segunda-feira, 12 de abril de 2010

Autorretratos

Autorretrato é definido em História da Arte como um representação que o artista faz de si mesmo. A partir da renascença italiana, a produção dos mesmos passou a ser cada vez mais freqüente, pois no século XV que a comercialização de espelhos teve início, o que era imprescindível na época, sem o recurso da fotografia. Mais recentemente, no século XX, dificilmente encontra-se artista que não tenha procurado produzir o seu.

Alguns artistas não fizeram retratos em si, mas colocavam a sua figura em meio à cena principal da pintura, como é o caso de Jan van Eyck em " Retrato dos Arnolfini" e Diego Velázquez em " As Meninas". Albrecht Dürer foi um dos artistas mais antigos que fez vários auto-retratos seus (cerca de 20), pois utilizava-os como forma de divulgar a sua imagem pública. No último deles, ele se caracteriza evidentemente muito parecido com a imagem de Jesus Cristo (vide acima). No século XVII, os pintores flamengos e holandeses começaram a produzir auto-retratos com frequência, sendo que o pintor holandês Rembrandt, que era obcecado por eles, produziu quase uma centena.Após esta época, um dos artistas que foi mais prolífico na produção deste tipo de trabalho foi Vincent van Gogh, que pintou sua imagem 37 vezes entre 1886 e 1889 (vide acima). Os autorretratos dele estão mais para o tipo " pessoal", segundo a classificação da crítica de arte Galina Vasilyeva-Shlyapina. Isto porquê parece revelar detalhes psicológicos nas caracterísitcas das obras.

O meu autorretrato, que é a primeira imagem do post, eu fiz em 2009, baseada numa fotografia minha quando tinha 18 anos.

Os autorretratos que aparecem abaixo são, na ordem: (1) Paul Cézanne; (2) Rembrandt Van Rijin; (3) Jean-Auguste Dominique Ingres (que era um exímio retratista) e (4) Frida Kahlo.


10 comentários:

  1. Acho que autorretrato deve ser uma das formas de pintura mais difíceis. Você retratar alguém deve ser difícil, mas fazer uma imagem sua não deve ter comparação.

    ResponderExcluir
  2. Retratar alguém não é fácil. É preciso ir além do que está aparente e encontrar o invisível. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  3. I did a self portrait in oil decades ago. My husband found it in the garage not long ago but I am not sure what he did with it – I don’t think it looked like me though; my eyes were OK but not my mouth. Yours is very nice but I have not seen you to compare it with.

    ResponderExcluir
  4. auto retrato , eu quero um meu *---*

    parabéns pelo blog amei
    http://migre.me/wmOT

    ResponderExcluir
  5. A do Van Gogh, com seu traço peculiar, reforçada ainda pela face tensa e sincera, é a melhor.

    bj
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  6. Todos esses autorretratos, capturam bem a personalidade de cada um. Sempre quis que alguém fizesse um para mim.

    Parabéns, blog muito interessante!

    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ah eu tenho a matéria Historia da Arte na minha faculdade e gosto muito, adorei esse post
    beijo, beijo

    http://pimenthavermelha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Muito legal este blog. Aliás, um dos poucos que tratam de arte assim. Gostei. Abraços

    ResponderExcluir
  9. q figuras de epóca rsr, simplesmente amo artes ;)

    ResponderExcluir