhões de dólares, mas tem como objetivo de vida ser o homem mais rico do mundo) escolheu logo um lugar selvagem, de águas límpidas, para construir mais uma arma na sua escalada ao topo, arma essa que vai matar mais uma área ainda intacta da atuação humana destruidora .

Biguaçu - o terreno onde será construído o estaleiro também fica próximo a uma reserva indígena Guarani

O local é totalmente inapropriado para este empreendimento. Isso porquê está localizado em meio a 3 unidades de preservação ambiental federais: Área de Preservação Ambiental de Anhatomirim (que abriga baleias francas e golfinhos, em Governador Celso Ramos), Estação Ecológica de Carijós (próxima as praias de Daniela e Jurerê, entre outras no norte de Florianópolis) e a Reserva Biológica do Arvoredo. Esta última, inclusive, por ter espécies em extinção, foi enquadrada na categoria mais restritiva de unidades de conservação, sendo proibidos mesmo a pesca e o turismo local; apenas uma pequena área é liberada para mergulho. Então, como é que agora, o órgão estadual justamente responsável por proteger o meio ambiente - a FATMA-, dá um parecer favorável ao projeto?? Não parece um contra-senso??
Localização do Estaleiro em Biguaçu (pequena área cinza) - intimamente próximo a reservas ambientais no município de Governador Celso Ramos e o norte da ilha de Florianópolis

Felizmente, o Ministério Público Federal pressionou a FATMA em esclarecer os resultados do seu licensiamento, e , com o apoio de outras entidades de Proteção Ambiental como a Sea Shepherd (http://seashepherd.org.br/) e a Instituto Chico Mendes (http://www.institutochicomendes.org.br/index.php), exigem que seja o órgão federal IBAMA a avaliar os impactos da construção deste estaleiro no local. http://www2.prsc.mpf.gov.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/mpf-quer-posicao-da-fatma-sobre-parecer-contrario-ao-estaleiro-em-biguacu

Você que investiu tanto numa residência ou na rede hoteleira em Jurerê, ou como o tenista Guga, em Governador Celso Ramos, o que lhe parece esta paisagem??

Mesmo assim, fico apreensiva com o futuro desta discussão. A notícia tem pouco destaque nas mídias convencionais - mais uma vez, aqueles que deveriam ter a obrigação de manter a população corretamente informada. Provavelmente esta negligência tem a ver com o poder do dinheiro. Sabemos infelizmente que a fortuna deste Sr. Eike Batista (é o 8o. homem mais rico do mundo), é o mais decisivo nestas questões. E infelizmente também sabemos que tudo no nosso Brasil funciona assim: "molha a mão" do sujeito que você consegue o que quer. E assim devem estar pensando os políticos de Biguaçu e do governo de SC (que inclusive aceitaram este projeto vendendo a área por valor inferior ao de mercado). Pesquisando na internet, vemos a relação de Eike com a política, tendo ele financiado campanhas políticas que lhe beneficiaram em seus projetos http://pt.wikipedia.org/wiki/Eike_Batista.

Ostras contaminadas por óleo: sendo Florianópolis e Grande Florianópolis as principais produtoras do país, o que sobrará para a maricultura??

Na contra-partida, os defensores do projeto alegam que serão gerados 4 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. Não vou nem citar aqui o que o impacto destes milhares de trabalhadores trará a uma cidadezinha como Biguaçu em termos de moradia, saneamento básico, transporte, segurança e saúde (já que a cidade não possui nem rede de tratamento de esgoto e recebe água potável dos municípios vizinhos). O que quero dizer é que empregos podem vir de outras formas. Não é justo que, para se gerar alguns milhares de empregos, outros milhares (setor turismo, setor imobiliário, setor de pesca e maricultura, etc) sejam destruídos. Mas mais importante de qualquer emprego é a natureza que ali se encontra, este milagre que temos tão perto de nós, que uma vez destruída, não tem mais volta. Será que nós, homens, que estamos há tão pouco tempo neste planeta, temos o direito de destruir tudo de acordo com os nosso interesses? Não devemos esquecer que o dinheiro fica, o nosso corpo e os nosso interesses se vão com a morte, mas o mundo vai ficar aí, vai ser o lugar que deixaremos para nosso filhos e netos. Por isso não me venham com essa de emprego, é essa a idéa que estes milionários querem passar: "você aceita uma merreca de salário (ou de propina) e fica feliz pois comprou o seu i-pod, enquanto eu enriqueço às suas custas e à sua burrice". E nesta ilusão todos nós, inclusive os moradores da vizinha ambiciosa Biguaçu, vamos perder esta natureza maravilhosa que não há dinheiro que compre. Cego de quem mora por aqui e não sabe valorizar a preciosidade que tem.

Praia do Forte em Florianópolis - em vez desta tranquila paisagem, navios petroleiros irão compor o visual...

Agradeço-os por terem lido o post até o final, e peço, se possível, que o divulguem. Vamos fazer a nossa parte e não deixar que o interesse privado de poucas pessoas prevaleça sobre o interesse da nossa e das próximas gerações.

Foto acima: pássaro agoniza após vazamento de óleo na Baía de Guanabara/RJ, baía cuja natureza foi destruída para sempre devido a plataformas petrolíferas

77 comentários:

  1. Nossa, que estrago que o petróleo "vazado! está fazendo :(

    Que dó do pássaro.
    Mesmo triste adorei o post ALERTA!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  2. nossa...a imagem do local e linda...não podemos deixar que transformem em algo pior...isso e contra tudo que certo...

    ResponderExcluir
  3. Opa, eu moro no Campeche e aqui tb ja foi liberado e esta em andamento um projeto de um emissario submarino p/ q o escoto seja dispensado no mar ou seja assim como algumas praias do norte da Ilha, Lagoa da conceição, e continente, ficara poluida tb, muito bom este seu post pq fiquei sabendo em detalhes o q acontecerá em Biguaçu, o q podemos fazer, p/ vetar isso, aparentemente nada, ou alguma coisa, portanto a iniciativa está de parabens, precisando de parceria estamos aí, abraç.

    ResponderExcluir
  4. mais um ótimo texto sobre os negócios de Eike Batista https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/3/21/o-vendedor-de-ilusoes

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal vamos tornar esse post como um spam para que todos tenham acesso, sou de São Paulo e sempre que posso vou a Floripa, o que esse Eike Batista quer é se tornar o dono do mundo.
    Já que não temos poder suficiente para combate-lo então divulgaremos o post da Paty para que alguém possa tomar uma atitude adequada.
    Pois a Ilha de Santa Catarina é um patrimônio ambiental de todos nós e não irão destruí-la.
    Postei o post no meu blog também dêem uma olhada. www.zumptv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Paty! Parabéns pela tua iniciativa! Pode deixar que temos que acabar com esse monopólio do Eike Batista que quer ser dono do mundo! Isso é inaceitável! Vamos tocar pra frente e tentar vetar de qualquer forma esse projeto mirabolante dele...
    Beijos e obrigada pelo artigo.

    Taty

    ResponderExcluir
  8. Paty, já encaminhei a mensagem do Reno e agora também encaminho o teu post para todos os meus contatos, muito claro o texto!
    Quem ama a natureza tem que ajudar a divulgar!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá Paty,
    Adorei a dica para o blog,é um assunto muito importante. Pode deixar que vou publicar sim!!!
    Beeijos querida,
    Thalyta Trolese.

    ResponderExcluir
  10. Paty, primeiro adorei teu blog e sua preucupação com a natureza e com um texto claro e objetivo! Também vou encaminhar a todos
    meus contatos. beijo

    ResponderExcluir
  11. Essa foto do pássaro eu me lembro muito bem, foi em 2000, no Rj mesmo.Muito interessante seu blog e muito pertinente sua preocupação com a natureza.

    Floripa é uma maravilha. Já tive o prazer de conhecer. que lugar!

    Vlw.

    http://escondidin.blogspot.com/2010/04/caminhando-e-sonhando.html

    Boa leitura>

    ;)

    ResponderExcluir
  12. Não dá para ler sem sentir uma revolta nesse
    absurdo que querem fazer em Governador Celso Ramos.Vou passar adiante.Eu acredito na
    força da internet.Agradeço a informação.

    ResponderExcluir
  13. Paty,

    Penso muito no que será das pessoas no futuro, não muito longe do momento em que hoje estamos. Dinheiro como fim e não como meio de alcançar algo que queremos ou precisamos. Dinheiro pelo dinheiro somente, onde o limite inexiste. Para conseguir cada vez mais, quantas catástrofes o mundo já viveu e quantas ainda virão. Somos um povo carente. Carência, de exemplos. Começando com a cúpula política deste país, que, com sua conduta, respalda as demais barbaridades que estão acontecendo sob nossos inertes olhos.

    ResponderExcluir
  14. leiam sobre os 10 anos de derramamento de óleo na baía da Guanabara http://baiag5rj.blogspot.com/2010/01/10-anos-do-derramento-de-petroleo-na.html
    este é o futuro de Floripa minha gente...

    ResponderExcluir
  15. o post é um sinal de alerta. estarei divulgando a todos os meus amigos blogueiros e vou repassar via email o seu endereço para que todos leiam.

    concordo contigo que quando tem mta grana envolvida a coisa complica. Eike é o tipo de homem que com cara de bonzinho consegue tudo que quer. espero que principalmente a população de Santa Catarina se organize e proteste contra tal fato.

    abraços.

    ResponderExcluir
  16. é uma pena! tomara q dessa vez alguem impeça mais uma intervenção no meio ambiente. E emprego até a industria do cigarro gera, nao justifica absolutamente nada

    ResponderExcluir
  17. Morei na Ilha por curto tempo mais neste momento ao ler este articulo no Blog ,fiquei arrepiado , a "Ilha da Magia" porque ela e assim mesma cheia de Magia; necessita da nossa ajuda , publiquen o Link do Blog no Tweeter,Face,Space,Orkut é em todas as redes socias , espalhem , espahlem por quanto e canto só assim poderemos ajudar um pouco.Como diz Krishna o ser Humano fica impresionado com o mundo material ate se achar o dono do mundo sendo que somos uma infima parte de tudo o sistema.Amigos,Colegas a Lutar por Floripa e por o Brasil inteiro , por America Latina por o Planeta e proteger-lo de pessoas ambicioças como o Sr Batista .Obrigado

    ResponderExcluir
  18. É mto ruin ver imagens como essa, de como os animais sofrem com a ação do homem.

    "a "Ilha da Magia" porque ela e assim mesma cheia de Magia; necessita da nossa ajuda , publiquen o Link do Blog no Tweeter,Face,Space,Orkut é em todas as redes socias , espalhem , espahlem por quanto e canto só assim poderemos ajudar um pouco" ^-^¨cat

    ResponderExcluir
  19. Cara, eu sinceramente sempre admirei o Eike Batista por ser um grande executivo e empreendedor. Mas honestamente esse lado da verdade abala muito. Passei a procurar mais sobre o perfil dele agora que li a matéria.. para formar uma opinião melhor. Duas coisas me chocam: 1) Não temos poder para mudar esse tipo de coisa; 2) Fico na dúvida se vale a pena estudar na vida e virar um grande executivo , sendo que o sacrifício da vida é o preço que se paga.

    ResponderExcluir
  20. chega dá uma tristeza ):

    ResponderExcluir
  21. Se há demanda, sempre vai existir alguém que vai querer investir nesse tipo de negócio... esse é a base do sistema capitalista. Se não for a OSX hoje, será a Petrobrás ou qualquer uma outra amanhã. Com a população mundial e a demanda por derivados de petróleo aumentando exponencialmente, este tipo de investimento vai ter que acontecer, cedo ou tarde, ou a economia entra em colapso... Solução definitiva? Por enquanto não há, ou alguém aqui vai querer pagar R$ 10,00 o litro da gasolina ou não usar/comer nada que dependa de petróleo? Dá até pra lutar para que este tipo de investimento não aconteça hoje, mas isso é o bom e velho empurrar com a barriga...

    ResponderExcluir
  22. O dinheiro comanda o mundo, é triste ler sobre este tipo de coisa. Hoje mesmo estava lendo sobre sustentabilidade e algo raro de se encontrar é uma empresa que pensa no equilíbrio entre a economia, o social e o meio ambiente. Não há nada mais importante que o lucro, né?
    Não vou mentir, todos os dias leio histórias parecidas e o que me deixa assustado é o fato de não me revoltar mais com isso, já me acostumei. As pessoas... não sabem o que fazem.

    ResponderExcluir
  23. olá... Anônimo
    não é porquê esta é a base do sistema que temos que assitir a tudo resignados. nosso dever é exigir que este tipo de empreendimento seja feito em locais não que prejudiquem o meio amibente, que não sejam próximos a reservas ambientais, que não traga prejuízos para outros setores da economia local. a luta aqui não é contra o petróleo, acho que isso ficou bem claro...

    ResponderExcluir
  24. é triste ver isso. Um paraíso como Floripa ser destruido pelo homem em busca de riqueza.. mais triste ainda, é que a natureza e vinga.


    http://analisefc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Não discuto teu ponto te vista... e está de certa forma certo. Mas evitar que este empreendimento aconteça hoje, não o impede de acontecer amanhã pela força da demanda... foi sobre isso que eu escrevi. É triste, mas a sociedade em que vivemos não é auto-sustentável por definição. Um exemplo são os empreendimentos imobiliários que o texto usa como argumento contra a implantação de tal estaleiro, pois é fato que este tipo empreendimentos destruíram muitos paraísos não só no Brasil como no mundo... Ações como a tua são importantes, mas não atacam a raiz do problema. Por exemplo, só os EUA consomem 25% de toda energia produzida no Planeta e eles são apenas 300 milhões de pessoas, o que acontecerá qdo a China e Índia alcancem o mesmo nível de desenvolvimento? A conta não fecha...

    ResponderExcluir
  26. Anônimo
    com certeza aminha ação não ataca a raiz do problema; quem sabe se eu tivesse 27 bilhões de dólares com o Sr. Eike eu poderia usar este dinheiro para atacar a raiz do problema, ao invés de causar mais destruição. se não vivemos de forma auto-sutentável, então cada um de nós tem que fazer a sua parte para mudar, afinal de contas, o homem é tão inteligente não? o que não pode acontecer é vermos as cagadas serem feitas e ficarmos quietos, achando que não vamos conseguir e que não vai dar certo.
    " o que me preocupa não é o grito dos maus, é o silênci dos bons" Martin Luther King

    ResponderExcluir
  27. Você está disposta a deixar de usar computadores, celulares, não sonhar com um carro novo, a renunciar toadas as comodidades da vida moderna? Se não estás, não estás fazendo realmente nada pra ajudar de verdade, só está procastinando. Você sabe quanto de carvão ou gás natural é necessário para manter os servidores do Blogspost funcionando? Lembre-se, se não houver consumo, não vai haver necessidade de produzir. Veja bem, eu não dizendo que não está certo fazer o que tú estas dizendo, só digo que infelizmente não resolve. O problema é bem mais grave e a solução é um remédio bem amargo.

    ResponderExcluir
  28. pois é Anônimo ... não sei quem vc é, afinal, não se identificou ... não sei se me conhece ou não ... mesmo não tendo que dar satisfações da minha vida pessoal, faço questão de dizer aqui que odeio celular e não sonho com carro novo, entre outras coisas da vida " moderna" ... há coisas, mas muuuitas coisas mais importantes nesta vida que não dependem de petróleo, triste de quem não enxerga isso...mas volto a dizer, não sou contra o petróleo, se ele é necessário, que seja explorado... e que seja explorado num local adequado, vc não acha?
    enfim, não esperava ter tantas respostas quanto a este assunto, começo a ter fé que possa mesmo ajudar nesta causa!

    ResponderExcluir
  29. Olá Paty,

    Rarefeito quando vejo seu blog em comunidades, fico na espera de novos horizontes/paisagens e afins, desta vez não deixou de ter. Embora com um fundamento, o que o torna ainda mais especial. Aguçar o senso crítico das pessoas é essencial. É pelo menos como me deixou, ao ler isto aqui. Aguçada!

    E como disse em seu perfil, a beleza não aquela que fora nomeada por influências maiores, mas aquela do ser, quem vem de cada um... Através desta beleza, iremos salvar o Mundo!

    Tenho esperanças...

    Se quiser vá ao meu blog, de repente poderíamos trocar informações, enfim...

    http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Não concordo com o que o anônimo está escrevendo. Até pouco tempo atrás o governo brasileiro só falava em desenvolvimento sustentável com uso de etanol e biocombustível. Agora desde a descoberta do pré sal só se fala em dependência do petróleo. Por acaso a Europa, mesmo capitalista, não vem buscando fontes de energia menos prejudiciais ao meio ambiente???

    ResponderExcluir
  31. Ações sustentáveis só entram em pauta quando convem a certo nicho de mercado. Do contrário, é explorar, derrubar e aniquilar com tudo, afinal, o que interessa é dinheiro no bolso. O futuro que se exploda porque quero viver meu presente com regalias infinitas! ¬¬

    É justamente esse tipo de pensamento que tem de ser combatido a todo custo... como é que pode!?!?!

    Tomei a liberdade carissima Paty, de encaminhar via email sua postagem, dando obviamente, os devidos créditos!

    ResponderExcluir
  32. Acho um absurdo o que estão fazendo com a vida e com a natureza. Não é toa que a raça Humana irá pagar e já está pagando pelos seus atos.

    Blog: Cultura Dinâmica - http://culturadinamica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  33. Enquanto a midia faz um estardalhaço todo por causa da morte de uma criança ha 2 anos, q todo mundo sabia quem matou, pq nao dao importancia para um movimento anti-eike?? dinheiro claro!!

    não deixemos que mais esse recurso natural seja estirpado.. vamos fazer um movimento!!

    ResponderExcluir
  34. Paty, publiquei trechos do teu texto no meu blog (http://balaiodesiri.blogspot.com). Vamos unir as forças.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  35. Óptimo grito de alerta, Paty! Espero sinceramente que este projecto não vá avante!

    ResponderExcluir
  36. Oi Paty. Assustador o silêncio na midia sobre esse assunto. Mais fácil ver no Jornal Nacional um contrabandista de papagaios (não que isso não seja um crime) do que falarem do estrago que esse estaleiro fará em Biguaçú. Parabéns pela sua conciência, pela sua clareza e preocupação.

    ResponderExcluir
  37. É bom ver que no mundo de hoje ainda tem gente que se importa com o meio ambiente. Dá uma certa esperança num futuro melhor.

    Ótimo post.

    Beijos,
    Helena (http://so-letras.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  38. O alerta é realmente importante...
    há tantos lugares interessantíssimos para a gente conhecer por aí.

    veja tbm
    www.ovolumeunico.blogspot.com

    bjos

    ResponderExcluir
  39. O egoísmo e a ganância falam mais alto em pessoas como sr. Eike Batista.
    Muito bom, seu post, Paty. Não entendo como a mídia não passam informações desse tipo. O que ganham com isso?

    ResponderExcluir
  40. Concordo em gênero, número e grau com a postagem feita.
    Eu estou nesta luta ecológica há quase 50 anos, desde os tempos da AGAPAN (Porto Alegre) e do meu colega e amigo José Lutzemberger. Fundei a disciplina de Ecologia na UFSM, onde dei aulas durante mais de 35 anos. Agora mesmo, estou na luta pelos esgotos de Canasvieiras, pois passei a residir na praia, em Floripa.
    Parabéns pelo teu blog !
    Abraço fraterno

    James Pizarro
    www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Paty
    Se vc tiver material me envia para eu repassar aos meus contatos...meu filho ama Floripa....Eu amo a Natureza....isso não tem cabimento....Concordo com o James Pizarro...bjcas bem mimirabolantes p/ vc....

    ResponderExcluir
  42. Oi, Paty
    Sou de Floripa, vou trabalhar a pé (filtro solar e sombrinha, pois entro às 13:00h),meu celular ainda é aquele azulzinho e branco, 2004 da Nokia, meu carro é flex. Reciclo o lixo, colaboro com blogs ecologistas e quero que o Eike enfie o dinheiro dele no....
    Parabéns pelas informações.

    ResponderExcluir
  43. I understand the terrible cost to the environment this project will be. I hope that all the people there get very vocal and contact the government. But unfortunately there are too many greedy people. It is the same in the USA. They still drive huge SUV automobiles even though they use so much gas, hurt the environment, hurt children’s lungs and kill more than 10,000 people a year – people are very selfish really. I do think that there should be more done to contain population – more people more problems. Find all the big environment nonprofit organizations and send them emails, letters, as well as send them to politicians. But if this man is so rich, he can buy any politician you know. Please keep us informed on this.

    ResponderExcluir
  44. Nossa, é realmente revoltante. Não vemos divulgação disso na midia. É um absurdo, conheço essa praia, passei minha lua-de-mel em Florianopolis...Parabens pela postagem. Bbjs, Mi

    ResponderExcluir
  45. É lamentável o que o ser humano está fazendo com a natureza, temos leis ambientais que não são cumpridas. Infelizmente enquanto a agenda 21 não entrar em ação "Pensar globalmente e agir localmente" as riquezas naturais serão destruídas por pessoas imediatistas que não pensam que o recusrso natural tem fim.
    Parabéns pela iniciativa da divulgação.
    Abraços
    Rozane Pais

    ResponderExcluir
  46. Paty, publiquei sobre o estaleiro no meu blog e coloquei teu link lá. Nossa, cada vez mais esse estaleiro me revolta! Vou lhe escrever nesses dias. Beijos, Michelle.

    ResponderExcluir
  47. Paty,

    desculpe a demora pra atender teu apelo, mas finalmente estou aqui. Sobre o conetudo em si, é bem importante, pois somos todos responsaveis pelo dia de amanha, e os recursos, ao contrario do que pensamos são esgotaveis ! Nesse caso o acompanhamento do trabalho junto ao ministerio publico é muito importante, talvez ate divulgar pra programas como o CQC, que fazem o proteste já!

    já pensou em montar um grupo de acompanhamento para saber como andar o processo? é uma questao de cidadania, e temos todo o direito, pense nisso !

    Ibere
    http://ibererestivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Paty! Somente agora consegui vir até aqui ler seu post! Obrigada por seu recadinho lá no blog! Tens todo meu apoio e irei fazer um post no meu blog citando o seu, irei colocar nos blogs favoritos também. Como meu blog atinge um outro público acho importante fazer mais uma publicação a respeito desse lamentável estaleiro! Moro em Sto Antonio e meus vizinhos foram protestar contra a mudança do plano diretor para que construam prédios imensos em Sto Antonio e Lagoa - da primeira até conseguiram impedir, depois bloquearam a participação da população, vc viu? Isso é outra coisa que me deixou indignada! Bjs parabéns! Lísia (blog.madameg.com)

    ResponderExcluir
  49. Paty!
    Gostei das suas colocações, parabéns!
    Não dá para fazer uma petição pública?
    Ja estou repassando a mensagem. Um abraço
    Sonia

    ResponderExcluir
  50. CONCORDO PLENAMENTE EM PRESERVAR A ILHA DE SANTA CATARINA E O SEU ENTORNO E PROPONHO QUE SE RETIRE TODA A POPULAÇÃO QUE VIVE NA ILHA E NAS COSTAS E SE DEIXE TUDO EXCLUSIVAMENTE PARA A FLORA E A FAUNA LOCAIS...DEIXEMOS TUDO ...SAIAMOS TODOS , MAS TODOS MESMOS,NÃO SÓ O IKE , MAS O GUGA E SEUS INVESTIMENTOS,TODOS OS QUE MORAM E VERANEIAM EM JURERE INTERNACIONAL E TRANSFORMARAM O QUE ERA UM MANGUE PRESERVADO EM RESIDENCIAS DE LUXO,OS APTOS DE LUXO DA BRAIA BRAVA ,AS CASAS TODAS DA LAGOA ( INCLUSIVE A DA ZELOSA PROCURADORA ANA SITUADA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO ) QUE ESTÃO DEVASTANDO E POLUINDO SUA NATUREZA,OS ATERROS DA BAÍA NORTE E SUL, O AEROPORTO EM CIMA DE OUTRO MANGUE,AHH NÃO ESQUEÇAMOS O PORTO DE IMBITUBA QUE NINGUEM RECLAMA DOS DANOS QUE CAUSA ATÉ AS BALEIAS E O PORTO DE SÃO FRANCISCO IDEM , ENFIM DEVEMOS SAIR TODOS DESSE MARAVILHOSO LITORAL E (VOLTEMOS??)VAMOS MORAR EM PORTO ALEGRE, EM SÃO PAULO,ETC ENFIM ONDE NÃO HÁ MAIS COMO SALVAR NADA..ESSA É UMA PROPOSTA QUE DEVE INCLUIR TODOS OS QUE DE MAIOR OU MENOR MANEIRA CONTRIBUEM PARA O QUE RECLAMA TANTO NESSE BLOG, NÃO SEJAMOS FARISEUS E HIPÓCRITAS JOGANDO PEDRA NUMA VIDRAÇA QUE TAMBEM É NOSSA.....

    ResponderExcluir
  51. Vergonha!!! Será que ser um dos homens mais ricos do mundo já não é suficiente??????????

    É preciso destruir o que o maior de "todos" conseguiu erguer?????????

    Continue a luta para que este desastre não aconteça.

    ResponderExcluir
  52. " MOLIERE" : que belo argumento o seu hein? então só porquê já houve destruição em locais da ilha, não se pode mais preservar nada do que ainda resta? acorda, quando preservamos a fauna e flora de um lugar estamos também preservando os seres humanos que lá habitam. se vc realmente acha que isso não é importante, proponho sim que volte às grandes capitais que vc citou, tão desenvolvidas. engraçado... as pessoas vêm p/ cá justamente buscando por qualidade de vida; se morar em grandes capitais fosse tão bom não teria tanta gente sonhando em morar próximo à praia. acho a sua proposta ótima: quem quer contribuir para a destruição deste lugar (por quê mora aqui afinal??) que procure um lugar mais " desenvolvido". hipócrita seria eu, uma pessoa que sempre morou em " selvas de pedra", que sei dar valor ao que existe aqui, que não há dinheiro que pague, ficar quieta vendo este lugar ser destruído.

    ResponderExcluir
  53. Michelle,
    apaguei o seu comentário pois continha o seu email, como vc pediu.

    ResponderExcluir
  54. antes de fazer qualquer comentario a pessoa que fez essa reportagem deveria se atenuar aos fatos e nao inventar fatos e localizações. O projeto esta protegido por todos os orgaos ambientais, nao ferindo a natureza, alem disso o burro que fez a reportagem nem sabe da localização pois as fotos nao sao do local aonde sera instalado o estaleiro, pois no local as terras estao degrtadadas e nada mais existe alem de silvas e grama.
    antes de mais nada nao fiquemos com sentimentalismos idiotas e vamos construir com sabedoria o futuro do emprego de nossos filhos e netos

    ResponderExcluir
  55. jose costa
    eu deveria deletar o que vc escreveu pois, apesar de aceitar opiniões contrárias à minha, não tolero ofensas pessoais e falta de educação. Mas vou deixar, que é para os leitores do blog verem em que se baseiam os argumentos de quem é favor.
    Reforço aqui que o projeto NÃO está protegido (??????) por nenhum órgão ambiental como vc diz, muito antes pelo contrário, várias entidades de proteção ambiental se manifestaram contra; a única que não se mostrou a favor nem contra, pois está fazendo o estudo de impacto ambiental é a FATMA, órgão estadual aliás conhecido por controvérsias em licenciamentos ambientais (vide MOEDA VERDE). Tudo isto está escrito no texto e com a fonte, nada foi invetado, leia novemante. O mapa com a localização é fornecido pela própria empresa. A foto de Biguaçu também não é invenção, a área comprada pela empresa é ao lado da foz do rio como está na foto http://www.guarapas.com.br/web/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=14801&forum=18&viewmode=flat&order=ASC&start=0
    Sentimentalismo idiota é o de quem vai perder um " filão" nesta empresa caso ela não consiga a licença, como deve ser o seu caso.
    Vamos sim pensar com sabedoria no futuro dos nosso filhos e netos, é exatamente sobre isso que fala o meu texto.

    ResponderExcluir
  56. Olá, boa esta preocupação, mas preciso te dizer Breno que o pré sal e do tempo de Ernesto Geisel foi um general e político brasileiro, o quarto presidente do regime militar instaurado pelo Golpe Militar de 1964.
    O depois é só complemento.Boné verde a agenda 21 começou em 1972, aprimorou-se em 1987 com o relatório Brundtland, em 1989 foi remexido novamente, em 1992 com a Eco-92 e assim por diante até agora não surtiu verdadeiros resultados.
    O que é preciso pesquisar é com quem Eike Batista andava de braço dado antes do informe de sua riqueza, e quem são seus sócios. Essas empresas XX alguma coisa que tem uma soma de 10 já pensaram se existe, e de quem realmente é.
    Olha gente é muito bom ver esta gente toda imbuida em algo realmente bom e necessario, mas pensem sempre como pesquisadores vão a procura das informações que vocês terão um aliado forte a suas lutas. E lembrem-se de dar uma olhada na destruição que se fará com a Usina de Belo Monte, olhem pra isto tambem e vejam o que esta por traz desta destruição toda não é o progresso e isto todos sabemos tem muito mais nisto tudo.
    abraço

    ResponderExcluir
  57. Bem interessante esta reportagem sobre os " negócios" do Eike Batista;
    http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/22436_CADA+UM+NA+SUA

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  59. removendo o comentário da Marina à pedido.

    ResponderExcluir
  60. Paty, gracias por defender la belleza de la isla que tanto quiero, soy argentina. Desde hace treinta años voy todos los veranos a Lagoinha y año atras años vemos arruinar la naturaleza permitiendo construcciones que afean, se tiran abajo morros sin ningún control Se construye sobre ellos, sobre las playas. Se impide ver el mar Sin ir mas lejos en la playa de Lagoinha se permitieron edificios que impiden a pobladores y turistas acceder a la playa directamente. Han clausurado el acceso y una vez realizado no hay más nada para reclamar. Gracias por ocuparse y tratar de impedir que con dinero e influencias se pueda todo

    ResponderExcluir
  61. Olá María Alvarez, obrigada pelo seu comentario. Nós que amamos este lugar temos que tentar fazer a nossa parte para preservá-lo, senão os interesses do dinheiro sempre falarão mais alto e esta beleza que é de todos será destruída.

    ResponderExcluir
  62. A natureza, quando agredida, nunca se defende;
    Mas, de um modo ou de outros, ela sempre se vinga... doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  63. DONA PATY , A SENHORA OU NÃO ENTENDEU O QUE COLOQUEI OU ESTA MAIS PREOCUPADA COM O EIKE BATISTA..ELE É UM DOS QUE SÓ SE PREOCUPAM COM LUCRAR MAS O QUE EU DISSE É QUE NÃO É SÓ ELE MAS PARECE QUE QUE SÓ ELE É O PROBLEMA..JÁ PENSOU ONDE VAI O ESGOTO DE SUA CASA?E O LIXO QUE VC COLOCA NO SACO E ESQUECE ? E POR AI ADIANTE ..ENTÃO FALAR DO ESTALEIRO,CERTO MAS ESQUECER O RESTO , ERRADO ...VAMOS MUDAR AS CASAS A BEIRA DA LAGOA DA CONCEIÇÃO ASSIM COMO VAMOS LUTAR PARA TRATAR O "LIXO" DE FORMA INTELIGENTE E ECOLOGICA, VAMOS TRATAR O ESGOTO SEM CONTAMINAR O SOLO ,VAMOS LUTAR PARA TERMOS LOCAIS NOS BARROS ONDE OS JOVENS POSSAM TER LAZER SADIO E SE DIVERTIR EM VEZ DE FICAREM VAGANDO PELAS RUAS ONDE SÃO PRESAS FACEIS DOS TRAFICANTES,VAMOS LUTAR POR MAIS CICLOVIAS, POR TRANSPORTE COLETIVO DE BOA QUALIDADE, POR ESCOLAS QUE GARANTAM PROFESSORES CAPAZES E BEM PAGOS E AMBIENTE SAUDÁVEL PARA AS CRIANÇAS...A LISTA É LONGA ...PARA TERMINAR DEIXO UMA PERGUNTA NO AR ..POR QUE O EIKE VEIO PARA CÁ ? SÓ POR CAUSA DO LOCAL..SABE PORQUÊ? PORQUE APESAR DESSE FALATÓRIO AQUI NÃO TEMOS CONSCIÊNCIA AMBIENTAL SÓ PAPO AMBIENTAL E FELIZMENTE FOI IMPEDIDO NÃO POR NÓS MAS POR ALGUEM QUE VIU O ABSURDO POIS SENÃO ESTARIAMOS SÓ FALANDO.....RECLAMANDO , SEM NADA DE PRÁTICO FAZER......COMO JÁ DISSE ALGUÉM ..O PROBLEMA É A PASSIVIDADE DA MAIORIA QUE POSSIBILITA OS DESMANDOS.....SE QUEREM FAZER ALGO SAIAM DO COMODO E TERAPEUTICO BLOG E VÃO PARA A LUTA , VÃO PARA A RUA ........

    ResponderExcluir
  64. olá Sr. Molière. O que sabe o senhor sobre o que eu batalho ou não batalho, sobre o que eu faço ou não para melhorar o mundo onde vivo?? E ...o que será que o senhor faz para melhorar??
    Com certeza não fui eu quem impediu, e tb não foi " alguém que viu o absurdo", foi um órgão ambiental, ICM-Bio, que não aprovou o projeto e com isso a Fatma também não aprova. Agora nada impede que, além dos órgão competentes, o povo também possa se manifestar, seja através da internet, de passeatas, etc. Cada um com o alcance que tem.
    Engraçado o senhor criticar o blog, um espaço de opinião livre para ir e vir. Dar um discurso num comentário de blog, como vc faz, isso sim parece cômodo.
    Pelo menos concorda que o projeto é um absurdo.

    ResponderExcluir
  65. DONA PATY,VOU ENCERRRAR POR AQUI POIS PARECE QUE ESSE BLOG É MESMO SÓ PARA CATARSE AMBIENTAL,SEM SE POSICIONAR NEM ATUAR PRATICAMENTE, COISA TIPO CONVERSA DE JANELA QUE NÃO LEVA A NADA.....OU VOCES ACHAM QUE FICAR AQUI VENDO QUEM ESTÁ MAIS INDIGNADO COM O EIKE BATISTA ( NOTE QUE O QUE MAIS SE VE NO BLOG É A RAIVA AO EIKE COM A DESCULPA DO ESTALEIRO !!!!!) ....VAI RESOVER ALGUMA COISA ??? ENTÃO BOM PROVEITO NESSE PAPO DE " COMADRES" ...E POR FALAR NO QUE JÁ FIZ POSSO CITAR O PROJETO DE RECICLAGEM DO LIXO PARA A GRANDE FLORIANÓPOLIS ( OBVIAMENTE NUNCA IMPLANTADO PELA POLITICAGEM ),O PROJETO DE TRANSPORTE MARÍTIMO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS ( OBVIAMENTE NUNCA IMPLANTADO PELA POLITICAGEM ),O PROJETO DE URBANIZAÇÃO PAISAGÍSTIA DAS VIAS DE ACESSO DE FLORIANÓPOLIS ( OBVIAMENTE NUNCA IMPLANTADO PELA POLITICAGEM ),O PROJETO DE TRATAMENTO DE ESGOTO ECOLÓGICO DE FLORIANÓPOLIS ( OBVIAMENTE NUNCA IMPLANTADO PELA POLITICAGEM )ETC ETC ETC......QUEM SABE ISSO TUDO AINDA SAIA DO PROJETO QUANDO DECIDIRMOS SAIR DO VIRTUAL E CAIR NA REAL , PARAR DE SÓ DESABAFAR E PARTIR PARA A AÇÃO CONCRETA COMO ALGUNS ESTÃO FAZENDO..SÓ ME MANIFESTEI NO SEU BLOG POIS ACHEI QUE SE PODERIA ALERTAR PARA ESSA CRÍTICA INÓCUA E TÍBIA,E DIRIGIR ESSA ENERGIA PARA COISAS MAIS ÚTEIS E PRATICAS DO QUE SÓ RECLAMAR.....OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  66. Sr(ou sra?) Moliere ... que pena que nenhum desses seus vários projetos deram certo ... saia vc então tb para ação concreta e pare de reclamar! o objetivo do blog é DIVULGAÇÃO da informação sem a interferência de outras esferas de poder (políticos, mídia, empresários), e pode ter certeza que apesar de ser um blog pequeno e com poucos seguidores, deu muita repercussão! muita gente não sabia que isso estava para acontecer, e agora sabe e pode mudar, fazer pressão. quem sabe se vc usasse o meio virtual para divulgar os seus projetos eles não teriam dado certo?
    não se preocupe, deu pra " sentir" muito bem a sua real intenção em postar aqui neste blog.

    ResponderExcluir
  67. Paty...precisamos de mais pessoas como vc,imfelismente são poucos aqueles q defenden o Meio Ambiente onde vivem, mto menos longe, como por exenplo o q está ocorrendo no golfo do México...uma tristeza sem tamanho!
    a materialidade pra mtos está acima da espiritualidade, do amor a vida, ao respeito com os animais, q infelismente vivem outra situação lamentável,ás árvores q são jogadas ao chão em troca de móveis de luxo,etc.
    A Humanidade terá o fim q merece, como mtos inconcientemente já estão tendo....enchentes, furacões, tornados, tiçunames, estão atraindo a resposta da NATUREZA.
    fico profundamente feliz por saber que existem pessoas com valores como vc.
    pode contar comigo, senpre.

    ResponderExcluir
  68. Olá anônimo, obrigada pelo seu comentário. Aproveito aqui para alertar oss leitores do blog que uma equipe recheada com políticos de SC foi à BRasília para tentar o qque não conseguiram por aqui: a aprovação do projeto. Querem passar por cima da decisão dos órgãaos ambientais locais, o que é um absurdo. Quem quiser ajudar, pode enviar um email para a ministra do meio ambiente Izabella Teixeira: izabella.teixeira@mma.gov.br . Manifestando a sua insatisfação, argumentando o porquê não queremos este empreendimento aqui, ao contrário do que o governador Pavan falou (90% da pop a favor), a maioria é contra, temos que nos manifestar!!

    ResponderExcluir
  69. Ola Paty. Me chamos Rosane, nasci em SC e morei muitos anos em Florianopolis. Ja morei por alguns outros paises e hoje moro em USA. Buscando algumas fotos de Florianopolis encontrei teu outro blog (Ilovefloripa) e de la pra ca. Desde que deixei de morar no Brasil tenho voltado ao menos uma vez ao ano a Florianopolis onde ainda mantenho amigos. Um de meus irmaos mora la e trabalha para uma grande empresa de construcao civil. Todos os anos ele me conta coisas horriveis de mega emprendimentos virando realidade gracas as 'amizades'. E eu naturalmente posso ver isso simplesmente dando uma volta pela Ilha. Muitas vezes me pego pensando se a vida vale a pena. Fazemos o impossivel para educar bem nossos filhos e passar a eles os tais valores morais e logo vem gente assim, com o coracao tao ruim que chega a provocar lagrimas e com um estalar de dedos muda tudo. Irresponsaveis, imorais eh o que sao. Voce deve ter ficado sabendo que estamos com um grave problema no Golfo do Mexico por causa da explosao de uma plataforma de BP. Meses jogando petroleo no oceano... Muitas cidades costeiras tiveram toda sua fonte de ingresso comprometida. Algumas especies entraram em risco de extincao da noite para a manha. E o presidente de BP se foi ao oriente medio ver seu veleiro participar de uma competicao. Num mundo de gente como essa foi que nos tocou viver. E isso as vezes eh pesado demais. Forca e sorte.

    ResponderExcluir
  70. Olá Rosane, obrigada por ter manifestado o seu pensamento aqui no blog. Eu também me sinto assim de vez em quando. Como uma boa libriana, não suporto injustiças e coisas erradas, insensatas. O mais triste é saber que não podemos fazer muita coisa. Mesmo que o nosso legado seja talvez educar bem os filhos, educá-los para o respeito à vida em todas as formas, isso tem menos poder que o dinheiro. Onde entra o poder do dinheiro tudo mais se perde, e não há justiça (humana pelo menos) capaz de controlar esta situação. Aí vem a sensação de impotência. Isso que está acontecendo no Golfo do México é muito triste; quantas pessoas e seres vivos afetados e os responsáveis estão por aí como se nada tivesse acontecido. Mas eu acredito que com a internet se gera um novo tipo de poder, temos que tentar aproveitá-lo de alguma maneira. Se vc quiser divulgar e enviar este post para os seus contatos, sinta-se a vontade. Inclusive, no comentário acima do seu, eu coloquei o email da ministra que está avaliando a situação à pedido dos políticos locais (que foram até Brasília implorar pela interferência dela, já que o Eike " ameaçou" levar o empreendimento ao RJ). Acho qque vale a pena escrevermos e maanifestar nossa opinião contrária a instalação deste estaleiro.
    Abçs
    Paty

    ResponderExcluir
  71. Oi Voce foi a primeira pessoa a comentar meu blog....obrigado pela informaçoes !


    li um pouco do seu e perece interessante tambem !
    a gente se le por ai !
    um abraço

    ResponderExcluir
  72. Muito bom o post e o debate aqui.
    Faço oceanografia na UFSC e constantemente os meus professores falam sobre isso.
    Eu acho interessante que criem um estaleiro aqui em Santa Catarina.
    Mas realmente não é o local apropriado.
    Vou repassar o link do seu blog para parte dos meus colegas para que eles também possam se mobilizar de alguma forma.

    abraço.

    ResponderExcluir
  73. por favor assinem o abaixo assinado contra o estaleiro: http://migre.me/10Apu.

    ResponderExcluir
  74. EU Daniel freire apoio o trabalho de vocês . sou coordenador da AMPOVEP e tenho enfrentado o mesmo desfio aqui no rio de janeiro.( baia de guanabara) pode contar com o nosso grupo!!

    ResponderExcluir
  75. olá Daniel, obrigada pela visita e pelo apoio. Tentei comentar no seu blog mas não consegui. Acima do seu comentario há um link p/ abaixo assinado contra o estaleiro, ficaria grata se pudesse contribuir.
    Abçs!

    ResponderExcluir