quinta-feira, 29 de abril de 2010

Receitas com abacate : Guacamole e mousse de abacate

O abacate é um fruto originário do México, América Central e América do Sul.
Rico em gorduras monoinsaturadas (que são muito saudáveis), vitamina E (anti-oxidante) e outras vitaminas e sais minerais. É digestivo, melhora a função intestinal e elimina a sensação de peso no estômago e gases. O abacate contém muito fósforo, o que ajuda na formação dos ossos e dentes e evita a fadiga mental. Seu período de safra vai de fevereiro a agosto.


Guacamole
A guacamole é uma iguaria típica da culinária mexicana, servida com uma grande variedade de pratos. É basicamente um purê de abacate bem temperado, que funciona como um complemento da salada, tendo sido exportado para todas as partes do mundo onde existe comida mexicana, mesmo que esta seja alterada de acordo com os gostos locais.
O nome "guacamole" tem origens indígenas: "guaca" significa testículo (da forma do fruto) e "mole" é um nome genérico para "molho". Nós no Brasil não estamos muito acostumados a usar o abacate em alimentos salgados, mas vale a pena experimentar. Sirva com o salgadinho Doritos (Nachos).
Ingredientes (4 pessoas)
* 1 abacate maduro (não precisa ser muito)
* 1 tomates sem pele e sem semente , cortado em quadradinhos pequenos
* 1 dente de alho picado
* 1 cebola média picada
* pimenta vermelha bem picada (seca ou natural) à gosto
* suco de 1 limão
* 1 colher de sobremesa de coentro picado
* sal à gosto.
Preparo
Abra os abacates ao meio, tire o caroço. Coloque a polpa cortada em pedaços dentro de um recipiente redondo e amasse até formar uma pasta. Junte os tomates picados, a cebola, o alho e a pimenta. Acrescente o limão, sal e o coentro .



Mousse (ou creme) de abacate

Ingredientes
* 1 abacate maduro (mas não muito)
* suco de 1 limão grande
* 1 lata de leite condensado
Preparo
Apenas bata todos os ingredientes no liquidificador e depois coloque na geladeira. Fica uma delícia! Apenas procure não exagerar, pois é bem calórico!

6 comentários:

  1. Guacomole is one of my very favorite dip. Every time my husband and I go to a Mexican restaurant, we always start with guacamole. Paty, could you help me? A lady came to my post of the Totonac Flying Dancers and posted a comment in Portuguese and she is a follower of my blog. I would like to tell her that I shall read her blog with the help of google translate, but I’d like to say this correctly in Portuguese. This is what google translated, please tell me if this is OK “Obrigado por ter vindo de Iracema ao meu blog e escrever um comentário, que eu aprecio muito. Vou ler o seu blog e postar comentários do tempo ao tempo e usar o Google traduzir. Saudações Vagabonde” if you like you can email me at Bookeen@live.com, this is the lady’s blog: http://iracaingang.blogspot.com/. Thanks Paty.

    ResponderExcluir
  2. eu particularmente adoro abacate... tomo em vitamina e também uso para fazer massagem no cabelo porque ajuda e muito rsrsrs, mas confesso que fiquei curiosa para saber o gosto do Guacamole servido com Doritos.

    Adoreiiii o blog e a receita!
    virei seguidora e tentarei sempre dar uma passadinha por aqui e comentar.

    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. hmmm excelente post

    me deu mta água na boca!

    ResponderExcluir
  4. Hi Vagabonde, I think the translation is ok, I would do only a few adjustments: "Obrigada por ter vindo de Iracema ao meu blog e escrever um comentário, o que eu aprecio muito. Vou ler o seu blog e postar comentários de tempos em tempos, e usar o tradutor do Google. Saudações Vagabonde"
    I think this is great! You´re welcome.

    ResponderExcluir
  5. I looked at your translation and there is not too much difference, so that makes me feel better about using Google Translate in the future for Portuguese. I’ll go ahead and post what you corrected. Thanks for your help, Paty.

    ResponderExcluir
  6. tipo de post q da água na boca, sem falar q o abacate é uma das frutas q possuem o maior valor energético que existe. Pena q eu não sou muito bom de cozinha, só sei receita de como fritar ovo e fazer gelo hehehe... se quiser visitar o meu blog dê uma passadinha em: www.blog-do-pena.blogspot.com ok.
    Grande abraço e sucesso :)

    ResponderExcluir