quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O melhor amigo até nas horas mais difíceis

Todos nós temos ficado estarrecidos com as mazelas que o povo do Haiti está sofrendo após a tragédia do terremoto, os noticiários estão repletos de notícias deste tamanho sofrimento. Mas também acompanhamos a capacidade do ser humano de ajudar, de ter compaixão, e nos emocionamos quando alguém consegue ser salvo.
Muito me emociona ver também que muitas vidas podem ser salvas pelo trabalho de cachorros. Hoje acompanhei pelo noticiário de Santa Catarina que 3 cães farejadores, que já haviam salvado algumas vidas nas enchentes do vale do Itajaí em 2008, vão embarcar para o Haiti . Me emociona ao ver este animal, com toda a sua lealdade, executar este trabalho difícil para qual é treinado, e que para ele é como se fosse mais uma brincadeira de esconde-esconde. Coisa mais querida.
Graças às extraordinárias capacidades olfativas do cão - mil vezes superior ao dos seres humanos, ele pode ser utilizado em tarefas muito variadas, algumas delas, realmente, inesperadas. Assim, existem cães farejadores, meteorologistas e, até, geólogos. Alguns estão sendo treinados para encontrar obras de arte roubadas, outros para detectar drogas camufladas em bagagens e cargas, e outros, como estes que falei, para encontrar pessoas (vivas ou mortas) sob escombros.

Além do olfato aguçado, é possível também que sejam sensível às variações da humidade do ar e da pressão atmosférica, e como muitos outros animais, os cães agitam-se durante o tempo que precede os terremotos (por isso, poderia ser útil observar o seu comportamento).

As duas raças de cães que os profissionais preferem são o Pastor Alemão, de treinamento fácil e flexível, utilizado peles polícia e pelas alfândegas, e o Retriever do Labrador, dotado de um faro e uma robustez excepcionais, e uma incrível paixão na busca, e também o Border Collie, que é muito inteligente e obediente.

O trabalho com cães de resgate no Brasil é desenvolvido apenas nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio de Janeiro. A maioria dos animais é treinada em corporações militares, como Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, desempenhando um papel fundamental na localização de pessoas perdidas em florestas, desabamentos e soterramentos. A capacidade de trabalho de um cão farejador para localizar pessoas equivale a 20 homens desempenhando a mesma função de busca, sendo que o animal pode realizar a tarefa em um tempo muito menor. O olfato apurado do cão pode detectar, no solo, o odor de uma pessoa vários dias após ela ter passado pelo local. O treinamento, que consiste em 20 a 30 horas por semana, deve ser iniciado na fase de filhote. Um cão e seu condutor estarão aptos para o trabalho de resgate após 2 anos de treinamento.
Nem todos os animais conseguem se "graduar" como cães de resgate. O cão terá que trabalhar em ambiente de estresse, procurar partículas microscópicas de odor humano, voar em helicópteros, navegar em barcos e depois de passar várias horas preso em caixas de transporte, pular e sair farejando... Não é um trabalho para um cão comum!!

Fonte e mais informações em: http://www.bombeirosemergencia.com.br/caosalvavidas.htm http://www.dogtimes.com.br/farejadores.htm

10 comentários:

  1. Muito legal vc lembrar dos animais q tbém ajudam nas buscas de sobreviventes das tragédias. Fiquei muito impressionado e achei sua pesquisa bem interessante. parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto.
    Os cães farejadores tem um papel importantíssimo na ajuda de casos contra roubos, tráfico e etc.
    É claro que precisam de um treinamento forte, por isso muitos acabam não resistindo, de qualquer forma merecem o destaque dado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro ver reportagens sobre esse cãezinhos heróis! Que eles possam salvar muitas vidas ainda!

    (www.caixinhadeopinioes.zip.net

    ResponderExcluir
  4. Esses cães são verdadeiros heróis; tive um Golden como aquele da primeira figura, ele me salvou de um engasgamento, acredita?

    ResponderExcluir
  5. Dogs are truly our best friends. Have you heard that they even can feel when epileptics will suffer an attack or can tell when a diabetic should eat something when they are in danger? You wrote an interesting post. Paty, I am finishing a post on my blog I wrote mostly for you. It will be finished this evening then I’ll publish it. Come and look at it and ask me any question you wish.

    ResponderExcluir
  6. Os cachorros são mesmo os melhores amigos do homem.. tá de parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  7. Bem legal! Eu também sou apaixonado pelo trabalho desses cães.

    ResponderExcluir
  8. É, se faz mesmo necessário dar um enfoque mais leve para essa tragédia... mostrar só mazelas acaba cansando e tornando as pessoas um pouco invencíveis.
    No meu blog tem até um espaço destinado a mostrar ongs que doam/recebem animais. Das inúmeras atribuições que um cachorro, um animal pode ter, como é que tantos ainda são abandonados pelas ruas!? ¬¬
    Quem é que é o irracional no fim das contas? Oo

    ResponderExcluir
  9. Lindo o trabalho desses cães!!!

    http://clubdacalcinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. É mesmo eles são as coisas mais queridas, ótima lembrança!

    ResponderExcluir