sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Artistas na Provence

Apesar de já ser encantada pela região francesa da Provence há muito tempo, foi só indo para lá que eu pude sentir e entender a " atmosfera" local, e o porquê da região ter atraído tantos pintores famosos. Todos atraídos por um brilho especial, pelas cores vívidas que esta região possui, por uma fonte de inspiração inesgotável. Eu diria que não apenas a beleza local é inspiradora, mas também a atmosfera, tem algo no ar... o estilo de viver lá é perfeito para um artista, para quem queira liberar a sua criatividade sem ter a interferência das atribulações comuns dos nossos dias.
Descreverei brevemente a relação de alguns pintores famosos com a Provence, e o que você deve visitar lá se for fã destes artistas.

Vincent van Gogh

Van Gogh procurou a Provence devido aos seus dias ensolarados (são mais de 300 dias de sol por ano) chegando em Arles, no Sul de França, no dia 21 de fevereiro de 1888, onde esperava fundar uma colônia de artistas. A idéia acabou não prosperando, pois acabou se desentendendo com o único artista que abraçou inicialmente o projeto, Gauguin, no famoso episódio em que ele corta a própria orelha e acaba sendo internado no hospício Saint Paul de Mausole, em Saint Remy, a cerca de 13km de Arles.

A fase em Saint Remy foi muito produtiva, inspirado pelos arredores do hospital, cheios de oliveiras e ciprestes. Apesar do pouco tempo em que morou na região, foi nestas duas cidades que pintou algumas de suas mais famosas obras, como Café de Nuit (em Arles) e Nuit Etoilée (em Saint Remy). Em Arles, você pode visitar o Café Van Gogh, que é o café que originalmente inspirou a pintura Café de Nuit, e em Saint Remy, o asilo Saint Paul de Mausole, onde, além de encontrar várias informações interessantes sobre a história dos tratamentos psiquiátricos, você pode visitar uma réplica do quarto que Van Gogh ocupou lá e identificar na natureza local vários componentes que o inspiraram, como as oliveiras e os jardins de írises.
Henry MatisseMatisse, um dos ícones da arte moderna juntamente com Picasso, também foi atraído pelo sol da Provence, estabelecendo-se em Nice em 1916. Apaixonado pelo colorido local, paixão que se reproduzia na sua pintura, muito rica em cores. Morou lá até a sua morte, em 1954, aos 85 anos, de forma que deixou muitos de seus trabalhos pela cidade. Você poderá encontrar muitas de suas obras no Museu Matisse http://www.musee-matisse-nice.org/ , que fica no localidade montanhosa de Cimiez, em Nice.
Pablo Picasso

Um dos pintores mais conhecidos de todos os tempos, que também se dedicou à escultura e à cerâmica. Em 1946,terminada a 2a. guerra mundial, ele morou por 2 anos em Antibes, e de 1948 a 1955 ele morou em Vallauris (7km de Antibes), onde criou cerca de 4000 peças em cerâmica.

No Museu Picasso em Antibes , você encontrará diversas obras que foram doadas por ele no período em que morou lá, além de visitar um lugar magnífico (o museu está localizado em um castelo, o Chateau Grimaldi) com uma vista linda para o mediterrâneo. Em Vallauris, pode-se visitar o Musée National de Picasso http://www.musee-picasso-vallauris.fr/ e o Musée de la Céramique.


Paul Signac


Pintor que foi, junto com Seurat, o principal líder do movimento Pontilhismo. Era amante de barcos, tendo possuído ao longo da vida cerca de 30 deles, o que lhe ajudou a viajar muito atrás das diferentes tonalidades de cada região. Foi muito atraído pelas cores da Provence, realizando coloridas telas inspiradas no Palais des Papes em Avignon, no portos de Saint Tropez e Marseille, e no fort Carré em Antibes. Você pode encontrar obras suas no Musée de l´Annonciade http://www.saint-tropez.tv/html/annonciade.html, em Saint Tropez, cidade onde morou.

Paul Cezanne
Nasceu, viveu e morreu na região, em Aix-en-Provence, e foi considerado como a " ponte" para a arte moderna, pois sua arte pós-impressinista serviu de elo entre o impressionismo e o cubismo. Era estudante de direito, mas a sua verdadeira paixão era pintar as paisagens nos arredores de Aix. Os fãs podem visitar o ateliê do artista, que encontra-se do jeito que estava quando ele morreu, em 1906.

Jean Honoré Fragonard
A arte na Provence não se restringe apenas aos impressionistas e aos precursores da arte moderna. Na idade média já eram famosas as escolas de arte em Avignon e Nice. Em Grasse, cidade próxima a Nice, nasceu o artista Jean Honoré Fragonard, importante pintor do estilo rococó no século XVIII. Você encontrará obras dele no Museu Villa Jean Honoré Fragonard, em Grasse. Também em Grasse você pode aproveitar e vistar o Museu do Perfume e Perfumeria Fragonard, cujo nome foi em homenagem ao artista.

8 comentários:

  1. São belas obras de arte! Não sabia de suas relações com essa região da França!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Lindo o seu blog! Adorei o post, a arte francesa é realmente fantástica! Parabéns por citar as fontes. Desejo mto sucesso pra vc com o blog!

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Sorte a sua de ter possibilidade financeira para conhecer outros países e outras culturas... quem sabe um dia não tenho a mesma sorte que você?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu post!
    Já tinha visto algumas das pinturas são lindas mesmo!!

    http://stopglamorous.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Lindas pinturas!Perfeito o post também!

    ResponderExcluir
  6. Achei o seu post muito original!Na verdade a França foi um país inspirador para muitos pintores do periodo moderno,especialmente para os impressionistas!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Bonito. Será q lá é bom pra escritor tbm? Qqqer coisa me mudo...

    ResponderExcluir
  8. Uma das coisas que mais admiro no seu blog é o cuidado com a pesquisa e a importancia que voce dá pras informações que vai postar, infelizmente uma coisa rara de se ver hoje em dia por ai...
    Quanto ao assunto em questao, realmente é uma regiao maravlhosa em todos aspectos, a decoração simples e bela ao mesmo tempo, a comida, a iluminação, a natureza, não é de se admirar que tenha atraido tantos artistas...

    talvez a proximidade DE PARIS como centro cultural na epoca tenha atraido tantos pintores pois mais que a capital , essa aregiao tem uma natureza mais exuberante e mais insolação... de qualque modo parabens, seu blog é um dos meus favoritos
    Ibere

    ResponderExcluir