segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sonata ao Luar em Minha Amada Imortal

Minha Amada Imortal é outro filme que está entre os meus favoritos. Mas também sou suspeita para falar, pois o filme apresenta dois de meus ídolos: (1) o compositor Ludwig Van Beethoven e (2) o espetacular ator Gary Oldman.


O filme é baseado em uma carta que Beethoven escreveu para uma certa " amda imortal", provavelmente datada de julho de 1812, endereçada a uma mulher desconhecida com quem ele teria, na semana anterior, um encontro em Praga ou Viena. Os detalhes da carta indicam um provável relacionamento de longa data, no qual ele explica os prováveis impedimentos para um futuro casamento. O filme desenrola-se na busca desta mulher, tendo em vista que Beethoven teve vários relacionamentos, permanecendo a dúvida entre 3 pretendentes. O final do filme é muito supreendente e também muito triste.



A cena que postei mostra quando se descobre que Beethoven estava surdo. Sua amiga Giulietta, que é uma de suas pretendentes, insiste ao pai que lhe dê um piano, para que possa provar que ele ainda toca (tendo em vista que passara por momentos de " baixa" nas suas apresentaçoes). Eles entregam o piano e fingem que não há ninguém em casa, para que Beethoven fique mais à vontade. É aí que observam por uma janelinha na porta que ele, para tocar, necessita deitar a sua face sobre a tampa do piano de cauda, quando começa a executar a sonata ao luar, para melhorar a captação das ondas sonoras. Quando descobre que foi enganado, fica furioso, sai xingando todos, mas a surdez o impede de ouvir os pedidos de desculpas de Giulietta. A interpretação de Oldman neste momento é para mim muito tocante.


A Sonata Op. 27 n. 2 conhecida como Sonata ao Luar foi muito tocada na época de Beethoven, que chegou a dizer que já tinha feito músicas melhores, pode? Ela serviu de tema para inúmeros filmes e romances, e só recebeu o apelido famoso muitos anos depois da morte de Beethoven. Foi o crítico Rellstab que comparou a música a um luar no lago Lucerna (lindíssimo lago suíço). A comparação "pegou" e chegou até nós até os dias de hoje.

9 comentários:

  1. Muito legal,heim

    Visite meu blog http://imodelblog.blogspot.com/
    Seu blog é bem legal!!

    ResponderExcluir
  2. Vim da comu "amo meu blog" do orkut...
    Adorei seu blog e principalmente essa postagem...
    Grande beijo, até mais!

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã de filme de romance, mas pra quem é amante desse estilo deve ser uma boa escolha, otimos atores e uma istoria que parece ser bem interesante.

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de filmes de romance, mas esse tem uma ótima história.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, que legal.. realmente uma indicação muito boa. Adoro entrar em blogs que costumam fazer indicações de filmes, livros ou tantos itens viáveis para a um entretenimento divertido e crítico. Bethoven foi e eh uma de minhas inspirações desde muito cedo. Para mim, que sou músico, tê-lo como refer|ência é um privilégio para saber que os limites humanos são excedidos com a magia da música. Parabéns pelo blog e pela indicação. Visite-me em:
    www.antonizado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. meu filme preferido eh spice word. pq ten minhas cinco compositoras preferidas
    geri, mel b., mel c., emma e victoria. as spice girls rs


    bjoOk'z
    http://drehluvz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de Beethoven, gosto de ouvir enquanto estudo, me deixa mais calma.
    E sou fã do Gary Oldman, vou procurar o filme.
    Belo blog.
    Se puder retribua a visita: http://pinguimongol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ola Paty,
    Parabens pelo Blog sempre damos umas olhadas !!
    Viajamos por 5 meses e agora temos um blog.
    Estamos mandando o link para que vc possa nos visitar e esperamos que vc goste.
    http://www.viagemafora.blogspot.com
    Agradecemos a sua visita e te desejamos um ótimo 2010.
    um grande abraço
    Antonio & Ellen

    ResponderExcluir
  9. Olá gente eu sou f~demais de Bethovem e me fez ter vontade de tocar essa área chamada Sonata ao Luar,estudo violão clássico há 12 anos e agora vou fundo no piano!
    graças a Bethoven!!!Obrigado DEUS!

    ResponderExcluir