sábado, 31 de outubro de 2009

TGV - Train à grande vitesse


O mês de outubro está chegando ao fim, então encerrarei hoje a série de posts em que me dediquei a falar sobre a França, lindo país que tive a oportunidade de conhecer.

Finalizo a série falando sobre os TGVs, os trens de alta velocidade franceses, que são um motivo de orgulho para aquele país, sendo o trem bala mais famoso da Europa. O TGV viaja em linhas especiais conhecidas como LGV (ligne à grande vitesse = "linha de alta velocidade"), permitindo velocidades de 320 km/h em operação normal, para cerca de 200 destinos na França e no estrangeiro. Dentro da França você encontra linhas para praticamente todas as regiões, o que faz o TGV ser muito competitivo, inclusive com o transporte aéreo. Uma das linhas mais utilizadas é Paris - Bruxelas (na Bélgica), que dura apenas 90 minutos e é muito mais barata que a viagem aérea. Em nossa viagem pela França, utilizamos o TGV em dois momentos. Fomos de Paris a Rennes (região noroeste), que distam 308km, em 2 horas. De Rennes (noroeste) a Avignon (sudeste), são 680 km feitos em 5h30min. Os trens oferecem vagões de 1a. e 2a. classe, ambas confortáveis, e um vagão restaurante. Ótima pedida para quem quer evitar de se estressar nas estradas ou nos aeroportos. As estações são muito bem conectadas com as redes municipais de metrô e ônibus, e com serviçoes de aluguel de carros nas cidades maiores. O custo dos bilhetes é bastante acessível, um exemplo foi esta viagem de 680km, que custou 45euros (uns 135reais) na 1a. classe. No Brasil, uma viagem de Porto Alegre/RS a Florianópolis/SC de ônibus é R$80,00, são 480km em 7 horas de viagem em uma estrada perigosa; de avião, a duração cai para 45minutos mas o valor da passagem passa de RS200,00. Sem falar na praticidade da compra de bilhetes, que pode ser feita pela internet no site da SNCF (Société Nationale des Chemins de Fer Français) http://www.voyages-sncf.com/, a empresa pública de transporte ferroviário francês.

Quando estive lá fiquei muito admirada pela organização deste sistema de trens, e pensei como as viagens aqui no Brasil seriam muito mais tranquilas se tivéssemos um sistema igual. Poderíamos conhecer melhor o nosso país a um custo bem menor e com muito mais segurança. Mas não adianta né? Infelizmente não há interesse no Brasil por este tipo de transporte, que é dominado pelo sistema rodoviário.

4 comentários:

  1. Como faz falta um trem desses aqui no Brasil parece que pra copa do mundo vão fazer uma linha do rio pra sampa. Acho difícil, mas...! É realmente um meio de transporte fantástico, e uma bela matéria.

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca viajei de trem, mas tenho muita vontade.
    O que me desanima é a falta de conforto e a falta de variedade de destinos, aqui em BH tem trem para Vitória-ES, francamente acho que ninguém merece !!! Viagem longa, desconfortável, isso segundo pesquisa que fiz com usuários.

    Grande abraço, gostei muito do seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Imagina esse trem aki no brasil.
    iamos bater o recorde de assalto em veiculo com maior velocidade
    ahhaah

    brincadeiras a parte.
    eh um luxo e outra vibe neh?
    esses paises europeus acreditam no sistema publico de transporte. essa eh a diferença.
    nós somos influenciados pelos Eua, onde o 'barato' eh cada um ter um carro. dane-se o planeta, dane-se as dividas, dane-se o mundo

    ResponderExcluir
  4. Essas boas ideias deveriam ter no Brasil, mas temos que evoluir muito pra tê-lo.

    ResponderExcluir