sexta-feira, 9 de abril de 2010

200 anos do nascimento de Fréderic Chopin em 2010 - Noturno no. 19

Continuando a série de posts em homenagem aos 200 anos de nascimento de Chopin.
Recentemente, a novela Viver a Vida teve em um de seus capítulos uma cena em que alguns personagens da novela foram assistir a uma apresentação em homenagem a Chopin. Um dos personagens inclusive era um menino, que estudava piano e queria se tornar um grande músico. Fico feliz quando vejo estas manifestações nos veículos de comunicação de massa. Quando estudava piano, durante a minha infância e parte da minha adolescência, praticamente não tinha com quem conversar sobre o assunto. Aos 16 anos fiz um curto intercâmbio na Itália (devido a um convênio da minha escola de música em Porto Alegre com o Conservatório Vivaldi em Alessandria, norte da Itália). O objetivo do intercâmbio era receber aulas e participar de pequenos recitais apresentando música clássica brasileira. Foi uma experiência incrível. Porém, voltei um pouco desanimada. Percebi como os italianos estavam anos-luz na nossa frente em matéria de música clássica, pois afinal, o país é um dos berços deste estilo. Espero que cada vez mais crianças possam se interessar e estudar esta herança tão valiosa que nos foi deixada.

Continuando então a série de posts comemorando os 200 anos de nascimento de Frédéric Chopin, deixo aqui um vídeo de uma obra que executei muito na minha infância, e que foi apresentada naquele capítulo da novela Viver a Vida: Noturno no. 19, op. 72 no. 1, interpretado por Eva Brandy.



imagem: Duas meninas ao piano - Pierre-Auguste Renoir

10 comentários:

  1. That was a very good post on Florida about all the animals that can be seen and the great shopping too. While I was doing my research for my post on Chopin (I think while you were away, here is the link: http://avagabonde.blogspot.com/2010/02/recollection-paris-chopin-and-sand.html) I found out that every evening he would improvise new melodies for his friends, and some were even better than his nocturnes. Unfortunately, no one transcribed them on music sheets, and he died so young too.

    ResponderExcluir
  2. Oi oi ... A obrigado Paty por visitar meu blogs, sim tenho alguns blogs kkkk mais os que mais uso são o celtas e o Artilharia Digital.

    que isso qualquer coisaa é só chamar, estamos ai para ajudar ok.

    te mais bjuss

    ResponderExcluir
  3. Hum por acaso vi esse episódio aqui em Portugal. Essa novela tem muitos aspectos interessantes. Os testemunhos de pessoas no fim por exemplo acho uma ideia excelente. A paixão do miúdo (da personagem) pela música clássica acho fantástico. é desta forma que poderemos explicar às novas gerações que não é assim tão "esquisito" gostar de música clássica. Viva Chopin ! Gostei tanto deste post que vou fazer no meu blog uma referência a ele ...

    ResponderExcluir
  4. gosto muito de ouvir música clássica, apesar de não parecer eu gosto muito, é a música mais bem feita que existe, é tudo impressionante passa uma emoção díficil de descrever...

    ResponderExcluir
  5. Quero ouvir mais músicas clássicas. Mesmo sem tê-lo feito até hoje, obviamente que tenho grande respeito por todos esses gênios.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderExcluir
  6. Arte nunca é demais e se tratando de Chopin inigualável!

    : )

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! Belissimo post. Assisti a essa cena da novela, foi lindo ver um menino assistir a apresentação, gostar de piano. Também fico feliz quando programas que influenciam tanto a população (como as novelas) mostram esses exemplos de gosto pela cultura...infelizmente no Brasil não vejo muito sobre música classica, eu não entendo muito, nunca estudei mas o pouco que ouvi, adorei. Gostaria que a musica classica fosse mais influente no nosso país...pq os estilos de música mudam um pouco o jeito das pessoas, as atitudes e a música classica só traz beneficios, pelo pouco que conheço vejo ela trazer uma postura melhor diante da vida....Tenha uma otima semana.

    ResponderExcluir
  9. ooi parabens pelo blog viu, ta otimo :*
    http://blogueandoretardadamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Também gosto muito de Chopin!Tive muita pena de não ter visitado o Museu Chopin em Varsóvia,no seu país Natal,mas estava em restauro,exactamente para reabrir neste ano de aniversário.
    Aqui em Portugal temos grandes intérpretes de Chopin,reconhecidos internacionalmente.Um deles é o meu preferido e chama-se Artur Pizarro!
    Bjs

    ResponderExcluir