Pórtico de entrada de Bento Gonçalves
Sei que as férias de inverno já passaram para muita gente, e esta dica pode estar um pouco atrasada...
Enfim, mas ainda está fazendo friozinho e quem tiver a oportunidade de conhecer esta cidade na serra gaúcha com certeza não vai se arrepender.
Morei por muitos anos em Porto Alegre e apesar de adorar a serra e um vinhozinho, nunca tinha visitado o lugar. Mas finalmente em 2009, a convite de um casal de amigos, me desloquei aqui do litoral catarinense para visitar esta cidade.
Cantina no Vale dos Vinhedos
O turismo em Bento está intimamente ligado à produção do vinho, e a grande maioria das vinícolas tem as portas abertas para visitação. Fica a dica do Vale dos Vinhedos (onde você encontrará as cantinas de vinícolas como a Miolo, Casa Valduga, Don Laurindo, entre outras). Inclusive na Miolo há o Spa do Vinho (não fui, mas parece bem interessante www.spadovinho.com.br ). No distrito de Pinto Bandeira, fica a dica de visitação da cantina da vinícola Valmarino, que na minha opinião produz a melhor espumante, e alguns de seus tintos, como o Cabernet Franc e o assemblage Reserva da Família, são vinhos premiados em concursos (www.valmarino.com.br) . Se puder (e encontrar), procure tintos da safra 2005, que foi a melhor nos últimos anos na região.
Caminhos de Pedra
Outros caminhos para passeio no município são os Caminhos de Pedra (onde encontrará diversos restaurantes, como a cantina Nona Lucia, e casinhas típicas italianas), o Vale do Rio das Antas (visitando a Ponte Ernesto Dornelles, que é a maior do mundo com arcos paralelos e liga Bento à cidade de Veranópolis, onde há um restaurante panorâmico-giratório) e o passeio de Maria Fumaça, que vai de Bento à Carlos Barbosa.
Restaurante Primo Camilo em Garibaldi
Falando em restaurantes, não deixe de jantar no restaurante Primo Camilo em Garibaldi, e experimentar algumas de suas massas como molho ao funghi ou gorgonzola com nozes (são imperdíveis!) www.trattoriaprimocamilo.com.br/home.php
Outras atrações que não conheci, mas você poderia visitar:
* Rafting - Descida de 12 km no Rio das Antas, com cerca de duas horas de duração.
* Museu Histórico Casa do Imigrante - Museu com um acervo com 3000 fotos e quase 1400 peças sobre a imigração italiana.
http://bentogoncalves.com.br/* Rafting - Descida de 12 km no Rio das Antas, com cerca de duas horas de duração.
* Museu Histórico Casa do Imigrante - Museu com um acervo com 3000 fotos e quase 1400 peças sobre a imigração italiana.
...Gostei das dicas mas a condição minha tá pecuária quando tiver melhor vou ver se dar pra ir :D rsrs
ResponderExcluirbjusss..
parabéns pelo blog...
Que lugares MARAVILHOSOS!
ResponderExcluirParecem até a Europa... Lindo demais o nosso Brasil...
Beijinhos
---
www.jehjeh.com
Já conheci e voltei muitas vezes, o próximo passeio será para o SPA do Vinho, que dizem ser maravilhoso.
ResponderExcluirQuem gosta de vinhos de qualidade e ainda não conhece esta região está perdendo, é maravilhosa, vale muito a pena!
Oi Paty!!! A Serra Gaúcha é tudo de bom! Amei a região das vinícolas também! E o turismo lá é muito profissional. Bjs,mi.
ResponderExcluir