quinta-feira, 1 de outubro de 2009

As igrejas da França

Visitar as igrejas na França, assim como em outros países na Europa, é imprescindível num roteiro de viagem. Embora seja a França um país laico, seu estado passou séculos de sua história numa relação estreita com a Igreja católica, desde que o cristianismo ali se estabeleceu durante os séculos II e III. Por isso a quantidade de igrejas é muito grande, e elas são muito, muito belas, independentemente do estilo arquitetônico. Sabe-se que os franceses atualmente não são lá muito religiosos, e que 1/3 da população se declara ateu. Mesmo assim, as igrejas são muito frequentadas, tivemos a oportunidade inclusive de assistir uma missa cantada em Cannes, que estava lotada.

















A igreja mais bela que visitamos foi a Catedral de Chartres, que você pode visitar pegando um trem a 1 hora de Paris. A sua construção, que marcou o auge da arte gótica na França, iniciou no século XII, e até hoje mantém-se em excelente estado de conservação. O edifício conta com mais de 150 janelas medievais com vitrais, a maioria delas do século XIII, que proporcionam um magnífico efeito luminoso ao interior do templo, e contam histórias bíblicas. Esses lindos vitrais, que foram retirados um por um durante as duas grandes guerras, merecem ser olhados de perto por um binóculo, e foi o que fizemos. A igreja, além de todo esplendor de sua fachada e de seu amplo interior, possui, como outras igrejas, símbolos místicos, como um enorme labirinto desenhado na entrada da mesma. O passeio à catedral também vale muito à pena para dar um giro na cidadezinha, que é uma graça, cheia de casinhas típicas, com bons restaurantes e lojinhas. Foi uma das primeiras experiências na viagem, então ficamos maravilhados com o local.









Paris tem inúmeras igrejas. Mas o movimento de turistas já é bem maior, fica mais difícil de contemplar. Gostei muito da basílica de Sacre Couer, pela sua localização (com uma vista magnífica sobre a cidade) e pelo seu interior, que é muito glorioso.

No Mont Saint Michel tivemos uma experiência religiosa bem interessante, que descrevi no post sobre o Mont.



Na região da Provence, em cada cidadezinha que íamos, gostávamos de entrar na igreja, observar sua arquitetura, suas esculturas e obras de arte, seus símbolos ocultos; gostávamos de contemplar, de chegar ali e deixar uma vela acesa, agradecendo tudo de bom que passamos e pedindo por graças. Em Biot, uma cidade minúscula em cima de um monte, a localização da igreja é bem esquisita, no fim de uma rua, onde em volta habitaram os cavaleiros templários. Muito interessante também as igrejas em Les Baux e Grasse, onde me senti como na idade média.

9 comentários:

  1. a beleza da europa é tocante, nada há o que questionar.
    gostei das imagens, por fim, o blog.
    parabéns
    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Q lindas fotos...é fascinante a beleza das construções na Europa...as antigas Igrejas são belos retratos...

    Passa lá e comenta tb:
    http://caopelado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Quando estive em Paris fiquei no quartier latin e adorava ver de repente aquela linda nave ( catedral de notre dame) pousada sobre a ilha, tambem gosteido sacrecoeur de onde se ve os telhados de Paris, nao consegui ver os vitrais de Chartres.. mas uma dica a catedral metropolitana de sao sebastiao no rio tem bonitos vitrais...
    parabens
    ibere

    http://ibererestivo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga avassaladora...
    Faltou aqui (na minha opinião) a santa maria madelena, onde Napoleão está sepultado e todos fazem reverencia para olhar o tumulo...
    Francamente, Paris foi uma grande decepção pra mim... pode ser que mude de opinião, mas o que mais gostei foi da galeria laffaiet!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, quanta coisa bonita!!
    Tenho muita muita vontade de conhecer a França.. Quero realizar esse sonho o quanto antes.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. A frança é completamente linda. Parbéns pelo o post, é muito informativo. Sucesso.

    ResponderExcluir
  7. extraordinario...belas imagens...essas igrejas...eu queria poder visitar...muitop lindo...

    ResponderExcluir
  8. Visitado!!! Muito bacana!

    Vou continuar passando por aqui!

    Abs!

    ResponderExcluir
  9. Muito legais as fotos e as descrições!
    Abraço

    ResponderExcluir